Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

11 de jun. de 2014

Quando a Copa do Mundo fazia parte do Programa Silvio Santos

Em 1970, Silvio Santos já era um artista consagrado e seu programa uma das maiores audiências da TV Globo.

Ao mesmo tempo em que a televisão evoluía artisticamente, sua tecnologia também avançava. Dessa forma, a Copa do Mundo de 1970, realizada no México, foi a primeira a ser transmitida ao vivo, via satélite, para o Brasil. A Seleção Brasileira atuou seis vezes no torneio, quatro delas em domingos, o que exigiu alterações na programação da Globo.

Acompanhe pelos anúncios que reproduzimos a seguir, publicados em jornais da época (todos eles ilustrados com uma foto de Pelé tirada na partida contra o Paraguai nas Eliminatórias da Copa, em 1969)

A primeira mudança aconteceu na abertura da Copa, no dia 31 de maio. O show foi exibido diretamente da Cidade do México, pela equipe formada pelos locutores Geraldo José de Almeida e Pedro Luiz e os comentaristas Mário Moraes e João Saldanha. México e União Soviética empataram sem gols o jogo inaugural do torneio.



O Brasil estreou no dia 3 de junho, uma quarta-feira. O time treinado por Zagallo venceu a Tchecoslováquia por 4 a 1 , no estádio Jalisco, em Guadalajara. Já no dia 7 de junho, a Seleção teve uma grande pedreira pela frente e venceu a Inglaterra por 1 a 0 em uma partida dificílima, novamente disputada em Guadalajara. Este jogo aconteceu em um domingo, interrompendo o Programa Silvio Santos a partir das 14h30min. ]

O programa, que começava às 11h30 e se encerrava às 20h, por causa da pausa para o futebol, se estendia até as 22h. "A Buzina do Chacrinha", que começava às 20h, passava a entrar às 22h.



Mais uma quarta-feira, outra vitória. No dia 10 de junho, o Brasil venceu a Romênia por 3 a 2 e se classificou para as quartas de final da Copa. O primeiro jogo do mata-mata foi contra o Peru, no domingo 14 de junho, em Guadalajara, com vitória verde e amarela por 4 a 2. Mais uma vez, Silvio Santos deu espaço ao futebol.



Em 17 de junho, quarta-feira, o Brasil pisou pela última vez no gramado do estádio Jalisco naquela Copa, pela fase semifinal. A vitória por 3 a 1 sobre o Uruguai espantou o fantasma azul celeste do "Maracanazzo" e colocou o time Canarinho na final.

Finalmente, o histórico domingo de 21 de junho consagrou o esquadrão que derrotou os italianos por 4 a 1. O time formado por Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivellino, Pelé, Tostão e Jairzinho ergueu a Taça Jules Rimet pela terceira vez e a trouxe para casa. A festa tomou conta do país.



O Programa Silvio Santos foi totalmente dedicado àquele jogo decisivo. Imediatamente após a vitória, Silvio,o elenco do quadro Os Galãs Cantam e Dançam e o auditório transformaram o estúdio em um salão de baile de carnaval.

Para encerrar as comemorações, Silvio trocou a camisa amarela pela de goleiro, e todos posaram para uma foto, como verdadeiros jogadores.

De pé: Gilbert, Djalma Lúcio, Silvio Santos, Luiz Fabiano, Claudio Fontana e Marcos Roberto; agachados: Toni Angeli, Erasmo Carlos, Ari Sanches, Paulo Sérgio e Wanderley Cardoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas