Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15 de jan. de 2009

Trilhas sonoras de programas do SBT - II

Dando continuidade ao artigo de maior sucesso deste blog, apresentamos mais músicas que o SBT tornou marcantes, graças a seu uso como trilhas sonoras de seus programas.

PROGRAMA LIVRE
Marco da década de 90, com o comando de Serginho Groissman, além de ter sido um dos programas que mais mudou de horário na história da televisão (é que naquele tempo a Record ainda não era como hoje...), foi bastante premiado como um ótimo programa de entrevistas e auditório que era.
Usava como trilha a música Nowhere Fast, do Fire Inc. Segundo o Wikipedia, Fire Inc. foi uma banda de rock que criou e disponibilizou duas músicas para o filme Ruas de Fogo (Streets of Fire) em 1984. As duas canções nunca tiveram algum sucesso comercial.
Essa música antes foi usada como tema do Show de Prêmios do Baú da Felicidade, exibido aos domingos dentro do Programa Silvio Santos.
Vale lembrar que a música de abertura do Programa Livre não é esta; a abertura foi composta por Mário Lúcio de Freitas.

VINHETA-CALENDÀRIO
"Nós somos a TVS Canal 4, São Paulo, ZYB 855, umas das 40 emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão". Era o que dizia o locutor, antes de indicar o dia da semana, o dia do mês e o ano em que a vinheta era transmitida. O SBT transmitia 365 vinhetas diferentes todo ano, e assim foi durante anos a fio, da década de 80 e começo da de 90! A música que tocava ao fundo era Jamaican Girl, de Barry White, pela Love Unlimited Orchestra. Veja aqui e aqui.

JORNAL DO SBT
A versão da abertura do Jornal do SBT exibida em 2006 utilizava uma música que vai surpreender muita gente... exceto os que já viajaram para a Disney em Orlando! É o tema de entrada do Epcot Center! E o SBT adora mesmo o Epcot, pois a mesma trilha já apareceu em diversos jornais diferentes, como o famigerado SBT Notícias Breves.

TV ANIMAL
O game-show entre celebridades sobre bichinhos apresentado por Gugu entre 1988 e 1993, dentro do Programa Silvio Santos, e depois por Angélica (1993-1996) e Eliana (1996) tinha como música de fundo (BGM) uma música eletrônica de Giorgio Moroder que, na verdade, é uma versão de Minuet, de Johann Sebastian Bach, que parece que foi tocada em flauta de pã. Era The Duel, trilha sonora de uma obscura comédia de ficção científica envolvendo computadores, entitulada Electric Dreams, de 1984. Esse filme nunca foi lançado em DVD e mesmo em VHS é raríssimo de ser encontrado. No Brasil desconheço se chegou a ser exibido em alguma TV ou disponibilizado em locadoras, mas o clipe está no YouTube.

PASSA OU REPASSA
A gincana entre colégios/artistas/jogadores de futebol animava as tardes da galerinha... fosse no comando de Silvio Santos (quando o programa se chamava Passe ou Repasse), Gugu, Angélica ou Celso Portiolli. O programa tinha uma trilha bastante vasta, além de uma sonoplastia ágil em efeitos, claques e gags. Vamos ver algumas delas.
O quadro da torta na cara usava como trilha de fundo (BGM) The Eve Of The War (Deep Space Mix), do albúm homônimo de Ben Liebrand. Escute e tire a prova, especialmente a partir do segundo minuto de música.
Na prova final, era usada a instrumental Captain Freedom's Workout (no link, a música começa a partir de 5 minutos e 30 segundos), integrante da trilha sonora do filme O Sobrevivente (The Running Man, de 1987), composta por Harold Faltermayer.

TOPA TUDO POR DINHEIRO
Nos primeiros anos do programa, entre 1991 e 1994 em que a música de fundo ainda era Hot Hot Hot, no encerramento era tocada Do the hustle, de Van McCoy. Confira aqui. Essa música era utilizada na versão original, Tudo por Dinheiro, de 1987, e também aparece na clássica cena de Silvio Santos caindo no tanque d'água, ocorrida em 1992.

ROLETRANDO
A versão original do atual Roda a Roda fazia trocadilho com as palavras "letra" e "roleta". E tinha um tema bem bacana, melhor que o atual. Love Theme com Percy Faith.
Quando a roleta rodava, a trilha era Do It With Your Body, de 7th Wonder.

PROGRAMA SILVIO SANTOS 2008
O novo programa Silvio Santos estreou tendo por tema Caliente, de Pat Badon. A música caiu em desuso, no entanto, pois deu-se preferência a ressuscitar o bom e velho Ritmo de Festa, do Topa Tudo por Dinheiro.

Esperamos encontrar mais músicas em breve.

Agradecimentos:
Adriano Silva, pelas informações a respeito das trilhas do Programa Livre e do TV Animal
Levy Fioriti, pela informação a respeito da trilha do Jornal do SBT
Guilherme Guidorizzi pela informação a respeito da trilha do Topa Tudo por Dinheiro
Fabrício e Cacá Barbosa pela informação a respeito da trilha do Programa Silvio Santos 2008
Deivisson Lopes pela informação a respeito da trilha do Roletrando
Marcel Pazzin pela informação a respeito do tema do TV Animal
Marcelo Ambrósio, pelas informações a respeito das trilhas do Passa ou Repassa
Guga de Oliveira, do site Papo de TV, pela informação a respeito da trilha da roleta do Roletrando.


Estamos preparando um artigo completo sobre o Passa ou Repassa. Um dia vocês verão...

Colaborou Jorge Luis Monteiro

35 comentários:

  1. Sobre o tema de fundo do TV Animal, eu encontrei o video no youtube com a música:
    http://www.youtube.com/watch?v=1HVxZ-V8z6c

    ResponderExcluir
  2. A música atual do PSS: http://www.4shared.com/file/65462934/58e4773d/Pat_Badon_-_Caliente.html?s=1 (Pat Badon - Caliente)

    ResponderExcluir
  3. Pô, Hamilton, era prá eu ter escrito há mais tempo, mas sempre há uma oportunidade. Parabéns pelo "Baú do Silvio"; tem muita informação, um design bastante agradável. Vida longa; os admiradores do homem do baú agradecem.

    ResponderExcluir
  4. preciso saber qual e o nome da cantora ou da musica internacional tema do programa tentação do bau será posivel me dar essa informação ficaria muito grato .
    washingtonh2o@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Alguem saberia me dizer quais eram as trilhas sonoras utilizadas no filmete " A Semena do Presidente"?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Só agora que achei esse blog. Muito bom, bem bolado, bolado!(Como diria o nosso Sílvão)
    Agora uma sugestão de acréscimo: Se eu não me engano, no Passa ou Repassa também foi utilizada a música You Are The One do A-ha, como entrada de bloco.

    ResponderExcluir
  7. Graças ao blog, pude descobrir que uma das músicas utilizadas como trilha sonora no programa A Semana do Presidente no tempo dos presidentes Fernando Collor, Itamar e Fernando Henrique era a música Dervish D, de Vangelis Papathanassiou. Agora eu gostaria de saber qual música era utilizada na época do presidente Sarney, alguém saberia dizer?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. No HOT HOT HOT faltou falar de Buster Poindexter. http://www.youtube.com/watch?v=nrhf_zgtmAg

    ResponderExcluir
  9. Olá Hamilton!

    Saberia me dizer qual é a música utilizada nesta vinheta?
    http://www.youtube.com/watch?v=aI8Nw6MCrdY

    Abraços
    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, se vcs querem descobrir algum som, tentem no site MIDOMI. lá vcs descobrem os sons só dando play neles e deixando rolar o som. enjoY!

    ResponderExcluir
  11. a musica nowhere fast no programa livre não era a abertura mas sempre tocava no inicio qdo o serginho anunciava as atrações!!! mas tava querendo saber qual era a musica e o site ajudou!!!!

    ResponderExcluir
  12. Cara, tem como vc postar o nome da musica da vitória do Viva a Noite e do Domingo legal nos anos 90?, Se Puder, obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Sou fã de todos os programas do SBT, inclusive de um programa chamado XAVECO, anteriormente apresentado pelo mestre da TV Brasileira Silvio Santos. O programa foi re-apresentado em 2003 por Celso Portioli, e reprisado em 2004. Gostaria de saber, qual é o nome da música de abertura deste super programa. Desde já agradeço a atenção de todos.

    ResponderExcluir
  14. Realmente tenho que postar meus parabens. Excelente trabalho de pesquisa que me permitiu quebrar um enigma de anos: o funky bass do roletrando executado pelo 7th Wonder. Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Também gostaria de saber o nome da música de abertura do Programa XAVECO? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tema de abertura do Programa Xaveco com Celso Portiolli - LAWRENCE- CANDLE IN THE WIND - https://youtu.be/jL9MhOuRLUI

      Excluir
  16. Boa noite amigo.
    Faz algum tempo que procuro uma musica muito marcante que tocava aos domingos no sbt,acho que nos anos 80 ela é instrumental e romantica, enquanto tocava, tinha umas imagens tipo borboletas voando, eu era criança, más tenho muita saudade e vontade de ouvi-la. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior Dias, a música é The Magnetic Sounds - Wigwam.

      Excluir
  17. olá pessoal... gostaria de baixar o tema de abertura de qual é a música. Alguem poderia me ajudar.

    Grata!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber o nome da musica que aparecia quando (em 1986 ou 1987) no programa de calouros do Silvio tinha um concurso de gogo boys, o caras dançanvam tipo clube de mulheres lembra era uns caras fortoões a musica era um hi-energy.Manda o nome da musica p meu e-mail por favor joaopontesjr2013@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, vc conseguiu o nome da musica, tb vivo tentando encontrar e nada

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. Outra música do Passa ou Repassa: a música que tocava na primeira gincana, na terceira versão, com o Portiolli, é a música Satch Boogie, do Joe Satriani

    ResponderExcluir
  20. ALGUÉM SABE O NOME DE UMA MÚSICA BEM AGITADINHA E COM VOCAL FEMININO QUE TOCAVA NO PROGRAMA SHOW DE CALOUROS, ENQUANTO ALGUMAS MODELOS DESFILAVAM NO PALCO???

    ResponderExcluir
  21. o programa do silvio santos de domingo tem uma musiquinha animadinha de fundo que fica tocando sem parar, tem umas cornetinhas que fazem a melodia.. alguém sabe que música é essa? não é a música de abertura e nem a de encerramento do programa, é uma trilha que fica de fundo durante o programa

    ResponderExcluir
  22. A vinheta de calendário tinha duas trilhas a de Jamaican Girl, de Barry White e tinha outra , qual é ?

    ResponderExcluir
  23. Alguém sabe o nome dessa música usado no passa ou repassa 2016? https://www.youtube.com/watch?v=0zlhi2KK2jU

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber se alguém conhece a música que toca quando rodam a roleta do roda a roda jequiti. É uma música eletrônica, e não acho em lugar algum. Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  25. E essa do sábado animado antigo?
    https://www.youtube.com/watch?v=KvjNw5nDCRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Meu nome é Bruno a música é A.Khachaturyan- Gayaneh (Sabre Dance)

      Excluir
  26. O filme Electric Dreams, que contém a música tema do TV Animal, foi exibido e creio que bastante reprisado no próprio SBT, no Cinema em Casa dos anos 80 e 90.

    ResponderExcluir
  27. eu gostaria era dos efeitos sonoros que tinham no passa ou repassa era muito engraçados.

    ResponderExcluir
  28. A versão instrumental do programa tentação foi o "Money" do filme Cabaret de 1972

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas