Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

11 de dez de 2011

Versão brasileira, Silvio Santos

A televisão americana, mais antiga e experimentada que a nossa, sempre foi fonte de inspiração para as emissoras nacionais. Seus formatos jornalísticos, de variedades, de prêmios e de transmissões esportivas ganharam adaptações e imitações locais, adaptadas ao gosto dos brasileiros.

Silvio Santos, buscando inovar em seu programa de domingo, sempre procurou no exterior atrações interessantes para apresentar por aqui. Nem todas vieram dos Estados Unidos. O Gol Show original, por exemplo, era turco. O Arrisca Tudo era um programa italiano.

O Baú do Silvio mostra agora uma interessante comparação em vídeo entre diversos programas gringos e suas versões brasileiras apresentadas por Silvio Santos. Muitas delas se consagraram como sucessos absolutos; outras são desconhecidas do público de hoje. Vale a pena conferir.



PRICING GAMES

O The Price is Right e seus "pricing games" originaram muitas brincadeiras remontadas no Topa Tudo por Dinheiro. O clássico game show americano, o mais antigo do mundo ainda no ar e, talvez, o de maior sucesso de todos os tempos, teve sua versão nacional e dominical com Silvio, entre 82 e 84 e, depois, diária, com Christina Rocha e Mauro Zuckerman, na qual o público participava por telefone. Muitas de suas brincadeiras têm origem nas tradicionais gincanas de parques de diversões dos Estados Unidos.

The Price is Right é, talvez, o mais SBTista de todos os programas americanos. Quem assiste vê luzes, cores, gritaria e um animador divertido. Bob Barker, o Silvio Santos americano, apresentou o show, diário, desde sua estreia em 1972 até sua aposentadoria em 2007, aos 84 anos de idade. Passou o microfone para Drew Carey, que está no comando até hoje, quando o programa se aproxima da 40ª temporada e passou das 10.000 edições, sempre pela CBS.

O programa americano tem tanta cara de SBT e de Silvio Santos que, recentemente, quando a Record comprou os direitos, optou por fazê-lo seguindo o padrão europeu do formato, no qual os cenários não remetem tanto ao estilo do nosso Canal 4.

No vídeo acima estão diversos exemplos de provas do Topa Tudo adaptadas do americano, além da famosa roda gigante utilizada no original para classificar dois participantes à fase final, e que no Brasil ganhou uma prima encarregada dos sorteios da Tele Sena. Faltou apenas uma, o Plinko, por aqui conhecido como Rapa Tudo, mais uma prova do Topa Tudo por Dinheiro. Infelizmente não encontramos nenhuma gravação dela em nossos arquivos.

OUTROS FORMATOS

Namoro na TV - foi bastante modificado entre sua estreia pela Tupi em 1976 e sua saída no SBT, em 1988. O formato original era inspirado no The Dating Game, apresentado entre 1965 e 1973 por Jim Lange na ABC e criado por Chuck Barris (sim, aquele apresentador do Gong Show ao qual Silvio Santos sempre se referia no Show de Calouros).

Qual é a Música - Apresentado desde 1976, ficou no ar até 1991. Em 1999 voltaria ao ar numa versão reformulada. O famoso game show musical que consagrou Maestro Zezinho e transformou o performático Pablo em lenda imortal da TV nasceu no rádio americano, pelos microfones da NBC em 1952. Na TV ganhou diversas montagens mas aquela com luzes, cores e jeitão SBT de ser foi apresentada por Tom Kennedy entre 1974 e 1981.

Roletrando - todo mundo está careca de saber que o Roletrando antigo e o Roda a Roda atual são inspirados no Wheel of Fortune, no ar desde 1975 pela NBC. Fica só o registro.

Boa Noite Cinderela - marcou época e era exibido em horário nobre, pela Globo, quando surgiu em 1972. Sem o Boa Noite no nome, foi encerrado em 1987, mas sempre realizando os sonhos de uma das candidatas a princesinha do dia. Premiar crianças é sempre um forte apelo de audiência, mas antes Silvio também premiara donas de casa, num quadro intitulado Rainha por um Dia. Essa era a adaptação do Queen for a Day, programa de rádio americano de 1945, transportado para a TV pela NBC entre 1956 e 1964.

Passa ou Repassa - estreado em 1987, o game show entre estudantes era um formato do canal a cabo Nickelodeon, exibido entre 1986 e 1993 (época em que no Brasil nem se sonhava com TV por assinatura...). Com a passagem de bastão de Silvio para Gugu, o programa ganhou reformulações criadas aqui mesmo pelo apresentador loiro e sua equipe, tais como a famigerada Torta na Cara. Esse novo formato atualmente é registrado pelo SBT.

Ela Disse, Ele Disse - colocar frente a frente casais famosos para testar os conhecimentos de um sobre o outro é um esquema muito batido. Todo mundo já fez isso um dia na televisão. Mas esse formato se diferenciava com os monitores de vídeo nos quais apareciam os participantes dando as respostas, possibilitando mais dinamismo na apresentação. O original era o Tattletales, que a CBS exibiu entre 1974 e 1978.

Só Compra Quem Tem - quadro exibido entre fins dos anos 60 até meados dos 70, pela Globo. Silvio Santos comandava o jogo de perguntas e respostas e, ao final de cada rodada, com o dinheiro acumulado, os participantes poderiam tentar "comprar" os prêmios oferecidos por valores muito baixos anunciados por Lombardi. Era a versão nacional do Sale of the Century, produzido pela NBC entre 69 e 74.

Jogo das Famílias - estreou na Tupi em 79 e seguiu apresentado pelo SBT até 1984. Era a versão nacional do Family Feud, tradicional game show americano cuja versão original foi exibida entre 76 e 85 e, após idas e vindas, reestreou em 99 e permanece no ar. Em 2005, Silvio Santos adquiriu os direitos e relançou o programa com o nome original em inglês, ficando no ar por um ano. A primeira versão de Silvio reunia artistas; a segunda, famílias anônimas que se inscreviam, tal como no americano.

Corrida de Fórmula B - estreou na Tupi e seguiu no SBT até 1982. A corrida era de perguntas e respostas e envolvia adivinhação e aposta com cartas de baralho. O "Fórmula B" do título sempre foi um mistério, talvez relacionado ao B do Baú, quem sabe? Teve um remake em 1996 chamado Jogo do Mais ou Menos. O original era o Card Sharks, apresentando entre 78 e 81 por Jim Pery na CBS.

Arrisca Tudo - atração de perguntas e respostas lançada em 1976 dentro do PSS, ainda exibido pela Globo. O final foi exibido já na Tupi. Em 1985 houve uma nova versão já no SBT. Embora fosse um game show, dessa vez não veio dos EUA, mas da Itália. Apresentado entre 70 e 74 pela RAI, era chamado de Rischiatutto.

Passe a Palavra - o Hot Hot Hot tinha um formato "container", assim como é hoje o PSS. Dentro dele entravam mini-quadros como o Passe a Palavra. Quem assistisse hoje acharia que se tratava de uma versão simplificada do Megasenha da RedeTV. E era mesmo. O original chamava-se Password, apresentado de 1961 a 67 pela CBS. A RedeTV adquiriu os direitos e montou uma superprodução, mas Silvio Santos provava que não era necessária tanta parafernália em volta de uma brincadeira tão simples. Uma mesa, duas cadeiras e estava tudo bem resolvido.

Xaveco - apresentado originalmente com o nome de Se Rolar...Rolou pelo SBT em 1996, esse programa de namoros foi inspirado no Singled Out, formato da MTV Americana, por lá exibido entre 1995 e 1998. Moderninho, Silvio se rendeu ao estilo jovem do canal americano mas passou o bastão para Celso Portiolli comandar esse programa.

Cuidado com o Chacal - quadro de calouros apresentado dentro do Hot Hot Hot (1994-95), no qual o jurado e carrasco era um sujeito encapuzado munido de uma temida trombeta. A inspiração era o personagem idêntico apresentado no programa Sabado Gigante, de Don Francisco. Esse lendário programa latino concorre com o próprio Programa Silvio Santos para saber qual deles é o mais antigo da história da TV mundial ainda em exibição com o mesmo apresentador!

Ufa! Não fosse Silvio Santos nenhum desses formatos teria chegado a nós e nem mesmo teriam se consagrado como grandes sucessos da nossa televisão. Claro que nem todos os formatos eram bons, como o caso do Quem Manda é o Chefe, cujo original, Weakest Link, era apresentado por Anne Robinson na BBC. Cá entre nós, a entediante e chatíssima apresentadora britânica, vencedora de um prêmio de mulher mais rude da TV. Dispensável a adaptação brasileira, ainda mais porque Silvio nunca se prestou ao papel de ser um anfitrião chato.

CONCLUSÃO

Silvio Santos disse: "nosso programa é diferente, nós usamos um jeitinho brasileiro e colocamos nosso molho". É verdade.

Silvio sempre procurou diferenciar suas atrações de outras semelhantes, ora dando mais prêmios, ora possibilitando mais chances. Não são raras as vezes em que Silvio, percebendo ser difícil alguma prova de seu programa, alterou as regras para que o participante conseguisse ganhar.

Muitos podem criticar Silvio Santos pelo fato de ter sempre gostado e apostado em algumas fórmulas estrangeiras. Mas não se pode negar que as versões brasileiras com Silvio Santos caíram no gosto do público. E provaram a versatilidade do Homem Sorriso, capaz de apresentar qualquer tipo de atração.


colaborou
Fernando Morgado

11 comentários:

  1. Mais uma grande homenagem ao Gênio!

    Hamilton, vc viu que ontem, numa matéria do Pânico na TV sobre o Boni, usaram seu vídeo (com os devidos créditos, claro) do Jô denunciando a Globo no Troféu Imprensa de 1986?

    ResponderExcluir
  2. Sensacional pesquisa e, uma coisa, eu assisti o Plinko no Topa Tudo por Dinheiro! Só não tinha esse nome, mas reconheci a prova em 2007, quando pesquisei pelo "The Price is Right" no YouTube. Sim, isto "ecsiste"!

    ResponderExcluir
  3. Igor, esse post foi baseado no seu antigo blog SodTV, pois lá eu comecei a aprender muito sobre game shows americanos, em especial o The Price is Right, do qual virei um fã ardoroso.
    E se não ficou claro no texto, reexplico: o famoso Plinko, uma espécie de pinball antiquado (comum em parques de diversões tradicionais americanos) teve sim uma versão no Topa Tudo. Procurei, procurei, mas não achei nos meus arquivos. O nome do jogo era Rapa Tudo. Um dia eu encontrarei e postarei.

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Hamilton, só faltou mencionar o Show de Prêmios - que pelo visto, merece uma matéria à parte - originária da TVE espanhola (que também tinha o formato original do Corrida Maluca) chamado Un Dos Três - Responda Otra Vez!
    Aberturas do programa (aos 5:03 do vídeo, a música da abertura é o mesmo rítmo e meloddia usados pelo SBT na versão brasileira):
    http://www.youtube.com/watch?v=HMC6KeiMlJs

    E, para quem tiver paciência, o primeiro programa apresentado pela Mayra Gomez Kemp (a mais famosa e emblemática dos apresentadores do programa) completo:
    http://www.youtube.com/watch?v=d6zPj2JpQXU

    (Postei esses links apenas para ajudar na referência, caso necessite. Em todo caso, parabéns, Hamilton e que o blog continue forte e cheio de curiosidades em 2012!)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom matar as saudades dos jogos do Topa Tudo por Dinheiro
    Outra adaptação que está rolando no SBT atualmente é a das Gincanas do Programa Silvio Santos, baseadas principalmente no game-show japonês Takeshi's Castle

    ResponderExcluir
  6. Icarix, esses vídeos do Un Dos Tres são muito bons! Vou aproveitá-los um dia.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Tinha também um programa denominado "7 e meio" que, em sua primeira fase, era uma mistura de Jeopardy e The Weakest Link.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Bruno. No caso, eu tinha a sensação de que o Quem Manda é o Chefe era um remake do 7 e Meio, até descobrir a versão original.

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Qual é o nome do programa original do Aperte Sua Sorte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era a tradução literal: Press Your Luck

      Excluir
  10. Atualmente, na RAI da Itália, tem um ótimo programa que poderia ser a nova versão do "Qual é a música": o "Music quiz", apresentado por Amadeus, na emissora italiana. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas