Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

27 de abr de 2012

Livro promete revelar a fórmula de sucesso de Silvio Santos

Há cinquenta anos no ar, o Programa Silvio Santos consiste em uma experiência única na televisão brasileira. Sob vários formatos, mas com o carisma e entusiasmo de sempre, o apresentador e proprietário do canal SBT tem presença garantida nos domingos em família. Mas, qual o segredo de tão grande sucesso? A resposta se encontra no livro Silvio Santos vem aí (Editora da UFF, 160 pág., R$ 34,00), lançado no último dia 18 de abril.

A autora Silvia Maria de Sousa é professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, e recorreu à semiótica, uma teoria da área de letras aplicada a estudos de comunicação, para tentar descobrir os motivos da grande audiência do animador.

A intenção é decifrar as técnicas utilizadas por Silvio para atrair o público, desde aquilo que é falado, até a sua aparência, atitude e relacionamento com os colegas de auditório. Um exemplo é o microfone fixo em seu peito, apontado no livro como uma de suas marcas registradas. Como afirma a professora Lúcia Teixeira, na apresentação, “a autora analisa minuciosamente a linguagem múltipla e diversificada que constitui o programa, estabelecendo articulações entre som e imagem, movimento e iluminação, gestualidade e utilização do espaço cênico”.

A autora ainda traça importantes considerações a respeito de conteúdos associados aos valores conservadores de uma sociedade em que o cidadão humilde que vence na vida é tido como herói. É o caso do apresentador, um homem que enriqueceu com o trabalho duro e inspira tantos brasileiros.

Sobre a autora: Professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Silvia Maria de Sousa integra o grupo de pesquisa Semiótica e Discurso (SEDi), investigando textos veiculados no espaço cibercultural. Seu tema de interesse principal versa sobre a mídia popular em suas múltiplas manifestações.


Silvio Santos vem aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica
Autora: Silvia Maria de Sousa
Editora da UFF, 2012
R$ 34,00
Pág. 160
ISBN: 978-85-228-0583-9

O livro já está a venda, com entrega para todo o Brasil, pelo site da Editora da UFF e pode ser adquirido também nas livrarias da editora da UFF (apenas em Niterói, RJ)

O blog Baú do Silvio recebeu com muita satisfação a notícia deste lançamento e parabeniza a UFF e a professora Silvia Maria de Sousa. É sempre muito importante e valioso para os admiradores de Silvio Santos e estudantes e pesquisadores de comunicação e televisão no Brasil que cada vez mais surjam obras e referências bibliográficas para enriquecer as pesquisas sobre este assunto.

Desejamos sucesso para o livro!

18 de abr de 2012

Vai, Maestro: os jingles do Programa Silvio Santos



Alguns dos lendários e inesquecíveis jingles publicitários do Programa Silvio Santos, executados pela orquestra do Maestro Zezinho nos quadros Qual é a Música e Show de Calouros estão reunidos nesta coletânea especial do blog O Baú do Silvio!

O vídeo traz imagens de programas exibidos entre 1985 e 1992. Alguns jingles foram restaurados e recuperados especialmente para este vídeo. Outros já havíamos postado e alguns estão no ar Pela Primeira Vez no YouTube!

Divirta-se cantando e relembrando as musiquinhas do adoçante Adocyl, do Guaraná Antarctica, do leite de coco Serigy, do TC Bamerindus, do calmante Maracugina, das lâmpadas Econolux, do curativo Furacin, do caldo da Galinha Azul da Maggi, do depurador de ar Suggar, do papel higiênico Primavera, das lojas Buri, da cerveja Brahma Chopp e, claro, o mais querido do público, o do composto anticólica Atroveran!

créditos:
Coral do Qual é a Música: Djalma Lúcio, Vera Lúcia, Ary Sanches, João Plinta, Sula Miranda, Leninha e Roney (Rhony Rays)
Júri do Show de Calouros: Sérgio Mallandro, Décio Piccinini, Sônia Lima, Pedro de Lara, Aracy de Almeida, Condessa Giovanna, Wagner Montes, Marli Marlei, Elke Maravilha, Flor e Leão Lobo
Orquestra: Maestro Zezinho

agradecimentos
Levy Fioriti
Página do Silvio Santos

1 de abr de 2012

Silvio Santos desiste do Vamos Brincar de Forca e aposta em Stop e Janken-Pon


Silvio Santos não ficou satisfeito com o seu novo programa Vamos Brincar de Forca. Ele acha que ainda faltam ajustes para o programa ficar bom. Enquanto a equipe testa novas soluções, descobrimos que Silvio determinou o início da produção de um novo game show, o Vamos Brincar de Colocar a Cauda no Burro.

O novo formato é inédito e foi inspirado em brincadeira que Silvio assistiu durante o festival April Fool's Pranks 2012, que ocorre próximo a sua casa em Miami. Neste programa, os participantes serão vendados e deverão espetar a cauda na figura de um burro para ganhar prêmios em barras de ouro.

O produtor Jefferson Lascalla informou ao Baú do Silvio com exclusividade que o boneco do burrinho já foi encomendado pela emissora ao renomado escultor Luís G. Petto, especialista em bonecos de madeira.

Em fase menos adiantada de produção estão outros dois formatos sugeridos por Silvio: o Vamos Brincar de Stop e o Vamos Brincar de Janken-Pon, este inspirado em brincadeira feita por turistas japoneses na Disneyworld e observada por Silvio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas