Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15 de jan de 2009

Trilhas sonoras de programas do SBT - II

Dando continuidade ao artigo de maior sucesso deste blog, apresentamos mais músicas que o SBT tornou marcantes, graças a seu uso como trilhas sonoras de seus programas.

PROGRAMA LIVRE
Marco da década de 90, com o comando de Serginho Groissman, além de ter sido um dos programas que mais mudou de horário na história da televisão (é que naquele tempo a Record ainda não era como hoje...), foi bastante premiado como um ótimo programa de entrevistas e auditório que era.
Usava como trilha a música Nowhere Fast, do Fire Inc. Segundo o Wikipedia, Fire Inc. foi uma banda de rock que criou e disponibilizou duas músicas para o filme Ruas de Fogo (Streets of Fire) em 1984. As duas canções nunca tiveram algum sucesso comercial.
Essa música antes foi usada como tema do Show de Prêmios do Baú da Felicidade, exibido aos domingos dentro do Programa Silvio Santos.
Vale lembrar que a música de abertura do Programa Livre não é esta; a abertura foi composta por Mário Lúcio de Freitas.

VINHETA-CALENDÀRIO
"Nós somos a TVS Canal 4, São Paulo, ZYB 855, umas das 40 emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão". Era o que dizia o locutor, antes de indicar o dia da semana, o dia do mês e o ano em que a vinheta era transmitida. O SBT transmitia 365 vinhetas diferentes todo ano, e assim foi durante anos a fio, da década de 80 e começo da de 90! A música que tocava ao fundo era Jamaican Girl, de Barry White, pela Love Unlimited Orchestra. Veja aqui e aqui.

JORNAL DO SBT
A versão da abertura do Jornal do SBT exibida em 2006 utilizava uma música que vai surpreender muita gente... exceto os que já viajaram para a Disney em Orlando! É o tema de entrada do Epcot Center! E o SBT adora mesmo o Epcot, pois a mesma trilha já apareceu em diversos jornais diferentes, como o famigerado SBT Notícias Breves.

TV ANIMAL
O game-show entre celebridades sobre bichinhos apresentado por Gugu entre 1988 e 1993, dentro do Programa Silvio Santos, e depois por Angélica (1993-1996) e Eliana (1996) tinha como música de fundo (BGM) uma música eletrônica de Giorgio Moroder que, na verdade, é uma versão de Minuet, de Johann Sebastian Bach, que parece que foi tocada em flauta de pã. Era The Duel, trilha sonora de uma obscura comédia de ficção científica envolvendo computadores, entitulada Electric Dreams, de 1984. Esse filme nunca foi lançado em DVD e mesmo em VHS é raríssimo de ser encontrado. No Brasil desconheço se chegou a ser exibido em alguma TV ou disponibilizado em locadoras, mas o clipe está no YouTube.

PASSA OU REPASSA
A gincana entre colégios/artistas/jogadores de futebol animava as tardes da galerinha... fosse no comando de Silvio Santos (quando o programa se chamava Passe ou Repasse), Gugu, Angélica ou Celso Portiolli. O programa tinha uma trilha bastante vasta, além de uma sonoplastia ágil em efeitos, claques e gags. Vamos ver algumas delas.
O quadro da torta na cara usava como trilha de fundo (BGM) The Eve Of The War (Deep Space Mix), do albúm homônimo de Ben Liebrand. Escute e tire a prova, especialmente a partir do segundo minuto de música.
Na prova final, era usada a instrumental Captain Freedom's Workout (no link, a música começa a partir de 5 minutos e 30 segundos), integrante da trilha sonora do filme O Sobrevivente (The Running Man, de 1987), composta por Harold Faltermayer.

TOPA TUDO POR DINHEIRO
Nos primeiros anos do programa, entre 1991 e 1994 em que a música de fundo ainda era Hot Hot Hot, no encerramento era tocada Do the hustle, de Van McCoy. Confira aqui. Essa música era utilizada na versão original, Tudo por Dinheiro, de 1987, e também aparece na clássica cena de Silvio Santos caindo no tanque d'água, ocorrida em 1992.

ROLETRANDO
A versão original do atual Roda a Roda fazia trocadilho com as palavras "letra" e "roleta". E tinha um tema bem bacana, melhor que o atual. Love Theme com Percy Faith.
Quando a roleta rodava, a trilha era Do It With Your Body, de 7th Wonder.

PROGRAMA SILVIO SANTOS 2008
O novo programa Silvio Santos estreou tendo por tema Caliente, de Pat Badon. A música caiu em desuso, no entanto, pois deu-se preferência a ressuscitar o bom e velho Ritmo de Festa, do Topa Tudo por Dinheiro.

Esperamos encontrar mais músicas em breve.

Agradecimentos:
Adriano Silva, pelas informações a respeito das trilhas do Programa Livre e do TV Animal
Levy Fioriti, pela informação a respeito da trilha do Jornal do SBT
Guilherme Guidorizzi pela informação a respeito da trilha do Topa Tudo por Dinheiro
Fabrício e Cacá Barbosa pela informação a respeito da trilha do Programa Silvio Santos 2008
Deivisson Lopes pela informação a respeito da trilha do Roletrando
Marcel Pazzin pela informação a respeito do tema do TV Animal
Marcelo Ambrósio, pelas informações a respeito das trilhas do Passa ou Repassa
Guga de Oliveira, do site Papo de TV, pela informação a respeito da trilha da roleta do Roletrando.


Estamos preparando um artigo completo sobre o Passa ou Repassa. Um dia vocês verão...

Colaborou Jorge Luis Monteiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas