Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

26 de abr de 2013

5 curiosidades que encontramos no CDT Anhanguera

Anualmente, o SBT realiza uma visita guiada por suas instalações para fãs da emissora. É o "Encontro Nacional dos SBTistas". As vagas são disputadíssimas e o passeio vale a pena. Afinal, as portas da emissora se abrem para que os fanáticos admiradores do canal possam explorar o universo além das câmeras.

Separamos aqui cinco curiosidades encontradas nas visitas.

1 - A antiga câmera RCA TK46



O SBT tem em exibição na sua sede duas das suas antigas e históricas câmeras. Elas costumavam aparecer em tomadas do auditório e foram operadas pela emissora entre 1978 e 1994. Uma delas se localiza em uma das entradas do Complexo Anhanguera e a outra (a da foto) repousa na Galeria da Fama. Provavelmente devem existir outras unidades desta câmera armazenadas no almoxarifado técnico.

Leia aqui um post completo que fizemos sobre esta câmera.

2 - As torneiras



Todo visitante do Complexo Anhanguera que se utiliza de um dos banheiros tem uma surpresa ao lavar as mãos. Não é falta de água nem de sabonete; isso tudo tem. A curiosidade é a presença do logotipo do SBT em todas as torneiras.

Outra característica dos banheiros do SBT é a de estarem sempre limpos. Exigência de Silvio Santos, que é minucioso quanto a detalhes, como se pode observar.

3 - A máquina



Antigamente não existia videotape e muito menos imagem em formato digital, facilmente editável e manipulável. As gravações eram feitas em rolos grandes e pesados conhecidos como Quadruplex. O enorme trambolho utilizado para editar as fitas ou mesmo para simplesmente rodá-las e produzir a imagem e o som era, portanto, fundamental. E hoje, totalmente obsoleto.

No corredor das ilhas de edição, uma máquina Quadruplex fica exposta como relíquia. Ela serviu durante anos para gerar a programação da emissora e para editar o Programa Silvio Santos.

4 - Honra ao Mérito



Um dos momentos mais divertidos do passeio pelo SBT é a visita à Contra-Regra. Trata-se de um enorme depósito que guarda os objetos utilizados em cena nos programas. E tem mesmo de tudo lá. De barras de ouro cenográficas às maçãs do Tentação. No meio da bagunça organizada (sim, tudo está dividido em seções), encontramos troféus do Passa ou Repassa e até mesmo do Show de Calouros!

O calouro que ganhava por unanimidade recebia das mãos do Silvio Santos um troféu de Honra ao Mérito. É este da foto acima. Ah, as pistolas de água atrás não tem nada a ver. Nós tiramos o troféu do lugar dele para bater a foto e depois devolvemos para o lugar, ok?

5 - Glória ao Antepassado



contamos aqui no blog a história desta placa dourada. Foi dada pela colônia judaica a Silvio Santos, em homenagem a seu ancestral Don Isaac Abravanel, uma figura muito importante na história dos judeus.

Esta placa se encontra ao lado de outras centenas de láureas e prêmios recebidos por Silvio Santos e pelo SBT ao longo das décadas, no espaço da Galeria da Fama.

Estas são algumas das curiosidades que existem no Complexo Anhanguera. Poderíamos falar muito mais, é claro. Como do carro do Silvio Santos, por exemplo, que já foi tema do blog. Mas fiquemos por aqui, por ora.

2 comentários:

  1. Olá, Hamilton! Muito interessante esse post. Tenho mais uma curiosidade sobre as torneiras. Provavelmente essa "padronização" segue o que já existia nas antigas dependências da emissora. A primeira vez que fui ao Teatro Silvio Santos, também reparei que as torneiras já tinham o logotipo do SBT. Quanto às Quadruplex, a que está presente no CDT, é uma sobrevivente, já que muito se perdeu na Vila Guilherme, por causa das enchentes. Parabéns por trazer para seus leitores curiosidades para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o Complexo Anhanguera. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero ir nesse canal.

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas