Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

23 de abr. de 2011

Easter Egg

Easter Egg, segundo definição da Wikipédia, "é qualquer coisa oculta, podendo ser encontrada em qualquer tipo de sistema virtual, incluindo músicas, filmes, videogames e etc.", geralmente colocadas por brincadeira dos produtores ou programadores, para serem descobertas tal como os ovos de páscoa.

Já que a ocasião é propícia, trataremos de um Easter Egg que o SBT preparou na novela Amor e Revolução. Logo na estreia, a primeira cena a aparecer na tela foi o slide de classificação etária. Porém este foi feito diferente do padrão atual, reproduzindo um antigo cartão de Censura Federal obrigatório durante o regime militar.

Utilizados entre 1970 e 1986, os cartões datilografados e com o timbre do Departamento de Censura Federal, carimbados, assinados e cheios de burocracias administrativas, antecediam os programas de televisão e alertavam ao telespectador, por meio de um narrador protocolar, para qual faixa de público aquele programa era dirigido.

O SBT recriou com fidelidade o cartão. O narrador, para dar um clima, ainda narra "agora, mais um campeão de audiência", reproduzindo o refrão utilizado pela Rede Globo na época.



Mas o Easter Egg fica por conta de quem assina o cartão: José Pelégio. Pai de Fernando Pelégio, diretor de criação visual do SBT, ele foi dos mais importantes iluminadores de televisão nas décadas de 60 e 70 e durante anos chefe de iluminação do SBT. Pelégio perdeu a visão após anos em contato direto com a luz, e o seu nome no slide é uma maneira simbólica de fazê-lo presente nesta novela que conta com a direção do seu amigo Reinaldo Boury, com quem trabalhara nas extintas TVs Tupi e Excelsior.

Descoberto o ovo, Feliz Páscoa a todos!

Atualizado em 25/4/2011, com informações de Fernando Pelégio

2 comentários:

  1. Trabalhei com Jose Pelégio nos anos 80 no teatro Sol,,, saudades do amigo, por onde anda???

    ResponderExcluir
  2. Hoje está aposentado, morando em Santos

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas