Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15 de mai. de 2012

O Programa Silvio Santos na Record

Hoje parece mentira, mas o Programa Silvio Santos já foi exibido pela TV Record por muitos anos. A emissora, da qual Silvio era acionista ao lado da família Machado de Carvalho, transmitia simultaneamente o programa com a TVS do Rio de Janeiro e Rede Tupi, nos anos 70. Posteriormente, com o desmantelamento da Tupi, a TVS e a Record continuaram a apresentar o programa, com uma pequena rede de afiliadas chamada de REI, Rede de Emissoras Independentes, que se tornou o embrião daquilo que passaria a ser chamado de Sistema Brasileiro de Televisão a partir de 19 de agosto de 1981, quando surgiu a TVS de São Paulo.

Vários programas consagrados no SBT acabaram estreando antes na Record. É o caso do Bozo (1980), do Miss Brasil (a primeira edição do concurso, em 1981, foi transmitida pela Record, embora já até se utilizasse o logotipo do SBT na ocasião). As duas emissoras também transmitiram juntas a Copa do Mundo de 1986, com a equipe TVS-Record.

O Programa Silvio Santos continuou sendo exibido pela Record até 1987, quando a TVS de Ribeirão Preto iniciou suas operações. A repetição do sinal era estratégica, porque o SBT não possuía retransmissora naquela importante área do interior de São Paulo, onde a Record podia ser sintonizada. Desta maneira os telespectadores da região podiam assistir aos programas do Baú da Felicidade.

O restante da programação da Record era independente. Até mesmo o Programa Silvio Santos podia ser interrompido para transmissões esportivas da equipe de Silvio Luiz.

No vídeo a seguir apresentamos um trecho de um programa Qual é a Música do Baú da Felicidade gravado da Record em 22/12/1985. Há duas provas disso: uma queda do sinal da TVS, obrigando os técnicos da emissora a inserirem um cartão na tela. Depois, Silvio anuncia a programação noturna do SBT, e enquanto ele fala, os caracteres na tela apresentam a programação da Record.

O vídeo também traz um registro raro de Sula Miranda como integrante do coral do Qual é a Música e o jingle do papel higiênico Primavera.

3 comentários:

  1. Silvio virou acionista da Record em 1972,mas nunca a família Machado de Carvalho concordou em virar rede nacional.Se hoje existe a Record,deve-se em grande parte ao Silvio,que a salvou com injeção de recursos e a Record também foi muito importante ao Silvio,porque em 1980 ele não teria um canal,já que a Tupi havia falido e também lhe deu poder e argumento para obter as licitações do Governo de Figueiredo,leiam o livro O Marechal da Vitória,acho que o Silvio até hoje se arrepende de ter vendido a Record,já que na biografia O Bispo,diz que ele não queria vender a Record,seria legal mais vídeos dele na Record.

    ResponderExcluir
  2. Outro dia visitando o Diário Oficial, verifiquei que o SBT nasceu em 1979, antes mesmo de Silvio santos conseguir as concessões do governo Figueiredo. Na verdade a diretoria eleita era composta por membros do grupo Silvio santos e do grupo Record, entre eles , Paulo Machado de Carvalho Filho, Hélio Ansaldo e entre outros. O surgimento do SBT se deu para que as empresas de comunicação estivessem reunidas numa só joint-venture. Tanto que a idéia inicial era de que a TV Record e os Estúdios Silvio Santos fossem reunidos no complexo Anhanguera, onde hoje se encontra o SBT. Com a concessão tudo mudou.

    ResponderExcluir
  3. BLASSIOLI, O SBT nasceu em 1980 ou 1981. As emissoras de televisão remanescentes Diários e Emissoras Associadas, passaram a integrar, uma nova rede nacional, a ser comandada pelas TVs Record, de São Paulo e Silvio Santos, do Rio, com o nome de SBT

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas