Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

3 de abr. de 2008

Os Microfones do SBT

Após ler um interessante artigo do blog SodTV! (http://sodtv.wordpress.com/2008/04/01/ah-esses-microfones/) de nosso amigo Igor C. Barros, faremos um círculo vicioso e continuaremos a tratar do assunto "microfones".

O assunto aqui são as canoplas. Canoplas ou cubos ou, em inglês, flags, são os nomes comumente dados àquele pequeno elemento no microfone que identifica a emissora.

As canoplas de microfones possuem, no mais das vezes, forma de cubo e a cor preta ou branca. As emissoras brasileiras são conservadoras neste aspecto, evitando usar cores diferentes ou outros formatos. Na Europa e na América do Norte, a coisa é diferente (a Televisa do México usa uma canopla azul e espuma do microfone amarela, por exemplo...), pois garante uma boa identificação do microfone à distância pelo telespectador.


ORIGENS
Foi com o rádio que o microfone tornou-se uma peça-chave na comunicação, passou-se a buscar identificá-lo com o nome ou logotipo da estação. Geralmente, uma pequena peça de metal era afixada na base ou no topo daqueles grandes e pesados microfones.


Antigos flags de microfones de rádios americanas



No Brasil não foi diferente, e uma emissora mantém até hoje esse estilo de flag: a Rádio Jovem Pan AM.

Emerson Leão fala num microfone com o flag da Rádio Jovem Pan



As emissoras de TV adotaram as canoplas de acrílico, que se encaixam facilmente abaixo do bocal, ao invés das pesadas inscrições em metal. A mais conhecida de todas é a da TV Globo, uma simples representação em preto-e-branco do logotipo da emissora carioca.

Representamos no desenho abaixo as canoplas utilizadas pelo SBT ao longo de sua história:




A primeira canopla do desenho representa o pequeno e discreto cubo azul escuro dos microfones sem fio de haste cromada utilizados nos programas de auditório do SBT nos anos 80. Programas como Almoço com as Estrelas, Show sem Limite, Domingo no Parque e Viva a Noite usaram este microfone. Exemplos: apresentação de Cazuza no Viva a Noite, em 1985: http://www.youtube.com/watch?v=xgxNre6Ho3A; Grupo Algodão Doce cantando em 1983 no Domingo no Parque: http://www.youtube.com/watch?v=vgEtPR-M-BE.




A segunda canopla era utilizada pelos microfones dos repórteres, mas também apareceu em programas de auditório, como no Domingo no Parque. Em duas faces do cubo havia a marca do SBT e, nas outras duas, a da TVS. Ele é visto com muita clareza nesta entrevista coletiva de Silvio Santos sobre sua candidatura à presidência da república em 1989, nas mãos de Magdalena Bonfiglioli: http://www.youtube.com/watch?v=gcAU5_EQN1E. Aqui, Silvio entrevista garotinha no Boa Noite Cinderela: http://www.youtube.com/watch?v=3htyoCszR-4. Mesmo após o abandono definitivo do nome TVS, um microfone com essa canopla continuou sendo usado, já nos anos 90, por Luiz Ricardo em A Felicidade Bate à sua Porta.



A terceira canopla é marcante, pois, estava na mão de todos os repórteres do Aqui Agora, como Celso Russomanno: http://www.youtube.com/watch?v=xTx08jfw59k. Nada de TVS, só logotipos do SBT.



A quarta canopla estreou em 1995. O SBT havia estreado um logotipo todo preto imitando o logo da emissora americana ABC. Como adquiriu os direitos de transmissão da Fórmula Indy, e a geração de imagens era feita pela ABC, as canoplas dos microfones, os gráficos e os caracteres da tela também passaram a ser idênticos aos da rede norte-americana. Cenas do SBT Repórter, em 2003: http://www.youtube.com/watch?v=YqIxEpn58T8





Em 2006, o SBT fez uma tremenda modificação em seu jornalismo, contratando Ana Paula Padrão. Junto com os novos jornais e cenários, uma nova canopla apareceu, e é utilizada até hoje. A novidade é que, ao invés de ser um cubo, são quatro circunferências em azul claro com as letras em relevo. No Aqui Agora, a canopla apareceu de cabeça para baixo: http://www.youtube.com/watch?v=B52IKj83fU0 e também já foi visto o microfone com as letras tortas ou faltantes.


14 comentários:

  1. Já que o assunto é microfone e você conseguiu o impossível, que era descobrir o modelo do mic do patrão, tenho outro desafio, embora nosso personagem não seja o deste blog.

    Que tal descobrir que microfone era aquele que foi empunhado durante anos pelo Gugu Liberato?

    Fica o desafio. Parabéns pelo blog (embora careça de mais atualizações) e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. ALGUÉM SABE A MARCA DOS MICROFONES USADOS PELO SBT NA DÉCADA DE 80? ERAM LONGOS E NA COR PRETA.

    ResponderExcluir
  3. Cacá e anônimo, o microfone sem fio que o SBT usou durante anos e ficou conhecido especialmente nas mãos do Gugu era da marca Sennheiser, mas não sei o modelo.

    ResponderExcluir
  4. Luis Claudio, desconheço estes que você cita. O microfone da TVS do Rio de Janeiro pré-SBT possuía o número 11 em cada uma de suas faces.

    ResponderExcluir
  5. Hamilton, ta ai o link da foto com o microfone redondo http://4.bp.blogspot.com/_bT0dFhNgXZg/S-WxCH2c6ZI/AAAAAAAABNg/qoA69uvBSz0/s400/ssperuca.jpg.

    qual programa vc usa para desenha-los

    ResponderExcluir
  6. Luis Claudio, a canopla desse microfone é idêntica ao desenhado acima. Se te parece cilíndrica, é apenas impressão, em razão de ser uma captura de tela frisando um movimento.

    ResponderExcluir
  7. Ok, amigo, mais qual é o programa que você usa para criar os microfones

    ResponderExcluir
  8. Hamilton, por que você não faz a canopla da TVS-Rio. Canopla cública na cor Azul fraco e com a logomarca 11, laranja. A TVS Rio faz parte do SBT

    ResponderExcluir
  9. Caro Hamilton, tenho acompanhado há algum tempo o blog - não apenas o Baú do Sílvio, mas o Manto Juventino também, como fã de futebol.

    Fiquei maravilhado com as descobertas e informações apresentadas. Como um legítimo ser dos anos 80 me senti mais do que em casa aqui!!!

    Navegando pela rede descobri algo que vai acrescentar a este post. É sobre a primeira canopla branca dos microfones: existiu uma versão com as quatro faces estampadas TVS.

    A prova é esse vídeo do programa Flávio Cavalcanti. Acredito que seja de 1986, ano em que o Flávio faleceu. A qualidade do vídeo não é 100%, mas consegui observar o detalhe no microfone do cantor aos 6:44, quando ele segura exibindo as faces contíguas para a câmera. Confira: http://www.youtube.com/watch?v=TlPLnQre7gQ

    Outro vídeo, datado pelo blog Mofo TV como 1979, mostra a canopla da era pré-SBT no Jogo das Famílias do Silvio. De fato, o cubo era azul escuro com o "11" dentro do círculo, como você citou antes. Vejam: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=h_AjAkYOCMk

    Fico por aqui. Um abraço e parabéns pelo trabalho.
    Alex Henrique

    ResponderExcluir
  10. Hamilton, duas variantes do microfone do ''SBT'' usado por afiliadas em ''SP'' e ''PR'':

    Paraná:
    Cubo Branco com logotipo em ''3D'' do SBT e logotipo da Afiliada:
    https://www.youtube.com/watch?v=wcX82RWoYJw

    S. Paulo:
    Cubo Branco com logotipo da ''TVB Campinas'' e do ''SBT'':
    http://www.novomilenio.inf.br/santos/lendas/h0173g8.jpg

    Luis Claudio

    ResponderExcluir
  11. Eu já vi a canopla atual de 2006 do sbt com letras tortas e faltando no período em que ela era afiliada do sbt no Amazonas e também a TV a crítica usou a canopla de 1995 com a logo do sbt colorida entre 2000 e 2002 e 2004 e 2005

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas