Páginas

29 de mai. de 2012

Imagens raras do Clube dos Quinze

O Clube dos Quinze era um programa de prêmios do Baú da Felicidade, patrocinado pelo carnê do Baú e pelas lojas Tamakavy. A Página do Silvio Santos resgatou imagens muito raras de uma edição do programa, exibido pela Tupi em 1975 como um dos quadros do programa noturno que Silvio Santos apresentava na época na emissora dos Diários Associados. O Programa Silvio Santos de domingo era naquele tempo exibido pela Globo.



Nas cenas aparece a abertura em desenho animado com a Turma do Cacá, personagens criados por Ely Barbosa e que ilustravam vinhetas em animação e as páginas dos disquinhos de historinhas e fábulas infantis da coleção "Silvio Santos para Crianças".

Silvio entra em cena com um vistoso paletó xadrez e enormes costeletas e cabelo penteado com gel. Esse visual capilar é anterior ao cabeleireiro Jassa, que Silvio só viria a conhecer no começo de 1976.

28 de mai. de 2012

Silvio Santos vestido de mulher


No Programa Silvio Santos exibido ontem, Silvio foi surpreendido com a exibição de uma cena pra lá de esquecida, resgatada do arquivo da emissora: era o próprio animador, fantasiado de mulher, participando de um quadro do "Topa Tudo", de 1982, um embrião do "Tudo por Dinheiro", que depois viria a se transformar no lendário "Topa Tudo por Dinheiro" (1991-2001). Veja abaixo:

23 de mai. de 2012

Só falta o bambu!

Velhice não é sinônimo de cansaço, fraqueza e repouso. Os velhinhos estão mais ativos do que nunca e querem saber cada vez mais de curtir a vida e ter momentos alegres, divertindo-se e até mesmo procurando entender e se adaptar aos tempos modernos. E aceitando a passagem do tempo sem remorsos e arrependimentos.

A cada semana Silvio surpreende seus colegas de trabalho no “Jogo dos Pontinhos” falando as maiores barbaridades e jogando galanteios até indecentes para Helen Ganzarolli. Ele ainda se dá ao luxo de se mostrar completamente ignorante sobre quem são os convidados do programa ou quais são as músicas de sucesso da atualidade. A principal novidade de 2012 foi o fato de ter conseguido deixar a vaidade de lado e abrir mão das tinturas no cabelo, assumindo o grisalho.

Silvio Santos realmente está com a corda toda com esse negócio de assumir as irresponsabilidades da velhice (assunto que já tratei na coluna que escrevo para o site NaTelinha). Fala bobagens sem constrangimento, choca as pessoas mas continua divertindo a si mesmo e ao público, sem causar rejeição. A idade permite essas liberdades, como já disse.

No domingo retrasado, Silvio mexeu os lábios, sem soltar voz, mandando o Repórter Vesgo, do "Pânico na Band", que o entrevistava, ir "se foder". No último domingo (20), abusou das vulgaridades no "Jogo dos Pontinhos". Na brincadeira de completar ditos populares de modo inusitado, completou a sentença que se iniciava com"gato escaldado..." com "morre, porra!". E para se isentar de culpa, mostrou a ficha preparada pela produção: Silvio apenas seguia o roteiro do programa.



Mais à frente, outra frase: "há males que...". Não vêm para o bem, não. Vêm para "foder tudo". É o que estava na ficha, mas, desta vez, Silvio resolveu não abusar. Consultou os colegas de bancada e decidiu não falar os nomes feios. Aos risos, completou de outro jeito. E depois ainda saiu distribuindo as faixas de "Silvio Santos lindo", "Silvio Santos rico", "Silvio Santos gostoso" e "Silvio Santos homem" que as suas dançarinas usavam em sua homenagem.

Silvio está com a corda toda!

O uso do fator idade em causa própria é o grande ensinamento que Dercy Gonçalves deixou. A velhice deixa de ser um fardo e se torna um ponto a favor para quem é desinibido. Os muitos anos de vida que a pessoa traz em sua bagagem servem como autorização a fazer e falar coisas que a juventude, a vaidade e as preocupações com a imagem não deixavam fazer. Veterana e “cobra-criada”, Dercy já podia dar de ombros à opinião dos outros, pois sua reputação já estava feita. Passou, então, a falar o que pensava. E se consagrou ainda mais.

15 de mai. de 2012

O Programa Silvio Santos na Record

Hoje parece mentira, mas o Programa Silvio Santos já foi exibido pela TV Record por muitos anos. A emissora, da qual Silvio era acionista ao lado da família Machado de Carvalho, transmitia simultaneamente o programa com a TVS do Rio de Janeiro e Rede Tupi, nos anos 70. Posteriormente, com o desmantelamento da Tupi, a TVS e a Record continuaram a apresentar o programa, com uma pequena rede de afiliadas chamada de REI, Rede de Emissoras Independentes, que se tornou o embrião daquilo que passaria a ser chamado de Sistema Brasileiro de Televisão a partir de 19 de agosto de 1981, quando surgiu a TVS de São Paulo.

Vários programas consagrados no SBT acabaram estreando antes na Record. É o caso do Bozo (1980), do Miss Brasil (a primeira edição do concurso, em 1981, foi transmitida pela Record, embora já até se utilizasse o logotipo do SBT na ocasião). As duas emissoras também transmitiram juntas a Copa do Mundo de 1986, com a equipe TVS-Record.

O Programa Silvio Santos continuou sendo exibido pela Record até 1987, quando a TVS de Ribeirão Preto iniciou suas operações. A repetição do sinal era estratégica, porque o SBT não possuía retransmissora naquela importante área do interior de São Paulo, onde a Record podia ser sintonizada. Desta maneira os telespectadores da região podiam assistir aos programas do Baú da Felicidade.

O restante da programação da Record era independente. Até mesmo o Programa Silvio Santos podia ser interrompido para transmissões esportivas da equipe de Silvio Luiz.

No vídeo a seguir apresentamos um trecho de um programa Qual é a Música do Baú da Felicidade gravado da Record em 22/12/1985. Há duas provas disso: uma queda do sinal da TVS, obrigando os técnicos da emissora a inserirem um cartão na tela. Depois, Silvio anuncia a programação noturna do SBT, e enquanto ele fala, os caracteres na tela apresentam a programação da Record.

O vídeo também traz um registro raro de Sula Miranda como integrante do coral do Qual é a Música e o jingle do papel higiênico Primavera.