Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

26 de dez de 2013

As Kombis do SBT

No último dia 18 de dezembro de 2013, saiu da linha de montagem da Volkswagen, em São Bernardo do Campo/SP, a última unidade da Kombi fabricada no mundo.

O fim da produção da longeva perua encerra um ciclo de 56 anos de história, apenas no Brasil. A Kombi, que nasceu de um projeto do engenheiro holandês Ben Pon, ganhou as ruas da Alemanha em 1950, e de lá se espalhou pelos quatro cantos do planeta.

Ícone da cultura hippie e da liberdade, a Kombi serviu, sobretudo, como ferramenta para o trabalho. E no SBT não foi diferente.

A Kombi marcou presença durante muitos anos nos pátios e estacionamentos da emissora. Com múltiplas funções, poderiam ser designadas para transportar artistas, produtores, repórteres e equipe técnica, além de diversos materiais e equipamentos. Atuavam como veículo de apoio e reportagem.

Durante o período em que foram utilizadas como viaturas (toda a década de 1980 e início dos anos 90), as peruas receberam diversas pinturas diferentes:


Muitos funcionários do SBT se tornaram íntimos da Kombi. E não apenas os motoristas. Muita gente passava horas por semana rodando em Kombis à procura de matérias para os telejornais e programas de variedades. Chegava a passar a noite nelas. Até escapava de enchente a bordo delas.


Até o Gugu andou de Kombi! Na imagem acima, o animador acena para o auditório do Viva a Noite a bordo de uma perua, que parte para deixar Gugu no local de realização de um "Sonho Maluco".


Kombi do SBT flagrada no trânsito da Avenida São João, no Centro de São Paulo. Foto retirada do site São Paulo Antiga

Com o tempo, e o avanço tecnológico inevitável, as valentes peruas foram sendo retiradas de serviço. Em seu lugar vans mais confortáveis e espaçosas passaram a desempenhar as mesmas tarefas.


Esse mesmo avanço tecnológico impediu que a Kombi continuasse sendo produzida no Brasil. As novas normas de segurança veicular exigem automóveis com freios ABS e airbags, inviáveis no antiquado projeto do simpático utilitário. A Kombi sai do ar, mas fica na memória dos brasileiros.

Uma prova do amor pela Kombi é encontrada na Galeria da Fama, local que guarda parte preciosa da história da TV. Entre os prêmios e homenagens recebidos pela emissora e por Silvio Santos, repousa uma miniatura de uma Kombi, dada de presente por um grupo de fãs quando o SBT completou 30 anos:



12 de dez de 2013

Parabéns, Silvio!

Silvio Santos completa hoje mais um ano de vida. Chega aos 83 anos em plena atividade empresarial e televisiva.

Não há muito a ser dito que já não tenhamos falado alguma vez por aqui.

Desejamos saúde, alegria e felicidade. Que seu sucesso seja eterno e que possamos tê-lo em nossa companhia, pela TV, por muitos e muitos domingos.

Parabéns, Silvio Santos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas