Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

3 de fev. de 2008

As vinhetas da TVS

As vinhetas mais antigas que tivemos o prazer de assistir foram produzidas pelo Scanimate, um computador analógico muito usado entre os anos 70 e 80 para fazer efeitos visuais. Vamos deixar quem sabe nos explicar: segundo nosso oráculo televisivo Igor C. Barros, existiram apenas 8 deles no mundo, e apenas 2 deles fora dos EUA, no México e no Japão, tinham o tamanho de um armário e seus 200 ajustes eram todos manuais. Apesar de ter marcado muito mais a TV dos Estados Unidos, com vinhetas psicodélicas dos anos 70 ou datadas com a estética dos anos 80, emissoras brasileiras como Globo, SBT e Record já tiveram suas vinhetas feitas nos EUA com esses equipamentos, pela Dolphin Productions, embora prefiram não recordar essa época...

Bem, Igor, nós gostamos de recordar aqueles tempos multicoloridos e psicodélicos. E é o que faremos agora! Acompanhe a linha do tempo das vinhetas do SBT, com suas devidas descrições, e veja que, em boa parte delas, a mão de Silvio Santos e a cabeça dos americanos inspirou a equipe de produção da nossa querida emissora. Vamos começar!

1977 - "Tubos girando" http://www.youtube.com/watch?v=vvipgaXiEBs
Uma das primeiras vinhetas da TVS canal 11, Rio de Janeiro inaugurada um ano antes. Três cilindros amarelos compostos pelas palavras "novelas", "filmes" e "shows" estão girando. À frente, aparece a frase "Canal onze apresenta uma nova atração". Então surge o cartão da Censura Federal com o nome do programa.
É uma cópia da vinheta do WPIX 8 o'clock movie - sessão de filmes da WPIX, Nova Iorque, EUA - http://www.youtube.com/watch?v=eSE2DOeJ27E, e a música usada é Hold The Road, de Reg Tilsley.

1979 - "Bingo do Onze" http://www.youtube.com/watch?v=Ndl8a7mbrR0
Números eletrônicos sobem e descem num fundo preto. À frente, surgem bolas coloridas dentro de uma espécie de globo de bingo, que dá lugar à palavra "onze" e a uma forquilha feita de contas coloridas, que parece um terço ou rosário (!), e eis que surge o logo da TVS com o número onze. Não faz o menor sentido? Claro, porque é uma cópia da vinheta da WBAL-TV Channel 11, Baltimore, EUA. Só não posso provar isso porque o YouTube deletou o vídeo americano...

década de 1980 - "Luzes Verdes no Espaço" http://www.youtube.com/watch?v=UkGsIoFBu5c
No meio do espaço, uma estrela emite um brilho forte como a Estrela de Belém. Dela, descem raios de luz cor alaranjada (ou seriam labaredas?) O logo da TVS vem escorregando por esses raios, e depois rodopia em sua forma bidimensional sobre luzes verdes. Um círculo prateado igualmente bidimensional surge para circundar o nome da emissora.
Essa vinheta aparecia antes de começar os programas. Muitas crianças tinham medo dela, enquanto outras encaravam numa boa, esperando começar a Sessão Carrossel, em que passavam desenhos e séries como Punky. Mas o logotipo bidimensional flutuando e a música aterradora foram copiadas da vinheta do Feature Presentation da HBO: http://www.youtube.com/watch?v=cobKjqWOcFw

As três vinhetas descritas acima foram copiadas de emissoras norte-americanas e produzidas pela Dolphin Productions sob encomenda do SBT.

Em seguida, o SBT iniciou uma série de vinhetas e jingles em versões brasileiras de campanhas das principais redes americanas, em especial a NBC. As campanhas Acha Aqui e Quem Procura Acha Aqui eram, de fato, reproduções exatas das estrangeiras e, pelo que se tem notícia, não se tratava de plágio, mas de cópia autorizada, em razão de o SBT ter adquirido pacote de produções distribuídas pela NBC.

1987 - Acha Aqui http://www.youtube.com/watch?v=Ap6nVhdyv_Q - o mais famoso slogan do SBT surgiu em 1987. No vídeo da campanha surge um desfile de filmes, shows, desenhos e programas diante de telespectadores reunidos em casa diante de televisores. O prato principal, no entanto, são os artistas da emissora convidando o público e batendo palmas de forma sincronizada. Foram feitas duas versões, uma para a rede (SBT) e outra para a emissora local de São Paulo e cabeça-de-rede (TVS), prática que se repetiu nas campanhas seguintes até ser abolido o nome TVS. Nessa primeira fase, o Quem Procura Acha Aqui era incipiente, ainda resumido apenas às palavras "Acha Aqui", tal como a campanha que o inspirou, "Be There" da NBC, de 1983: http://www.youtube.com/watch?v=ocJsiJuViFc

1989 - Quem Procura Acha Aqui http://www.youtube.com/watch?v=yPxMwoUrO28
A grande campanha da TVS com seu jingle inesquecível, produzido por Mário Lúcio de Freitas. A campanha tomou ares de superprodução em 1988, quando Silvio anunciou a nova programação, com a contratação de Jô Soares. Depois de tantas vinhetas non sense, finalmente surgem os artistas, as estrelas da emissora, usando fraque dourado e cartola, os desenhos, os filmes, as séries... ainda assim, é um plágio!
Uma imitação fidelíssima da campanha NBC, Let's All Be There, da emissora dos EUA, mais precisamente, a vinheta promocional da temporada 1985-86. A versão nacional não deixa a desejar à americana, apesar de a programação deles ter clássicos como Family Ties, Cheers, The Cosby Show, The Late Show, Miami Vice, Punky e Supermáquina. Por aqui, tinha A Praça é Nossa, o Show Maravilha, o Jô Soares 11:30 e o Veja o Gordo, o Viva a Noite, o Bozo, o Show de Calouros e a Hebe. http://www.youtube.com/watch?v=-6CM3gp9gRQ
Essa vinheta continuou sendo usada com o nome SBT no lugar de TVS após a adoção definitiva daquele nome.

1990 - "Salsichas coloridas no Espaço" http://www.youtube.com/watch?v=BvJyWlKtiGA
Essa vinheta, pelo que sei, foi produzida no Brasil, com a tecnologia disponível pela TVS na época. A trilha sonora, mais uma vez, ficou a cargo de Mário Lúcio de Freitas. Nota-se que a fonte de inspiração, desta vez, foi a série de vinhetas conhecida por "Tubos Coloridos" boladas por Hans Donner para a Globo. O resultado obtido pela TVS ficou bem distante da qualidade da concorrente apesar das figuras poligonais girando e do feixe de luz na pirâmide no melhor estilo Pink Floyd. O nome "salsichas coloridas" eu tirei de um comentário deixado por um usuário do YouTube, e remete às barrinhas que formam arco-íriscamente o logotipo da TVS.

Depois dessa tentativa malfadada de fazer uma vinheta à Globo, o SBT voltou a atacar com campanha videoclípticas no melhor estilo americano do começo dos anos noventa. Brega ou não, o que importa é que estão marcadas em nossa memória. E estarão na próxima postagem de O Baú do Silvio, quando continuaremos a falar de vinhetas.

Agradecimentos: Igor C. Barros, Fernando Morgado.

5 comentários:

  1. eu queria poder ver e assistir aquela vinheta que tinha no SBT com a música Tema da Borboleta. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pelos relatos!

    Creio que as primeiras vinhetas não foram plagiadas dos canais americanos, e sim compradas. Silvio Santos muito provavelmente comprou essas animações naquelas feiras que acontecem por lá e acabou adaptando-as para seus canais, assim como acontece com o licenciamento de programas hoje, tipo Big Brother e outros. Em 1996 ainda haviam vinhetas copiadas e o SBT, como segunda maior emissora do país, não cairia na asneira de plagiar algo assim. Deve ter sido pago alguma coisa pelos direitos de uso.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz uma vinheta com o TEMA DAS BORBOLETAS, até aparecer a gravação da vinheta original, quem se interessar:

    http://www.youtube.com/watch?v=BnwQimDBG-w

    E qual é a musica que toca na vinheta do Bingo do Onze? Ela não me é estranha, já ouvi em algum filme, ou em chamada de TV.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostava mais do nome TVS, até hoje eu não me acostumei com esse nome sbt.

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas