Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15/07/2011

SBT 30 anos - Top 8 Desenhos

Começamos agora uma série especial em comemoração aos 30 anos do SBT. Nela, a cada post, iremos reverenciar oito momentos importantes ou memoráveis da emissora.

Nossa viagem pelos 30 anos do SBT deverá passará pelos seguintes temas - não necessariamente nessa ordem*:

Desenhos animados
Seriados
Filmes
Programas do Silvio
Programas de auditório
Programas infantis
Personagens da Praça
Reality-Show
Novelas Nacionais
Novelas Mexicanas
Programas que duraram menos de 6 meses
Programas que mais mudaram de horário
Programas que mais tempo ficaram no ar
Maiores audiências
Polêmicas
Momentos marcantes do Silvio Santos

*sujeito a mudanças.

O primeiro tema é desenhos animados, e quem faz a seleção é nosso amigo José Eustáquio Jr., do blog SBTpedia.

1. Pica-Pau
Ele hoje é da concorrência. Mas a turma de Pica-Pau, Leôncio e Zeca Urubu, encantou a infância dos brasileiros desde a década de 80 até meados de 2002 na tela do SBT. O desenho Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz, e fez história com sua risada marcante, e por sempre vencer quem atravessasse seu caminho. Em alguns episódios tem a companhia do cavalo Pé de Pano. Pica-Pau aparece em vinhetas marcantes do SBT como a de 2001 (Na Nossa Frente só Você) e 1993 (Se Liga no SBT).

2. Tom e Jerry
Clássico de Hanna-Barbera, Tom e Jerry ocupa a 2ª posição com louvor. O desenho, em sua versão antiga e nova, além da versão Kids, continua até hoje sendo exibido nas manhãs da emissora, com grande sucesso. Tom (gato) quer a todo custo capturar Jerry (rato), mas não conta com a esperteza do segundo, que sempre escapa de algum jeito. Jerry conta ainda com o aliado Spike, um cão que vive às turras com Tom. É nesse ambiente simples que surge um dos desenhos de maior sucesso da história.

3. Os Ursinhos Carinhosos
“Os Ursinhos Carinhosos, estão aqui para ajudar, se precisar é só chamar”. A musiquinha de abertura é chiclete e muita gente ainda se lembra dela de cor. Coloridos, cada qual com uma personalidade e poderes especiais. A missão dos simpáticos bichinhos era proteger a Terra de Coração Gelado e seu assistente atrapalhado Malvado. Criado em 1985 e exibido no SBT a partir do Show Maravilha, se tornou rapidamente uma sensação entre as crianças.

4. Ducktales
Esse, sem dúvida, foi um dos destaques da programação infantil do SBT na final da década de 80, tendo ganhado, inclusive, a grade dominical da emissora. Animação da Disney, liderada pelos patos Tio Patinhas e Pato Donald, surgiam os Ducktales, criação de Carl Barks, Jymn Magon e Fred Woolf, cuja abertura em português foi cantada por Luiz Ricardo, apresentador do SBT. Eram os quadrinhos invadindo a TV. As crianças agradeciam. E curtiam, muito.

5. O Fantástico Mundo de Bobby
Foram 80 episódios produzidos. Mas o suficiente para cair no gosto dos que assistiam o Bom Dia & Cia na década de 90 e início dos anos 2000. Bobby, um sonhador por natureza, convivia com a sua infância de maneira sempre engraçada, vivendo às turras com seus irmãos mais velhos, e não era compreendido por sua família por causa de sua imaginação fértil, que sempre o fazia meter em confusões.



6. Looney Tunes
Os Looney Tunes reúnem o que podemos chamar de “nata” da família Warner: Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Piu-Piu e Frajola, Papa-Léguas e Coiote e vários outros. Todos esses desenhos ganharam a tela do SBT a partir do acordo do SBT com a Warner em 1999. Hoje ocupam espaço no infantil Sábado Animado, na emissora, inclusive com sua versão “Baby” que reúne as versões infantis dos personagens de sucesso.

7. Cavalo de Fogo
É incrível. Mas apenas 13 episódios fizeram de Cavalo de Fogo um dos desenhos mais marcantes da década de 80 no SBT. Uma moça de 13 anos vê seu medalhão brilhar e surge o Cavalo de Fogo, que lhe faz descobrir que era, na verdade, uma princesa de uma outra dimensão, tendo parado naquele local por fruto de uma maldição. Em busca de seu trono, ao lado do Cavalo de Fogo, acolhe aliados, e luta contra Diabolyn, criadora da maldição e aspirante a rainha do local denominado Dar-Shan. Show Maravilha e Oradukapeta, ambos infantis do SBT, foram os responsáveis a tornar o desenho um fenômeno.

8. Muppet Babies
A ingenuidade dessa série de TV de sucesso na TV americana que virou desenho animado era cativante. Tudo se passava num berçário, onde vários bichinhos aprontavam 1001 bagunças. Além de aprontar muito, havia, como na série original, interação com imagens de clássicos do cinema. A figura da babá do local era um mistério e todas as crianças da época imaginavam como seria seu rosto.

O blog Baú do Silvio fez também um ranking em vídeo, um pouco diferente, pois conta com Popples, Kissyfur, Fly e Punky. Confira:



Continuem acompanhando O Baú do Silvio, o blog especializado em Silvio Santos, com conteúdo diferenciado, exclusivo e original sobre o SBT.

8 comentários:

  1. Gostei mas colocaria o meu predileto: Snoopy com a dublagem MAGA

    ResponderExcluir
  2. Tirando os Ursinhos Carinhosos, concordo 100% com a eleição...
    Mto bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Foram só 13 episódios do Cavalo de Fogo mesmo?? Nossa, eu amava esse desenho!

    ResponderExcluir
  4. Faltou Timão e Pumbaa da TV CRUJ, fez bastante sucesso até pelo horário, dava bastante audiência.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, O Fantastico MUndo de Bobby e da minha epoca, quando eu acordava cedo e ia brincar com legos na sala com a tv ligada no Bom Dia & Cia na epoca apresentado pela Jackeline, saudade da minha infancia, bons tempos que nao voltam mais!!

    ResponderExcluir
  6. São desenhos legais, mas acho que de longe eu ficaria com o seriado-manga: Marco, a história do menino europeu que migra para a argentina a procura da mãe dele com um macaquinho a tira colo; muitos nem lembram desse desenho e encontrar ele hoje em dia só em espanhol ou japonês, uma pena terem perdido a dublagem original... passou no sbt quando ainda era tvs...

    ResponderExcluir
  7. ma me diz, como não tem caverna do dragão?

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente porque Caverna do Dragão passava na Globo e não no SBT

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas