Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15 de nov de 2013

Mirna, a telemoça - fotos raras do início do Programa Silvio Santos

Nossa leitora Nívea Keller nos enviou uma contribuição inestimável para a história da TV brasileira e para a comemoração dos 50 anos do Programa Silvio Santos.

A tia de Nívea, Florzira Natale, foi assistente de palco de Silvio Santos nos primeiros anos de seu programa dominical na na TV Paulista e também no programa exibido aos sábados na TV Tupi. E abriu, para nós, o seu baú de recordações!



Florzira Natale foi telemoça e garota propaganda no início da década de 1960, e trabalhava nos programas de Silvio Santos.

Com o nome artístico de Mirna, Florzira sorteava cartas, exibia prêmios, fazia anúncios e auxiliava o animador em suas tarefas diante dos acalorados auditórios, nos primórdios da carreira de Silvio na televisão.

Vamos às fotos (clique para ampliar):


Silvio Santos e Mirna sorteando cartas de clientes do Baú da Felicidade durante o Programa Silvio Santos, na TV Paulista, Canal 5.



Mirna (agora com um penteado diferente) sorteia cupons do Baú da Felicidade no programa Festival da Casa Própria. Repare no formato da urna, semelhante a uma casa, e na inscrição "Canal 4", oculta parcialmente, na câmera. O produtor observando ao lado é Luciano Callegari.


Silvio Santos brinca com Mirna (agora morena) durante o Festival da Casa Própria. Observe ao fundo as outras telemoças, os ganhadores do dia e um cartaz anunciando o Gordini, um dos cobiçados prêmios da época.


Silvio Santos desfila no palco do auditório da TV Tupi. Repare que o animador ainda não utilizava seu famoso e tradicional microfone, e sim outro modelo, com um longo fio que se arrastava pelo palco.


Outra imagem do palco do Festival da Casa Própria. O programa era exibido aos sábados pela TV Tupi, a partir de 1964. Aos domingos, na TV Paulista, desde 1963 já estava no ar o Programa Silvio Santos.


Silvio conversa com uma das freguesas do Baú da Felicidade. Veja a simplicidade do cenário, composto apenas por uma cortina, fechado na lateral com uma tapadeira. O piso, de madeira, é do próprio palco do teatro.


Participantes de um concurso de fantasias temático, com os participantes caracterizados como velhinhas.


Pessoas vestidas com roupas feitas com tampinhas de garrafa em mais um concurso promovido pelo programa de Silvio Santos.


Silvio Santos sorteia números para premiar participantes do programa Festival da Casa Própria. Os números serão colocados nas cestinhas das telemoças. Repare, mais uma vez, na inscrição "Canal 4", visível parcialmente, na câmera do lado esquerdo da imagem. Observe, também, que há um quadro no cenário com o resultado do concurso da loteria federal, datado de 28 de abril de 1965.


As telemoças, ou silvetes, trazem cestinhas com números sorteados por Silvio.


Foto de bastidores: Silvio conversa com um músico no lado do palco.


Aqui, Mirna está no palco com Silvio durante outro quadro famoso do Programa Silvio Santos, da TV Paulista: o Rainha por um Dia. Este programa, de 1966, já dispunha de uma estrutura melhor, o que se percebe na maior riqueza de elementos no cenário e nos figurinos das silvetes.

Florzira Natale trabalhou na televisão até 1966. Teve a oportunidade de participar até de clipes, encenados ao vivo, com cantores e artistas de sucesso da época. Ela se afastou do mundo artístico após se casar. Seu marido, ciumento, não permitiu que ela continuasse trabalhando na TV.

A experiência de trabalhar ao lado de um ícone popular como Silvio é especial. Ter trabalhado ao lado dele nos primórdios, quando ainda não havia construído seu império empresarial e sequer imaginava que teria sua própria emissora de TV, mais especial ainda!

Mirna é uma das poucas pessoas que pode dizer que já emprestou dinheiro a Silvio Santos, que tinha a grana curta quando começou a se aventurar diante das câmeras.

Imagens desta época são raras. Em vídeo, inexistentes. Nada sobreviveu aos incêndios que acometeram os estúdios de televisão, e não havia nenhuma cultura em preservação deste tipo de material.

Atualmente, com a memória fresca, e com 77 anos, Mirna continua sendo fã e acompanhando Silvio Santos todos os domingos. Ela mora em Campinas, no interior de São Paulo.

Agradecemos muito a Florzira Natale e sua dedicada sobrinha Nívea pela colaboração com estas preciosas imagens. Esperamos, em breve, visitá-las!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas