Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

19 de ago de 2012

Silvio Santos, jovem ainda

A Folha de S. Paulo, na edição de hoje, 19 de agosto de 2012, data em que se comemora o 31º aniversário do SBT, publicou uma bela reportagem e um artigo da crítica Keila Jimenez sobre a fase atual de Silvio Santos, cujo programa se aproxima de completar 50 anos no ar.

Sobre o mesmo assunto, publiquei um artigo no site NaTelinha, do qual sou colaborador. Destaco alguns trechos abaixo (se puder, leia na íntegra no link acima):

Velhice não é sinônimo de cansaço, fraqueza e repouso. Os velhinhos estão mais ativos do que nunca e querem saber cada vez mais de curtir a vida e ter momentos alegres, divertindo-se e até mesmo procurando entender e se adaptar aos tempos modernos. E aceitando a passagem do tempo sem remorsos e arrependimentos.

A cada semana Silvio surpreende seus colegas de trabalho no “Jogo dos Pontinhos” falando as maiores barbaridades e jogando galanteios até indecentes para Helen Ganzarolli. Ele ainda se dá ao luxo de se mostrar completamente ignorante sobre quem são os convidados do programa ou quais são as músicas de sucesso da atualidade. Mas a grande novidade foi o fato de ter conseguido deixar a vaidade de lado e abrir mão das tinturas no cabelo, assumindo o grisalho.
A Folha de S. Paulo, porém, deslizou num ponto: fez entender que hoje é aniversário de 50 anos do Programa Silvio Santos, o que não é verdade.

Aliás, podemos dizer que o uso do fator idade em causa própria é o grande ensinamento que Dercy Gonçalves deixou. A velhice deixa de ser um fardo e se torna um ponto a favor para quem é desinibido. Os muitos anos de vida que a pessoa traz em sua bagagem servem como autorização a fazer e falar coisas que a juventude, a vaidade e as preocupações com a imagem não deixavam fazer. Veterana e “cobra-criada”, Dercy já podia dar de ombros à opinião dos outros, pois sua reputação já estava feita. Passou, então, a falar o que pensava. E se consagrou ainda mais.


Embora seja corrente se dizer que o programa dominical estreou em 1962, pesquisa nos arquivos do próprio jornal me fez concluir por outra data, precisa, estampada em notícia guardada no acervo digital da Folha.

De acordo com o arquivo digital, estas são as datas históricas dos primórdios de Silvio Santos na televisão, todos eles exibidos pela TV Paulista, canal 5:

3 de julho de 1960: Estreia do programa Vamos Brincar de Forca?
27 de julho de 1961: Estreia do programa Apostando e Ganhando
27 de dezembro de 1962: Estreia do programa Pra Ganhar é Só Acertar
2 de junho de 1963: Estreia do Programa Silvio Santos, dominical das 12 às 16 horas.

3 comentários:

  1. Silvio é o cara, como poucos conseguiu fazer sucesso por muitos anos.

    ResponderExcluir
  2. bom dia hamilton.o comentario que farei a seguir não tem muito haver com o texto.descobri na área de favoritos do canal jorge monteiro no youtube,três vídeos do clássico show de calouros com a apresentação de carlinhos barbosa que equilibra um conjunto de copos num bastão de madeira.

    ResponderExcluir
  3. os vídeos são de 1987,1988 e 1989.no pingue pongue do silvio com os jurados,o de 1987 foi o mais engraçado,meu estômago doeu de tanto rir.a aracy de almeida foi hilaria

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas