Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

5 de fev. de 2010

Trilhas sonoras de programas do SBT - III

As duas primeiras postagens sobre o assunto renderam muitos comentários no blog. Se você não as conhece, clique aqui e aqui e veja as músicas que já foram descobertas por mim e pelos leitores do blog.

Vamos ao que interessa:


A SEMANA DO PRESIDENTE

O programete que era exibido entre os quadros do Programa Silvio Santos tinha uma música de abertura muito característica, num estilo de banda marcial. Mas não é dela que estamos falando, pois, infelizmente, ainda não conhecemos seu nome.
Falamos da música de fundo (ou BGM, iniciais de Background Music) que era executada sob a voz de Lombardi. Era Dervish D, de Vangelis Papathanassiou, do álbum Cosmos. Essa música é até hoje muito usada em noticiários e programas jornalísticos. Veja aqui a utilização da música no programa.

COMANDO DA MADRUGADA
O célebre programa de Goulart de Andrade usava como trilha de abertura a canção Blue Moon, na performance de Cesar Camargo Mariano do LP A Todas as Amizades, de 1983. A música foi composta em 1934 pelos americanos Lorenz Hart e Richard Rodgers e é uma das mais populares baladas da música americana e ganhou inúmeras regravações. A mais popular delas é da banda The Marcels, de 1961, que foi utilizada no Brasil na abertura da novela O Beijo do Vampiro, da Rede Globo.

NAMORO NA TV

O lendário consultório sentimental apresentado por Silvio Santos aos domingos no fim da tarde nos anos 70 e 80 tinha como tema de abertura a música El Bimbo, executada por Percy Faith. O repertório do programa, que se manteve no Em Nome do Amor, que o sucedeu, era forrado de boleros de Julio Iglesias, o melhor cantor do mundo, ao lado de Roberto Carlos, na opinião do apresentador.

PORTA DA ESPERANÇA
Existem duas músicas que muita gente procura, e eu também, que são a vinheta utilizada no momento de abertura das portas, e o tema emocionante que é tocado no caso de a pessoa realizar seu desejo. A primeira finalmente foi descoberta: chama-se Providence, da City of Prague Philarmonic Orchestra. Está no CD The European Film Music Collection. Quanto a segunda música, a procura continuará e o mistério permanece.
E tinha mais música no programa. Uma das utilizadas como fundo (BG) para as locuções de Lombardi, nas quais era feita a apresentação dos participantes do programa e o resumo de suas necessidades. Trata-se da canção Concorde, do gênero "easy listening", de Frank Pourcel, que foi encomendada pela companhia aérea Air France na época do lançamento do único avião comercial supersônico do mundo. E se você está querendo saber qual era a música de abertura do programa, veja neste outro post.

TOPA TUDO POR DINHEIRO
Um pacote de discos da KPM Music foi adquirido para a discoteca do SBT nos anos 80. Essas músicas eram trilhas brancas que alimentaram inúmeros programas e séries que foram e até hoje são exibidas pelo Canal 4 paulistano. Uma delas tornou-se célebre como tema de abertura do quadro Topa Tudo por Dinheiro e também foi largamente utilizada em episódios da série Chaves, sonorizados no Brasil nos estúdios de dublagem da Anhanguera, da antiga TVS. Era Banjo Billy, uma música divertida totalmente executada em banjo, talvez pelo Billy...

SESSÃO DESENHO

Em 1991 a programação infantil do SBT foi reformulada e diversos programas deixaram de existir, dando lugar a produções mais modestas. Uma das estréias foi a Sessão Desenho, uma série de desenhos intercalados por cabeças gravadas em estúdio com uma câmera fixa em plano americano e um cromaqui atrás da apresentadora (no caso, Eliana e Vovó Mafalda). A trilha de abertura é Pogo Stick, mais uma das trilhas brancas da KPM Music, também frequentemente usada nos episódios de Chaves.

Não deixem de visitar a parte 1 e a parte 2 deste assunto, com outras trilhas de programas do SBT.

Agradecimentos:
Jorge Monteiro
Pedro Quadrado
Paulo Servello (estúdios Álamo)
Fórum Único Chespirito

24 comentários:

  1. Dervish D era também o BG da prova final do Passa ou Repassa na época em que Silvio Santos apresentava.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que um dos sons mais dificeis de encontrar são: Aquela buzininha do Gugu (quando os participantes ganham pontos) e aqueles efeitos de buzina em declinio quando alguem fala algo errado... esses são dificeis de se encontrar heim... e mais uma... A versão nova do tema do Silvio Santos (mais moderno) aquele que aparece nos inter-comerciais

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o nome da música de julio iglesias no programa namoro na tv, quando os casais dançavam...
    grato!!!!!!!!!!
    dia de paz!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Me conserte se estou enganado, mas essa música não era de início das transmissões pela manhã (pelo menos aqui no Rio)?

    Bayou - Love Unlimited Orchestra

    http://www.youtube.com/watch?v=A71ZfUBkYfE

    ResponderExcluir
  5. Leandro, essa música não era da abertura das transmissões, mas da vinheta-calendário. Falo dela no post "Trilhas sonoras de programas do SBT - II"

    ResponderExcluir
  6. Antes de Dervish D, a semana do presidente tinha outra música de fundo, alguem saberia me dizer o nome dela?

    Grato!

    ResponderExcluir
  7. A música "Concorde" do Frank Pourcel tb. era utilizada nas apresentações do Miss São Paulo e Miss Rio de Janeiro (quando as misses se apresentavam): http://www.youtube.com/watch?v=T--u5KFdoQE&feature=related

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Xará Leo...

    Antes de "Dervish D" do Vangelis, a música usada como BGM no quadro "Semana Do Presidente" se chama "Automat (The) Rise", que é incluída no LP chamado "Automat". "(The) Rise" é apenas a 1ª. parte dessa faixa de 17 minutos.

    Automat foi um projeto eletrônico gravado nos anos 1970 por Romano Musumarra e Claudio Gizzi, além de Mario Raggi. Tem excelente qualidade sonora e nunca foi lançado em CD. Infeliz e provavelmente, nunca será.

    No link abaixo, você confere o som. Não encontrei no YouTube video da "Semana Do Presidente" do SBT, com esse audio.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ha4jLUyQcLY

    Boas audições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Xará, só hoje que vi esta sua mensagem.
      Obrigado mesmo, já tinha desistido de procurar esta belíssima trilha sonora.

      Excluir
  10. Leo Marcos, obrigado!
    Eu e mais uma dúzia de pessoas fizemos essa mesma pergunta em vários sites, e só você soube a resposta.
    :)

    ResponderExcluir
  11. Hamilton, encontraram a trilha BG da abertura das portas da esperança: chama-se Providence, da City of Prague Philarmonic Orchestra. Está no CD The European Film Music Collection, certamente uma coletânea de regravações desta orquestra, pois a trilha que está no vídeo postado no canal de meliponarioprimavera (AS 3 MUSICAS QUE TOCAVA NO PROGRAMA PORTA DA ESPERANÇA), não é a mesma daquela usada desde 1984. Basta agora encontrar a original. Espero ter te ajudado. De "Abravanauta para Abravanauta". Admiro seu trabalho e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, Danilo. Eu já tinha conseguido a música, mas não sabia o nome. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Outra música que tocava no Passa ou Repassa, especialmente na primeira corrida de provas, se chama Satch Boogie, do guitarrista Joe Satriani

    ResponderExcluir
  14. Cara, tu sabe dizer qual é a coleção que está sendo usada atualmente no programete "top 10" do domingo legal? Se é Bruton, KPM ou outro? Tem algumas de comédia clássicas que já ouvi até mesmo em matérias da Record, mas ainda não consegui identificar a coleção.

    ResponderExcluir
  15. Finalmente conseguir saber e ouvir novamente a música de abertura do Namoro da TV da minha época, dos anos 80, Percy Faith, El Bimbo, essa música não me saia da cabeça, mesmo que eu fosse criança na época eu assistia ao programa porque era regra aos domingos ver Sílvio Santos, que hoje não suporto, começando com Domingo no Parque e Os Trapalhões às sete da noite, bons tempos.

    ResponderExcluir
  16. GOSTARIA DE SABER O NOME DA MUSICA UTILIZADA NA ABERTURA DO "TELEGRAMA LEGAL" DO DOMINGO LEGAL.

    É UMA MUSICA COM TOQUES DE MAQUINA DE ESCREVER E OS SININHO DA MAQUINA AO FIM DE PAGINA.

    UMA MUSICA RAPIDA, MARCADA PELA SOM DA DATILOGRAFADA.

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  17. Hey, tem a musica de tempo do silvio >> Dizzy Gillespie - Wrong Number.

    ResponderExcluir
  18. e a do programa raul gil instrumental ?

    ResponderExcluir
  19. alguem sabe qual a música da abertura do "semana do presidente" - parece mesmo uma marcha, mas creio que possa ser parte de algum tema ou de um concerto - alguem??

    ResponderExcluir
  20. Segue aqui algumas musicas usadas no SBT:

    - Summer of '42 (Biddu orchestra) - Programa Raul Gil
    - Blue Eyed Soul (Biddu Orchestra) - Passa ou Repassa (Fase Gugu)
    - Carnival de Paris (Dario G) - Passa ou Repassa (1999/2000)
    - Moonlight Densetsu (Dali) - Programa Eliana (11/04/2011)
    - Strobo Nights (Hatsune Miku) - Programa Eliana (11/04/2011)
    - Pegasus Fantasy (Nobuo Yamada & Make-Up) - Programa Eliana (11/04/2011)
    - Nóis Não Vive Sem Mulher (Gilberto & Gilmar) - Programa do Ratinho
    - Suddenly I See (KT Tunnstail) - Esquadrão da Moda
    - Love Theme (Barry White) - Casa dos Artistas
    - Ignacio (Vangelis) - Encerramento do Porta da Esperança
    - The Flying Cat (Scott Bradley) - Desenhos dublados na Cinecastro
    - Happy (Pharell Williams) - Vinheta de 33 anos do SBT

    ResponderExcluir
  21. Qual era a música do calendário da TVS, anos 80???

    ResponderExcluir
  22. Como é o nome da musica e o programa em que ela era usada que era tipo uma valsinha sobre o dia dos namorados e era muito usada pelo sbt?!

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas