Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

13 de nov. de 2009

Chame pelo apelido



Silvio Santos teve muitos apelidos durante sua vida. Alguns conserva até hoje; outros ficaram no passado mas são ainda lembrados. Vamos conhecer alguns:

ABRAVANEL
Silvio Santos era chamado por seu sobrenome verdadeiro entre os companheiros da Escola de Paraquedistas de Marechal Deodoro, nos tempos de serviço militar. Em setembro de 1980, quando Silvio estava em Brasília, fazendo contatos para a concessão dos canais da extinta Tupi, foi assim chamado pelo Ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Mattos, seu superior no quartel, que imediatamente o reconheceu.

CENOURINHA
Era esse o apelido do animador nos tempos de escola. Trata-se de um trocadilho infantil com o nome verdadeiro de Silvio, Senor.

CHEFE
Esse apelido é novo. É assim que sua filha número 3, Daniela Beyruti, diretora-geral do SBT, se refere a ele para os internautas que a seguem no Twitter. Daniela é sempre elogiosa e demonstra tremenda admiração e vontade de agradar ao "chefe".

HOMEM DO BAÚ
Se fosse o apelido de qualquer outra pessoa, poderíamos pensar se tratar de um terrível vilão que põe medo em criancinhas, como o homem do saco. Mas não é nada aterrorizante, pois o baú em questão é o Baú da Felicidade, empresa que deu origem ao Grupo Silvio Santos, e cuja imagem se confunde com a do próprio empresário.



HOMEM-SORRISO
Apesar de pouco empregado atualmente para identificar Silvio, esta alcunha ainda é bastante lembrada. No final dos anos 60, o Programa Silvio Santos, com pouco mais de 8 anos de existência, já era um tremendo fenômeno de audiência, líder absoluto em São Paulo e também chegando ao Rio de Janeiro. E já nessa época, a publicidade da TV Globo anunciava o animador do Canal 4 carioca e do Canal 5 paulista como o Homem-Sorriso da televisão brasileira.

NECO
Aparecida Honoria Abravanel, a Cidinha, foi a primeira mulher de Silvio Santos. Sua mãe, Dona Gina, era dona de uma pensão, para onde Silvio se mudou após o casamento. A forma carinhosa pela qual Cidinha chamava seu amor era Neco, uma contração de "boneco". Sempre preocupada com o marido, mesmo hospitalizada, Cidinha não deixava de perguntar ao seu Neco se ele havia tomado o café-da-manhã. Ela faleceu de câncer aos 38 anos.

PATRÃO
Parece que quem começou a chamar Silvio de Patrão foi a jurada do Show de Calouros Elke Maravilha. Elke chegou ao programa vinda do Cassino do Chacrinha, no qual chamava o Velho Guerreiro de Painho, de maneira muito afetuosa, mas com Silvio teve uma relação de um pouco mais de afastamento, mas sempre com muito respeito e profissionalismo, o que explica a alcunha de Patrão. Os demais jurados e até o Lombardi passaram a chamar Silvio assim, até que Silvio começou a não achar mais graça, pois a brincadeira dava um ar de superioridade que não lhe agradava, e o apelido foi caindo em desuso, embora sempre fosse lembrado. Voltou com força total recentemente, com Lívia Andrade.

PATRÃOZINHO
Maísa com frequência tem se dirigido ou falado de Silvio desta maneira, tanto em seu programa quanto no palco ao lado do animador.

PERU QUE FALA
Silvio começou a trabalhar na Rádio Nacional de São Paulo ao lado daquele que se tornaria seu pai profissional e grande amigo, Manoel de Nóbrega. Além da rádio, animava shows de circo e tinha sua caravana de artistas. Passou a viver rodeado de figuras como Ronald Golias, Carlos Alberto de Nóbrega, Canarinho e Moacyr Franco, amigos próximos, que trabalhavam juntos e viviam a aprontar boas peças uns contra os outros. Silvio ficava muitas vezes envergonhado, quando estava no ar pela rádio lendo um texto em tom sério e cutucavam-lhe e chegavam ao ponto de baixar suas calças para desconcentrá-lo. Ou quando, diante da platéia dos shows, ficava um pouco nervoso. Nessas situações, ficava com o rosto muito vermelho. Golias logo o apelidou de Peru Que Fala, e esse ficou sendo praticamente seu segundo nome artístico. Tanto é que a primeira marchinha de carnaval que gravou era intitulada "Marcha do Peru", e sua trupe de artistas passou a ser conhecida como a Caravana do Peru Que Fala.



SILVIO
Pois é, Silvio também é um apelido. Sua mãe, Rebeca Abravanel, não gostava muito do nome Senor, pois achava muito formal, e desde pequeno sempre preferiu chamá-lo de Silvio.

SILVIO SANTOS
Silvio explicou a Arlindo Silva no livro A Vida Espetacular de Silvio Santos (editora L'Oren, 1972) que certa vez, participando de mais um dos inúmeros concursos de locução em rádio em que concorreu, desta vez no programa de calouros de Jorge Cury, identificou-se ao produtor como Silvio. Mas Silvio de quê? Silvio Santos, porque os santos ajudam, respondeu o garoto, num estalo. Inventou na hora o nome artístico que o acompanharia pelo resto da vida.

SISSI
A forma diminutiva do nome do Silvio foi usada esporadicamente. Rodolfo e ET, por exemplo, no quadro do Domingo Legal em que diziam que iriam acordar Silvio Santos, assim se referiam a ele. No atual Programa Silvio Santos é Lívia Andrade quem adotou esta forma de chamar o seu Patrão.

TIO SILVIO
Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, assumia-se "sobrinha" do Homem do Baú. Quando Silvio lhe enviou um telegrama parabenizando-a pela conquista de mais um Troféu Imprensa, Xuxa agradeceu, no ar, pela Globo, ao "Tio Silvio". E assim se referiu a ele quando o encontrou pessoalmente no palco do Show de Calouros.

Esqueci de algum apelido do Silvio? Então me avise para que eu possa acrescentar!

atualizado em 20.3.2011

5 comentários:

  1. Mto bom o texto, e vc lembrou do lendario Jorge Cury, que anos depois do seu programa de calouros se tornou um dos maiores narradores da história do radio brasileiro

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Faltou o "Moinho", como seus partidários da eleição de 1989 o chamavam para fugir dos supostos grampos telefônicos de seus gabinetes

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Legal saber que o SS tem os mais diversos apelidos. Não sei se pode ser considerado apelido, mas o SS se autointitulou 'o mensageiro da alegria', certa vez. Talvez se encaixa no mesmo caso de 'homem-sorriso'.

    ResponderExcluir
  4. SILVO SANTOS,AO MESTRE COM CARINHO
    http://alineserrano.blogspot.com/2009/11/silvio-santosao-mestre-com-carinho.html

    ResponderExcluir
  5. Silvio Santos vem ai, ole ole olá!

    Muito bom seu blog. Parabens!

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas