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2 de mai de 2009

Festival de prêmios Antarctica

Em 1988 a Companhia Antarctica lançou uma grande campanha de marketing e uma megapromoção nacional baseada nos artistas do SBT.

A seguir, confira uma reportagem da época e o vídeo da campanha no YouTube.

ANTARCTICA LANÇA MAIOR CAMPANHA FEITA NO PAÍS
Fonte: Jornal do Brasil, 2/8/1988



SÃO PAULO - O golpe mais ousado na guerra das tampinhas de refrigerantes foi desferido ontem pela Antarctica, numa promoção conjunta com o Sistema Brasileiro de Televisão - SBT - que, nos próximos 90 dias, distribuirá Cz$ 200 milhões em prêmios durante todo o horário de programação da emissora. Com um investimento em torno de Cz$ 1 bilhão, a Antarctica - líder do mercado de cerveja e detentora de 25% dos 4,5 bilhões de litros de refrigerantes produzidos anualmente no Brasil - financia a maior campanha promocional já feita no país, engajando sua rede de mil distribuidores, 600 mil pontos de venda, 30 mil postos de troca e mais de 50 mil pessoas, salienta Norberto Perez, gerente de marketing da companhia Antarctica Paulista.

Custo - O SBT, por sua vez, não só idealizou a campanha como irá veiculá-la em toda a sua programação. "O custo de merchandising, para a Antárctica entrar no ar todas as vezes, seria de Cz$ 2 bilhões, mas como é um projeto casado, ela gasta apenas nos prêmios e material promocional, mas não em veiculação", explica Rubens Carvalho, diretor superintendente de comercialização do SBT. A rede de 44 emissoras de tevê, que espera um crescimento, este ano, de 50% em dólares, no seu faturamento, atingindo US$ 75 milhões, envolveu todo o seu elenco no projeto. Além de ter seu nome espalhado em 1,2 milhão de cartazes, em 100 milhões de cupons, em urnas, faixas, cartazes e caminhões, o SBT terá em mãos uma das maiores pesquisas de opinião de uma rede de televisão.

A promoção, premiando com bicicletas, videocassetes, walkman, freezers, microcomputadores, telões e até automóveis, não é tão simples como "Achou, ganhou" ou "tampinhas premiadas". O consumidor deverá trocar cinco tampinhas de qualquer refrigerante Antarctica por um cupom. Esse deverá ser preenchido, indicando o programa preferido no SBT, e uma frase sobre o guaraná Antarctica, e devolvido. Uma gigantesca equipe da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo fará a seleção das melhores frases e os escolhidos serão anunciados diariamente nos programas da SBT. Serão distribuídos 12 prêmios por dia, sendo que nos programas noturnos serão quatro videocassetes por programa.

Guerra - Com essa supercampanha a SBT espera aumentar seu índice nacional de audiência e a Antarctica sua venda de refrigerantes, que, certamente é ameaçada com a guerra das tampinhas nos sabores cola, que dominam 50% do mercado global de refrigerante. "A guerra das colas apenas ajudou a aumentar o consumo per capita, hoje de 35 litros, no Brasil, contra 165 nos Estados Unidos", diz Perez, sem admitir qualquer queda na. venda dos sabores guaraná, laranja, limão e tônica. A perspectiva da empresa, que acompanhou o crescimento do mercado global de 32%, em 1986, e a estabilidade do ano passado, é conseguir repetir as vendas de 1987. Com isso, a Antarctica terá um pequeno crescimento sobre os US$ 1 bilhão faturados no ano passado.

2 comentários:

  1. A Sbt fez isso pois a rival Coca-Cola, era patrocinadora da Copa União. E o sorteio dos jogos, pra saber qual jogo ia passar em cada praça era feito pelo Leo Baptista em tampinhas de Coca-Cola.

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    1. Nunca recebeu o prêmio eu ganhei no SBT Um vídeo cassete

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