Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

21 de abr de 2008

Da TV para sua casa

Alguns programas de TV fazem tanto sucesso com suas provas e brincadeiras que se transformam em jogos de tabuleiro e alegram jovens e famílias, que se sentem como se estivessem participando do programa. Vamos recordar alguns deles e vamos ver como há opção além de War, Jogo da Vida e Banco Imobiliário!

SÓ COMPRA QUEM TEM

Image Hosted by ImageShack.us

Não pense que jogos de tabuleiro baseados em programas de TV são algo recente. Só Compra Quem Tem era um dos mais conhecidos quadros do Programa Silvio Santos nos anos 70, apesar do nome esquisito. O Programa Silvio Santos na época não era muito movimentado, e quase todo baseado em quiz-show, verdadeira mania nacional. Seja com casais (Ela Disse, Ele Disse), com experts (Arrisca Tudo) ou com o povão, mesmo, todos queriam sentar na bancadinha e responder as perguntas. Os prêmios do programa eram vários, e de valores diferentes, tais como: passagem aérea da VASP, ferro elétrico, aparelho de som, garrafa térmica Invicta, panelas T-Fal, enceradeira com aspirador, frasqueira, calculadora eletrônica, eletrola, rádio, televisor com tela grande, VW Fusca da Vimave.

O jogo produzido sob autorização da Publicidade Silvio Santos (embrião da futura TVS), reproduzia tudo isso, trazendo os mesmos prêmios. Perguntas de nível escolar e ginasial, pra ninguém achar muito difícil e poder participar davam até um caráter educativo ao joguinho. Outra curiosidade é que o dinheirinho de mentira do jogo trazia o rosto de Silvio Santos!

QUAL É A MÚSICA?

Image Hosted by ImageShack.us

Mais um clássico da domingueira do Patrão. A primeira versão do programa durou longos anos entre as décadas de 1970 e começo da de 1990. Mas somente quando o programa reestreou, já perto do ano 2000, que recebeu adaptações para ser jogado em casa. Uma versão rara de se encontrar foi feita em CD-Rom, para computador. Talvez não tenha vingado em razão de dificuldades com os direitos autorais das canções (não teria graça ficar jogando apenas com músicas de domínio público, como cantigas de roda e cirandinhas...). A outra versão, mais conhecida, era um jogo de tabuleiro, valendo notas musicais em vez de dinheiro. Com o sucesso do programa atualmente, a Estrela relançou o jogo em 2008.

SHOW DO MILHÃO

Image Hosted by ImageShack.us

Sem dúvida, foi a franquia de maior sucesso lançada até hoje por um programa de TV. O Show do Milhão foi uma verdadeira febre que gerou várias edições em CD-Rom para computador, várias edições do jogo na versão tabuleiro, um livro, um mini-game e, de quebra, ressuscitou o video-game clássico Mega Drive, da Tec Toy, permitindo, assim, o lançamento do jogo também na versão cartucho de 16 bits para esse console.

Além disso, o Banco Panamericano ainda lançou o financiamento de uma linha de computadores populares batizada de "Computador do Milhão" em alusão ao cultuado programa do Patrão.

PASSA OU REPASSA

Image Hosted by ImageShack.us

Um grande sucesso entre a garotada nos anos 90 foi o jogo de tabuleiro do programa comandado por Gugu. Várias versões foram lançadas, e tinha turma que se juntava na rua com cremes e espumas para fazer a parte da Torta na Cara. Sem dúvida, esse jogo marcou a infância de muita gente. Lançado pela TV Game e depois pela Estrela.

TOPA OU NÃO TOPA

Image Hosted by ImageShack.us

Programa que fez bastante sucesso, mas não tanto quanto o Show do Milhão, gerou uma variedade grande de versões para a disputa das maletinhas com dinheiro. Uma versão de tabuleiro, tradicional, com dinheirinho, cartões e maletinhas. Outra mais simples, com cards no lugar das maletas. Outra sofisticada e cara, com tabuleiro eletrônico, voz, tela LCD e botões no lugar das maletas. E a última, uma versão mini-game, estilo palm-top. Mais curioso ainda é as versões card, tabuleiro e eletrônico foram produzidas por empresas diferentes. A foto acima exibe as versões eletrônicas em inglês, mas eles já são vendidos no Brasil em português.

Dá ainda pra jogar uma versão em flash de Deal or no Deal, que é o Topa ou Não Topa original. É igualzinho ao nosso. Confira clicando aqui.

Do SBT para a mesa da sala ou para a casa de praia em dia de chuva saíram outros jogos, tais quais Ídolos, Roda a Roda (cuja versão original, Wheels of Fortune, era também game de Super Nintendo) e Family Feud (cuja versão original também virou joguinho de videogame).

O mais sensacional de todos, porém, é o...
JOGO DO BAÚ DA FELICIDADE!



Sim, a Estrela lançou há alguns anos um jogo de tabuleiro cujo objetivo dos participantes era acumular todos os prêmios do Baú da Felicidade! E com direito à roleta com seis números que fazia o papel de pião da Casa Própria! Mas não pense que era fácil: se não pagasse a mensalidade do carnê, não ganhava prêmio nenhum. Acredite, o jogo era assim mesmo...




E para finalizar, e provar que outras emissoras também tentavam lançar jogos populares, a Globo, em 1987, inventou com a Grow um tal Globo Game...

Image Hosted by ImageShack.us

...cujo objetivo, além de divulgar os programas da emissora, era montar a grade de programação com as atrações disponíveis e, assim, conseguir anunciantes e patrocínio. Como se joga, não faço a menor idéia. Aliás, como era possível disputar a audiência se só dava pra jogar com a Globo? A Globo nos anos 80 fazia cada coisa que vou te falar... mas que muita gente blogeira e da comunidade orkuteira iria gostar de jogar isso, iria...

7 comentários:

  1. Digamos que com minha primeira mesada eu comprei esse jogo da GROW da Globo.

    Detalhe: até hoje não sei jogar...

    ResponderExcluir
  2. Hmmm... Agora fiquei morrendo de vontade de jogar! Pena q não vende mais neh!?

    Se vendesse com certeza eu ia comprar... =/

    Mas falaí... Como é? Era de tabuleiro? Tinham máquinas? Como conseguia patrocínio e etc? Quais eram os programas disponíveis para arrumar a grade?

    Falaeeeee! :D

    ResponderExcluir
  3. nos anos 70 silvio ao vivo foi o programa mais movimentado da t.v. brasileira de todos os tempos aquilo sim dava gosto de ver...... o domingo passava e a gente nem sentia....... não saia de casa para assistir o domigo repleto de artistas todos de categoria........

    ficou realmente um marasmo nos anos 90 qdo preferiu fazer assistencialismo e esqueceu o artistico.....

    ResponderExcluir
  4. eu tinha o jogo do passa ou repassa!

    kkkkkkk

    para marcar o tempo você colocava uma bolinha de metal que ia descendo por um negocio de plástico preto, uma onda!

    Ótimo post!!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Até hj tenho otopa ou nao topa de cards

    ResponderExcluir
  6. oie genteee
    gostaria de saber se tem alguem que ainda tem o jogo do passa ou repassa para me vender?
    aguardo retorno
    mandem por e-mail por favor
    giovanna@paiolarts.com.br

    Obrigadaaa

    ResponderExcluir
  7. Nossa... lembro que um amigo meu da escola tinha um jogo super antigo so Sílvio Santos, que se chamava "Sua Majestade o Dado"... não lembro direito como do jogo, mas era alguma coisa sobre times de futebol.

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas