Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15 de nov de 2013

Mirna, a telemoça - fotos raras do início do Programa Silvio Santos

Nossa leitora Nívea Keller nos enviou uma contribuição inestimável para a história da TV brasileira e para a comemoração dos 50 anos do Programa Silvio Santos.

A tia de Nívea, Florzira Natale, foi assistente de palco de Silvio Santos nos primeiros anos de seu programa dominical na na TV Paulista e também no programa exibido aos sábados na TV Tupi. E abriu, para nós, o seu baú de recordações!



Florzira Natale foi telemoça e garota propaganda no início da década de 1960, e trabalhava nos programas de Silvio Santos.

Com o nome artístico de Mirna, Florzira sorteava cartas, exibia prêmios, fazia anúncios e auxiliava o animador em suas tarefas diante dos acalorados auditórios, nos primórdios da carreira de Silvio na televisão.

Vamos às fotos (clique para ampliar):


Silvio Santos e Mirna sorteando cartas de clientes do Baú da Felicidade durante o Programa Silvio Santos, na TV Paulista, Canal 5.



Mirna (agora com um penteado diferente) sorteia cupons do Baú da Felicidade no programa Festival da Casa Própria. Repare no formato da urna, semelhante a uma casa, e na inscrição "Canal 4", oculta parcialmente, na câmera. O produtor observando ao lado é Luciano Callegari.


Silvio Santos brinca com Mirna (agora morena) durante o Festival da Casa Própria. Observe ao fundo as outras telemoças, os ganhadores do dia e um cartaz anunciando o Gordini, um dos cobiçados prêmios da época.


Silvio Santos desfila no palco do auditório da TV Tupi. Repare que o animador ainda não utilizava seu famoso e tradicional microfone, e sim outro modelo, com um longo fio que se arrastava pelo palco.


Outra imagem do palco do Festival da Casa Própria. O programa era exibido aos sábados pela TV Tupi, a partir de 1964. Aos domingos, na TV Paulista, desde 1963 já estava no ar o Programa Silvio Santos.


Silvio conversa com uma das freguesas do Baú da Felicidade. Veja a simplicidade do cenário, composto apenas por uma cortina, fechado na lateral com uma tapadeira. O piso, de madeira, é do próprio palco do teatro.


Participantes de um concurso de fantasias temático, com os participantes caracterizados como velhinhas.


Pessoas vestidas com roupas feitas com tampinhas de garrafa em mais um concurso promovido pelo programa de Silvio Santos.


Silvio Santos sorteia números para premiar participantes do programa Festival da Casa Própria. Os números serão colocados nas cestinhas das telemoças. Repare, mais uma vez, na inscrição "Canal 4", visível parcialmente, na câmera do lado esquerdo da imagem. Observe, também, que há um quadro no cenário com o resultado do concurso da loteria federal, datado de 28 de abril de 1965.


As telemoças, ou silvetes, trazem cestinhas com números sorteados por Silvio.


Foto de bastidores: Silvio conversa com um músico no lado do palco.


Aqui, Mirna está no palco com Silvio durante outro quadro famoso do Programa Silvio Santos, da TV Paulista: o Rainha por um Dia. Este programa, de 1966, já dispunha de uma estrutura melhor, o que se percebe na maior riqueza de elementos no cenário e nos figurinos das silvetes.

Florzira Natale trabalhou na televisão até 1966. Teve a oportunidade de participar até de clipes, encenados ao vivo, com cantores e artistas de sucesso da época. Ela se afastou do mundo artístico após se casar. Seu marido, ciumento, não permitiu que ela continuasse trabalhando na TV.

A experiência de trabalhar ao lado de um ícone popular como Silvio é especial. Ter trabalhado ao lado dele nos primórdios, quando ainda não havia construído seu império empresarial e sequer imaginava que teria sua própria emissora de TV, mais especial ainda!

Mirna é uma das poucas pessoas que pode dizer que já emprestou dinheiro a Silvio Santos, que tinha a grana curta quando começou a se aventurar diante das câmeras.

Imagens desta época são raras. Em vídeo, inexistentes. Nada sobreviveu aos incêndios que acometeram os estúdios de televisão, e não havia nenhuma cultura em preservação deste tipo de material.

Atualmente, com a memória fresca, e com 77 anos, Mirna continua sendo fã e acompanhando Silvio Santos todos os domingos. Ela mora em Campinas, no interior de São Paulo.

Agradecemos muito a Florzira Natale e sua dedicada sobrinha Nívea pela colaboração com estas preciosas imagens. Esperamos, em breve, visitá-las!

23 comentários:

  1. Dá pra perceber que os elementos do Programa Silvio Santos não mudou quase nada. É um formato resistente e vivo há mais de 50 anos. Seria interessante se promovessem um reencontro da Mirna com o Silvio.

    ResponderExcluir
  2. QUE BOM VER O INICIO DE SS E VER UMA PESSOA TÃO BONITA COMO MIRNA, QUE NAQUELA ÉPOCA SE AVENTUROU NOS PALCOS, ONDE NÃO ERA UMA PROFISSÃO MUITO BEM VISTA. PARABENS PELA MATURIDADE. HJ DE ESTAR UMA SENHORINHA LINDA. BJI CLARA

    ResponderExcluir
  3. Hamilton, boa noite! Fiquei muito feliz com a publicação das fotos! Não sei se é porque sou sobrinha da Mirna, mas fiquei muito emocionada! Eu sabia que as fotos eram relíquias, mas não tinha noção de quanto elas eram importantes,depois que li sobre o incêndio que destruiu os estúdios e consumiu todos os materiais!
    Li agora o comentário do sr. Luan Borges e adorei a ideia dele de tentar promover um encontro do Sílvio com a Mirna!
    Agradeço de coração em meu nome e em nome da minha tia Mirna, que está muito feliz com todas essas lembranças!!
    Esperamos você aqui em casa para um bate-papo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. É emocionante reviver essas cenas, parabéns pela matéria.
    E concordo com Luan Borges é o mesmo formato, e poderiam mesmo promover um encontro entre Mirna e o Silvio.

    ResponderExcluir
  5. minha frustacao unica! nunca ter ido aos estudios , que traziam caravanas de todo pais! sera q um dia ainda verei o Silio de pertinho:

    ResponderExcluir
  6. Arquivo maravilhoso, com detalhes interessantes sobre a trajetória de Silvio Santos!
    Realmente seria muito interessante o encontro entre os dois.
    Mirna muito bonita por sinal fez parte do começo de sua carreira.
    Uma relíquia estas fotos!
    beijos
    Carmen

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito bom ter essas recordações para relembrar, amei parabensssssss

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito bom ter esses momentos para relembrar parabensssssssss

    ResponderExcluir
  9. Fotos históricas, amei ver.
    Mesmo com passar dos anos os programas de Silvio continua quase do mesmo jeito, só mudaram as roupas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, sua tia era e deve continuar muito linda, Nivea! bjs....

      Excluir
  10. Também concordo contigo caro amigo.... essas fotos são memorias para serem guardadas em 7 chaves

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desta reportagem. Mirna, muito linda! Com certeza mereceu estar em destaque ao lado deste grande apresentador Silvio Santos.
    Muita emoção seria um encontro de Silvio com Mirna.... haja coração!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns para o Blog e para a Mirna! Belíssimas fotos e ótima reportagem! Só falta o reencontro da Mirna com o Silvio Santos! Será que o Dono do Baú vai ver essas raridades? Espero que sim e vou estar aqui no camarote para assistir!

    ResponderExcluir
  13. Essa moça hoje uma senhora continua lindissima, e é muitoooooo querida. Adoro

    ResponderExcluir
  14. Sou de Campinas e Conheço a Florzira. Adorei as fotos! Ela continua lindíssima e com uma cabeça incrível. Creio que Silvio Santos deveria chama-la para apresenta-la ao seu público. Seria emocionante...

    ResponderExcluir
  15. Rapaz, olhando esses programas antigos vemos que a essência é a mesma. Muda um pouquinho mas o formato imbatível é o mesmo. Parabens pelas fotos, verdadeiro resgate da historia da televisão.

    ResponderExcluir
  16. Nívea, que tia mais linda e quanta história que a gente nem fica sabendo. Adorei ver! Beijos em vc e na tia linda!

    ResponderExcluir
  17. Sensacional registro, mostra como Silvio desde o começo tinha estrela, e a Mirna juntamente com sua sobrinha estão de parabéns por permitir divulgar esse registro histórico. Que Deus abençoe vcs e parabéns mais uma vez Hamilton!

    ResponderExcluir
  18. Que lindo tudo isso, que nostalgia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  19. Vcs estão de parabéns linda reportagem. ..minha sogra sempre linda..

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Prima pela homenagem para minha mãe.Bjs.
    Marcia Natale

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas