Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

10 de ago. de 2008

Maestro, Qual é a Música?

O game-show mais famoso do Programa Silvio Santos surgiu em 1976, logo após a saída de Silvio da Globo. Era gerado pela TV Record e transmitido para o Rio de Janeiro pela TVS-Rio e para todo o Brasil pela Tupi.

Foi um dos principais quadros do Programa Silvio Santos durante boa parte dos anos 70 e 80, só perdendo em interesse para o Show de Calouros. Nele ocorria farta distribuição de prêmios aos fregueses do Baú da Felicidade.

Vamos relembrar o funcionamento do Qual é a Música aqui, e agora! O programa originalmente começava com Lombardi anunciando: "O carnê de mercadorias do Baú da Felicidade, por [valor] milhões de cruzeiros quer saber Qual é a Música?!"



Na época, só podiam participar cantores, bandas ou conjuntos musicais. Somente com o programa remodelado, já nos anos 2000, artistas diversos, como atores e modelos passaram a participar. Silvio Santos entrava em cena e anunciava o vencedor da semana anterior, que se apresentava. Em seguida, chamava o desafiante, sempre provocando os artistas com tiradas espirituosas e aquecendo-os para a disputa. Na montagem mais recente do programa, o campeão não mais voltava para defender suas vitórias.

Então, era dado início ao quadro, com o Jogo dos Versos.


Nesta prova, os participantes têm de completar o verso da música cantada pelo coral do programa. São cinco músicas para cada competidor. Quando os artistas erram, as chances vão para o auditório, que ganha dinheiro a cada acerto, e também marca pontos para os jogadores.


A formação clássica do coral nos anos 80 era: Djalma Lúcio, Vera Lúcia e o sempre animado Ary Sanches. João Plinta, renomado produtor musical e compositor, ficava no "banco de reservas", eventualmente substituindo algum dos titulares. Roney (ou Rhony Rays) assumiu o lugar de Ary Sanches em outubro de 1985. Acima estão as fotos de alguns dos cantores, lembrando que Maíra e Sula Miranda também fizeram parte do coro. Ao final dessa prova, o coral cantava o jingle de um anunciante. Os mais conhecidos eram dos biscoitos e sequilhos Seven Boys ("Seven Boys, croc, croc!") e das Lojas Buri ("Por mais que eu procure, preço baixo é na Buri, no duro, no duro, sempre fico com a Buri").

Em seguida, tinha início a prova do Segredo Musical.



Os competidores, a partir de uma palavra dita por Silvio Santos, cantam músicas que a contenham: "Eu quero qualquer música que tenha na letra a palavra amor", por exemplo. Se acertam a música que está na ficha, marcam ponto. Caso não acertem, cabe ao auditório descobrir as músicas secretas (foto acima). Todas as colegas de trabalho que cantassem uma música com a palavra-chave ganhavam algum prêmio, ganhando mais quem acertasse. Quando a música era descoberta, era exibido um clipe com o intérprete da canção cantando-a no cenário vazio do programa.
Esse quadro foi reaproveitado no Programa Silvio Santos que está atualmente no ar.

Era chegada a hora do Relógio Musical.



Joga um competidor de cada vez. Cada um tem 30 segundos para adivinhar o nome de seis canções, sendo tocadas só as melodias, pela orquestra. Quando erram, a chance vai para o auditório, que ganha prêmios e marca pontos para os artistas pelos quais estão torcendo.

A versão original era chamada de Corrida Musical, e era uma disputa franca entre os dois jogadores, que deviam apertar o botão em suas bancadas para falar. Eram 20 músicas ou 60 quilômetros, como dizia Silvio (referindo-se às 60 luzes que marcavam o tempo).

Chegava a hora da decisão. A prova mais difícil do programa. O Leilão das Notas Musicais!



Silvio dava uma charada para cada artista. Eles tinham que decifrar o enigma e dizer o nome da música, ou então tentar descobrir pelas notas tocadas no piano. O leilão da brincadeira era parte do blefe que cada competidor fazia, dizendo ser capaz de adivinhar a música com mais ou menos notas ou perguntar a seu oponente qual era a música. O máximo eram 7 notas, e o mínimo, uma nota.

Quando a música era descoberta, entrava em cena um dublador com uma pintura no rosto, fazendo a performance sobre a canção. Um homem para as vozes masculinas e uma mulher para as vozes femininas.



As mulheres dubladoras eram sempre lindas. Patrícia, a última, Ellen Roche, Fernanda e Virgínia. Os homens tinham uma sombra: Pablo. O gringo esquisitão que fazia caras e bocas e punha medo em muita criança na época desempenhava muito bem o papel de dublador. Além dele, atuaram na função Carlos Césare, Aníbal, Felipe e Alberto.

Encerrado o leilão, Silvio pedia que Lombardi revelasse o resultado das brincadeiras.



Somente aí se sabia quem tinha sido o campeão do dia. E acabava o programa, após mais de uma hora e meia de disputa.

MAIS INFORMAÇÕES

Em todas as provas eram distribuidos prêmios do Baú aos clientes sorteados. Silvio fazia uma breve entrevista com cada freguês, que ficava torcendo para um dos lados. O competidor que ganhava fazia com que o freguês do Baú que estava na sua torcida ganhasse o prêmio.



O grande número que ficava na parte de trás do cenário nos programas dos anos 70 e 80 se referia ao grande prêmio em dinheiro ao qual concorriam os clientes do Baú da Felicidade.

Havia dois jogos dedicados exclusivamente aos clientes do Baú: o Pião dos Signos e a Cabine Musical.



O Pião dos Signos é o nosso velho conhecido pião da casa própria, mas aqui com símbolos do zodíaco em lugar de números, mas com a mesma musiquinha e tudo o mais. Se o pião parasse exibindo o signo do cliente, ele faturava milhões de cruzeiros.

A Cabine Musical era uma cabine na qual um freguês do Baú, com fones de ouvido, ouvia a 30 segundos de uma música, e quando perguntados "qual é a música?" deviam responder corretamente para também faturar um bom prêmio.

Mais alguns fatos:


  • O programa foi copiado do game show americano Name That Tune, com a diferença de que lá só participam anônimos, enquanto a versão brasileira tem a presença de famosos.
  • Provas que duraram pouco tempo no programa: Toca o Sino, Vitrola Musical, Sabatina Musical, Vitrine Musical e Não Erre a Letra (estas duas surgiram no relançamento do programa em 1999).
  • O coral do programa anunciou diversos produtos: Guaraná Antarctica, Biscoitos e Sequilhos Seven Boys, Passe Bem, Papel Higiênico Primavera, Arisco, Atroveran e Lojas Buri, dentre outros.
  • Numa ocasião, Silvio Santos apresentou o programa vestindo camisa florida e bermudas, parecendo um turista estrangeiro. Passou o domingo todo assim. Parece que foi resultado de uma aposta que ele fez e perdeu... confira: http://br.youtube.com/watch?v=vTHV4yyaYBw
  • O primeiro maestro do programa foi Osmar Milani. O famoso Zezinho era apenas o pianista do Leilão das Notas Musicais, chamado por Silvio de Pianista José. Depois, Zezinho passou a comandar a Orquestra. Na montagem dos anos 2000, esse posto foi ocupado por Alairton Assunção, com a aposentadoria do Zezinho.
  • Ronnie Von foi o maior vencedor com 25 vitórias seguidas, ganhando a coroa de ouro e uma viagem para Paris, em 1977. Nahim contesta, dizendo ter ganho 26 vezes, e foi até à Justiça para reclamar para si o título de maior vencedor do programa, fato que foi noticiado pelos repórteres de celebridades. Nahim foi derrotado quando caminhava para a 21ª vitória seguida, pelo cantor José Luiz, num dificílimo Leilão das Notas Musicais.
  • Gretchen é a maior vencedora no contexto geral, mais de 40 vitorias, sendo 24 delas seguidas. entre 1978 e 1990.
  • Outros vencedores clássicos foram Silvio Brito, Sérgio Mallandro, Ronaldo Resedá e Ricardo Coração de Leão.
  • Sula Miranda foi o grande destaque no ano de 1986, vencendo 12 semanas seguidas.
  • O último grande confronto no programa foi Yahoo X Placa Luminosa (1988-89).
  • Apesar da exposição, os empresários dos artistas não gostavam que eles permanecessem por muito tempo defendendo suas vitórias. O excesso de participações no programa acabava atrapalhando a agenda de shows e participação em outras emissoras.
  • O programa deixou de ser a vitrine do Baú da Felicidade em 1989. A partir desse ano o Baú passou a fazer promoções diferentes, como os quadros Mina de Ouro, Raspe e Ganhe na TV, A Felicidade Bate à Sua Porta e o Tentação. O Qual é a Música foi perdendo a importância dentro do Programa Silvio Santos e saiu do Programa Silvio Santos em novembro de 1991. Retornou em 1999 e, após outra breve parada, encerrou mais um ciclo em 2008.
  • Nas negociações para a volta do programa, Rhony Rays nos conta que as cantoras Kiki e Andressa foram indicações dele ao diretor Luiz Bento, para que integrassem o coral. Kiki já havia cantado no Show de Calouros e Andressa no Raul Gil, anos antes. Segundo Rhony, ele iria voltar ao coral, mas os norte-americanos, donos dos direitos sobre o formato do programa, não queriam ninguém da versão antiga (exceto, claro, Silvio Santos e Lombardi). Josias formou o trio.
  • Outra curiosidade da última versão do programa é que o seu apresentador poderia ter sido Ronnie Von, o príncipe da Jovem Guarda e maior campeão da competição. Silvio preferiu não arriscar e ele mesmo assumiu o comando do espetáculo.



YOUTUBE BÔNUS

abertura do programa em 1999
http://br.youtube.com/watch?v=DCnppn6d42s

um raro trecho da Sabatina Musical em 1985
http://www.youtube.com/watch?v=u9rWgizSxkc

Wagner Montes x Harmony Cats
Corra ao Sino e jingle da Seven Boys

http://br.youtube.com/watch?v=gFOhB1H2qxU

Pablo, qual é a música?
http://br.youtube.com/watch?v=6D7aspcpRuY

Martinha x Silvio Brito
Leilão das Notas Musicais em 1977

http://br.youtube.com/watch?v=3JMf1P_d7cU

Gretchen canta em 1987 e depois Silvio Santos fica rebolando para imitá-la.
http://www.youtube.com/watch?v=U3MoeNebFF4

Último programa Qual é a Música
Leilão das Notas Musicais em 25/5/2008

http://br.youtube.com/watch?v=CIT1Hps04uk
No final deste vídeo, Silvio Santos diz que o programa vai dar um tempo, e quem sabe, voltará, no futuro...

Colaborou Jorge Luís Monteiro.
Agradecimentos especiais a Rhony Rays pelas valiosas informações.

22 comentários:

  1. ótimo tópico, Hamilton....Mas, acredito que o Qual é a música foi cancelado em 91.
    Gostava muito do trio de cantores de antigamente, que usava uma apostila para ler as canções...fora que o Silvio interagia muito mais com eles que atualmente.

    ResponderExcluir
  2. MARA.
    TODOS QUE RELEMBRAM O QUAL É A MÚSICA,PRECISAM SABER COM CERTEZA O QUE DIZEM,EXPLICO:
    O RINNIE VON,SEM DÚVIDA É O MAIOR CAMPEÃO DESTE PROGRAMA,PORÉM NÃO ADIANTA UM FALAR AQUÍ,OUTRO ALÍ,POIS QUEIRAM OU NÃO, O 2º MAIOR CAMPEÃO É E SEMPRE SERÁ O CANTOR "RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO" O UNICO QUE DERROTOU O RONNIE VON E PERMANECEU NO PROGRAMA POR 24 SEMANAS! NÃO SEI INFORMAR MAS VOU PROCURAR SABER, QUAL O NOME DO JORNALISTA DA FOLHA DE SP,QUE PUBLICOU OS DEZ MAIS EM TUDO E NESTE LIVRO, O RONNIE É O PRIMEIRO E O RICARDO É O SEGUNDO MAIORES CAMPEÕES DO QUAL É A MUSICA.
    OS DOCUMENTOS FORAM PERDIDOS NA ENCHENTE DA VILA GUILHERME,PORÉM O SILVIO SANTOS POR OCASIÃO DA GRAVAÇÃO DO PROGRAMA REI MAJESTADE,
    AFIRMA: - PUXA,RICARDO; COMO VC GANHAVA NO QUAL É A MÚSICA!
    QUEM QUISER COMPROVAR ESTAS PALAVRAS É SÓ ENTRAR NO ORKUT DO CORAÇÃO DE LEÃO E ASSISTIR O VIDEO.
    PEÇO A GENTILEZA DEQUEM POSSUIR ALGUM TAPE DO RICARDO NO QUAL É A MUSICA, POR FAVOR ENVIE P/ O ORKUT DO RICARDO;OBRIGADA MARA.
    marashows@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem desbancou o Ronnie Von foi o Sidiney Magal.

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog. É ótimo!

    Aproveitem e visite o

    http://www.gpa.art.br/arysanches/

    ResponderExcluir
  4. Silvio Santos é hilário, me divirto com ele...além de admirá-lo como homem de negócio e por ser uma pessoa de bem e muito bem humorada!

    ResponderExcluir
  5. Silvio Santos é ímpar.

    ResponderExcluir
  6. Esqueceu de falar que Kiki Perossi (filha da coreógrafa Maria Lúcia Perossi),na febre da Lambada no começo dos anos 90,gravou Taj Mahal (antigo sucesso de Jorge Ben)aria Lúcia Perossi),na febre da Lambada no começo dos anos 90,gravou Taj Mahal (antigo sucesso de Jorge Ben)

    ResponderExcluir
  7. Foi uma verdadeira viagem ao passado. Como era delicioso assistir o Qual é a Música nas tardes de domingo, na década de 80, vendo os seus artistas favoritos e claro, os prêmios aos clientes ( ou fregueses na época) tanto no Pião quanto na cabine musical. Hoje o que resta são apenas saudades.

    ResponderExcluir
  8. Belos tempos...!!!
    Eu era criança... Muito diferente da televisão de hoje!
    ...Aliás, qual era mesmo o nome daquele grupo musical que tinha um cara vestido de gênio?!

    ResponderExcluir
  9. è o programa que mais gosto do silvio santos, pena que não se passa mais, lamentavél.

    ResponderExcluir
  10. um passado feliz neste blog

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo do dia 23 de julho de 2012:
    O nome do grupo era "Gengis Khan".

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Fiz uma homenagem ao Grande apresentador de televisão, Sílvio Santos e estou divulgando na Net!
    É um mosaico com dezenas de imagens do Sílvio formando seu retrato.
    Por Favor, me ajudem a divulgá-lo!
    A imagem está no meu Flickr abaixo:
    https://www.flickr.com/photos/mozzaico/13952766518/

    Muito Obrigado!

    Atenciosamente
    Celso Silva

    ResponderExcluir
  13. Para mim, o Silvio Santos é o maior apresentador da TV brasileira... Sem comentários! Todo domingo assisto a esse naravilhoso programa e sinto falta do QUAL É A MÚSICA, que deveria voltar. Fica a sugestão!

    ResponderExcluir
  14. Quando foi surgiu em 1 de agosto de 1976 foi estréia Qual é a Música no Programa Silvio Santos na Tupi quando foi saiu na Globo.

    ResponderExcluir
  15. Sobre o Qual é a Música, no domingo anterior a estreia do reality show "O Grande Perdedor" teve uma edição especial exibida em meados de 2005 que terminou com um empate por 39 a 39 entre o Grupo Rouge e o time masculino formado pelos atores Nico Puig e Felipe Folgosi e pelo cantor Maurício Manieri.
    *No YouTube tem o trecho final desse Qual é a Música em que Silvio Santos fala: "Pela primeira vez nesse programa a competição terminou empatada, todos ganham troféus!). Para quem quiser ver ou rever tá aqui: youtube.com/watch?v=KVSTr3cmNSc
    Outros empates aconteceram na temporada exibida entre 2007 e 2008.
    *Neste Qual é a Música, o grupo Rouge ainda estava com sua formação original com as 5 integrantes (Karin, Patrícia, Fantine, Aline e Luciana: sendo que a última havia saído do Rouge em fevereiro de 2004). Como só foi exibido em 2005 isso me faz entender que a gravação aconteceu em 2002 ou 2003.
    Comentários à parte, quero fazer um pedido por favor!
    Tem uma edição do "Qual é a Música?" talvez do início do ano 2000 e que gostaria muito de rever (infelizmente não tem nem mesmo um trecho na Internet seja no YouTube ou no Dailymotion) na qual participou a Banda Cheiro de Amor (acho que o time adversário era o grupo de pagode Os Travessos se eu estiver enganado me corrija). Será que o responsável por esse blog poderia procurar essa edição do "Qual é a Música"? Como já disse quero muito rever o programa e se possível completo. Tomara que o autor do post consiga. Muito obrigado e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdedor , o SBT exibiu uma nova edição especial do Qual É A Música. Logo após o fim do reality O Grande Perdedor, o programa Qual É A Música reestreou no lugar, na antiga faixa nobre especial do SBT. Nessa fase, a emissora exibiu alguns programas que foram engavetados nos anos de 2002 a 2004 e depois inéditos.

      Excluir
  16. Mais uma vez quero pedir para o responsável pelo blog "O Baú do Silvio". Por favor, procure uma edição do Qual é a Música (talvez do início do ano 2000, não me lembro ao certo) no qual participou a Banda Cheiro de Amor, que tinha a bela e talentosa Carla Visi como a sua então vocalista enfrentando o grupo de pagode Os Travessos. Se conseguir esse vídeo posta no YouTube, quero muito rever aquele programa, pode ser? Tomara que você consiga, vou torcer e fazer figa. Muito obrigado e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. P.S.: Antes que você me pergunte o motivo do meu interesse em rever essa edição do Qual é a Música, explico: Sou fã da Carla Visi e como já falei no meu comentário anterior ela é linda e talentosa. Com todo respeito as também talentosas Cláudia Leitte, Daniella Mercury, Gilmelândia, Ivete Sangalo... mas quando chega fevereiro eu penso que Carnaval sem Carla Visi não tem graça, sinto saudade dela cantando "Vai sacudir, vai abalar" que é quase um Hino Nacional do Carnaval Brasileiro, quando Carla Visi começa a cantar é impossível alguém ficar parado, ela tem uma energia fora do comum e sabe agitar uma multidão e comandar uma festa como ninguém.
    Sim, Márcia Freire, Aline Rosa e Vina Calmon tem seu talento e carisma em particular mas me atrevo a dizer que Carla é quase imbatível.

    ResponderExcluir
  18. O Qual é a Música é um ótimo programa, mas tem alguns detalhes que com o passar do tempo eu passei a não gostar:
    Sobre o quadro "Não Erre a Letra", achava (e acho) ridículo (não sei se o responsável por este blog concorda) e de muito mau gosto aquele barulho ensurdecedor que o auditório fazia com aqueles instrumentos: chocalho, corneta, buzina etc. e mais o som de um pato "estrilando" quando os participantes erravam a letra da música escolhida, fora que o Silvio Santos não segurava a risada, é uma situação muito constrangedora.
    Sobre Silvio Santos, no dia da disputa entre Babi, Patrícia Pioltini e Hebe Camargo contra Moacyr Franco, Celso Portiolli e Ratinho, o dono do SBT não conseguia disfarçar a torcida pelas mulheres, e olha que logo no início do programa ele disse que estava em dúvida em quem deveria torcer, tanto é que quando Ratinho foi tentar cantar SS mostrou que não é nada imparcial "A Hebe é minha amiga, tanto faz que elas ganhem como que vocês (homens) percam". Silvio Santos tem todo o direito de torcer para quem quiser em seu programa, mas como mediador da gincana deveria ao menos tentar se mostrar imparcial e respeitar seus convidados. Mesmo que tenha dito em tom de brincadeira, não achei legal.

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas