Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

25 de jul de 2008

Da TV para sua casa II

Vamos continuar mostrando os programas de TV do SBT que viraram produtos para ter em casa. Um sucesso de audiência e de vendas, também!

CASA DOS ARTISTAS

A primeira edição do reality show foi um sucesso arrebatador. E resultou num jogo para computador que não é facilmente encontrado.



O confinado Alexandre Frota inventou um personagem para conversar e matar os momentos de solidão no programa. Pegou um melão amarelo e desenhou nele um rosto, batizando a criatura de Silvio Melon. Na época, desenhar caras em melões virou mania! E a Estrela não deixou por menos e lançou um Silvio Melon de brinquedo.



SHOW DO MILHÃO

No post Da TV para sua casa, parte 1, vocês puderam ver os vários desdobramentos em que o game show milionário resultou: jogos de computador, livro, jogos de tabuleiro, etc.

O jogo ressuscitou o video-game de 16 bits Mega Drive 3, da Sega e da Tec Toy, sendo lançado em forma de cartucho.



E também podia ser disputado num mini-game da Tec Toy.



Além disso, como se dizia que para ganhar o prêmio máximo era preciso ter conhecimentos enciclopédicos, então foi lançada a Enciclopédia Show do Milhão, em livros e CD-Rom, com conteúdo de editoras reconhecidas.



Naquele tempo, era dureza comprar celular e computador. Eram caríssimos. Com a tradição do Grupo Silvio Santos em comércio popular e o suporte do Banco Panamericano para o financiamento, foi lançado com grande sucesso o Computador do Milhão.



A configuração era boa, quase top de linha, e num tempo em que sistemas abertos e grátis como o Linux não tinham difusão alguma, era oferecido um pacote completo de produtos Microsoft. Para quem queria ter o primeiro computador a prestações acessíveis, aí estava a solução:

Processador Intel® Celeron™ 700Mhz
64 Mb de memória RAM
10 Gb de disco rígido
Placa Fax Modem de 56 Kbps
CD-ROM de 52x
Kit Multimídia completo com microfone e caixas de som
Placa de vídeo de até 8Mb compartilhada
Monitor LG de 15 polegadas colorido
Impressora Lexmark jato de tinta colorida 1.200 dpi
6 meses de Internet grátis pela America OnLine
Garantia de 1 ano

Softwares:
Sistema operacional Microsoft Windows Millennium®.
Microsoft Works 6.0®
Enciclopédia Microsoft Encarta 2001®
Atlas Mundial Microsoft Encarta 2001®
Show do Milhão – Volume 3®

E, no ramo de telefonia móvel, em parceria com a Tim e a Nokia, foi lançado o tijolão, digo, o Celular do Milhão! Que tinha uma grande sacada: a brincadeira do programa via torpedos, valendo prêmios em dinheiro!



É uma pena que hoje essa marca tão valiosa que é o Show do Milhão seja utilizada apenas para promoções por telefone pelo SBT.

Sem duvidar da capacidade inventiva do departamento comercial da emissora e do Silvão, certamente novos produtos aparecerão, levando o nome de programas de sucesso para a casa de milhões de telespectadores.

20 de jul de 2008

Trilhas sonoras de programas do SBT

Este tópico que abrimos hoje estará sempre em atualização, cada vez que descobrirmos novas informações sobre as trilhas sonoras retiradas de filmes ou de artistas estrangeiros que serviram de prefixo musical em nossa querida emissora. Como veremos, são pérolas que, por vezes, demonstram o gosto bastante apurado e a vasta cultura musical de quem trabalha como sonoplasta.

SHOW DE CALOUROS
Essa você já viu aqui antes! O Show de Calouros teve dois temas musicais: o Coisa Nossa, uma adaptação de Cosa Nostra, sucesso do Jorge Ben, e, de 1985 até o fim do programa, em 1996, o Lá Lá Lá Lá, uma versão de Those Were The Days que, por sua vez, era uma adaptação de Dorogoi Dlinnoyu, uma canção popular russa. No Show, foi tocada pela orquestra do Maestro Zezinho. Confira tudo aqui neste tópico completo sobre o assunto.
No encerramento do programa, após o Isto é Incrível, Silvio Santos chamava "vai maestro!" e a orquestra tocava esta trilha: veja no YouTube. Trata-se de uma versão instrumental da canção de Ethel Merman There's no business like show business, um clássico dos anos 1950. Num outro arranjo, ela foi tema de abertura da minissérie da Globo O Quinto dos Infernos.

PORTA DA ESPERANÇA
O célebre quadro assistencialista do Programa Silvio Santos tem como trilha In The Stone, da banda Earth, Wind & Fire (do álbum I Am, Columbia CBS, 1979). Veja no YouTube. Basta ouvir os primeiros acordes e a associação será imediata. Confira.

SORTEIO DA TELE SENA
Este momento acompanhado com atenção e caneta na mão pelas colegas de trabalho tem como cortina musical a versão "disco" de To Sir, With Love, de Vicki Sue Robinson (single lançado pela gravadora Profile em 1983). A mesma canção, em sua versão original, da cantora escocesa Lulu, foi tema do clássico e marcante filme Ao Mestre com Carinho (Columbia Pictures, 1966), que relata o drama do professor vivido por Sidney Poitier para enfrentar a hostilidade e o preconceito de seus alunos. É um filmão, a trilha é boa e a versão dançante combina com o sorteio do bingo televisivo... Ouça a canção de Vicki Sue Robinson e a mesma música no Sorteio da Tele Sena.
E nas propagandas... todo mundo já ouviu e cantou: "Tele, Tele, Tele, Tele Sena / Eu vou ganhar / Na Tele Sena". Mas a primeira vez que alguém cantou este hit foi o bom baiano Cid Guerreiro, que participou de uma campanha de Carnaval desse título de capitalização. Ele mesmo, o compositor do Ilariê da Xuxa e do Circo da Alegria de Atchim & Espirro. É bem provável que ele mesmo tenha composto o jingle da Tele Sena!

TROFÉU IMPRENSA
O Oscar da TV Brasileira, criado pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, da extinta revista São Paulo na TV, em 1960, e que desde os anos 70 é apresentado pelo nosso herói. A música que embalava os trabalhos do júri nos anos 80 e 90 era o tema de Superman (1978, Warner Bros.), de John Williams: clique e veja. Depois foi usada Chariots of Fire de Vangelis Papathanassiou, do filme vencedor de 4 Oscars Carruagens de Fogo (1981, 20th Century Fox). Não confundir essa música com "Titles", tema do mesmo filme que se tornou marcante na transmissão da Corrida de São Silvestre. Chariots of Fire também embalou a chamada da série O Homem que veio do Céu na TVS: clique e veja.

RODA O PIÃO
Conhecido nacionalmente como o Pião da Casa Própria, o prisma giratório de seis faces rodado pelos clientes do Baú da Felicidade nos quadros do Programa Silvio Santos serviu para várias brincadeiras diferentes. Além de protagonizar o Festival da Casa Própria, valendo uma casa para o vencedor e um video-cassete com um bom filme para o derrotado, o pião também trabalhou no Qual é a Música, como Pião dos Signos, com os elementos do zodíaco no lugar dos números e no Tentação, no qual apareciam três piões no palco. Mas o recorde foi noutra brincadeira do Baú, na qual nada mais que seis piões rodopiavam no palco. O pião mais famoso da televisão emanava um som característico ao ser acionado pelos fregueses do Baú, uma música que dava emoção e nervosismo à brincadeira. Essa música é Holiday for Strings, executada pela orquestra de Henry Jerome. Estava no LP Metais em Brasa e as Cordas Vibrantes.

HOT HOT HOT
A música que dava título ao quadro do Programa Silvio Santos Hot Hot Hot, levava o mesmo nome e também embalou os primeiros anos do Topa Tudo por Dinheiro, até surgir a canção Ritmo de Festa. A versão original parece ser de Harry Belafonte, artista americano dos anos 50, mas a versão usada no programa é do cantor caribenho Arrow, de um single de 1982. Veja só ele cantando ao vivo, num show!
Lembro também que, certa feita, o Beto Carrero levou um grupo de acrobatas ao Domingo Legal e comentou com o Gugu que a música usada na apresentação dos artistas circenses era exclusiva e inédita no Brasil... uma ova... era Hot Hot Hot! De fato, pouca gente conhece as versões originais dessa música, achando que ela é uma invenção do Silvio Santos...

REI MAJESTADE
O programa que buscou resgatar os artistas que fizeram sucesso no passado e "nunca perderam a majestade" começava com as bailarinas do SBT dançando Celebration, da banda Kool in the Gang. Confira neste vídeo, que tem a assinatura logo no início, com o Silvio Santos vem aí!

ENCERRAMENTO DAS TRANSMISSÕES
A clássica vinheta já postada aqui, com o satélite despejando o sinal do SBT no Brasil tem a sonoplastia de Giorgio Moroder, com a música The Fight, que foi trilha de Falcão, o campeão dos campeões (1987, Warner Bros. Sim, é aquele clássico da Sessão de Sábado da Globo, com Silvester Stallone). Veja no YouTube.

Quem souber outras trilhas interessantes, por favor comente o tópico para que possamos agrupar o maior número de informações possível!

Agradecimentos a:
Danilo Cymrot, pela informação sobre o tema da Tele Sena.
Jorge William, pela informação sobre o tema de Hot Hot Hot.
Jorge Monteiro, pelas informações sobre os temas do Troféu Imprensa, do encerramento do Show de Calouros, do jingle da Tele Sena e do Rei Majestade.

Gostou deste artigo? Veja a parte II.


Atualizado em 9/3/8 , 20/7/8, 23/7/8 e 26/7/8

Postagem original em 1º/3/8
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas