Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

20 de nov. de 2011

SBT 30 anos - Top 8 programas que tiveram vida curta

1 - Você é o Jurado, com Supla (2007) - O programa era uma espécie de concurso de calouros, do tipo "vale-tudo", mas quem julgava os candidatos eram telespectadores, por telefone. Ratinho, que buscava um novo formato, comandou a atração entre março e agosto de 2007. Em outubro de 2007, o programa reestreou, com apresentação de Supla. Essa nova versão durou pouco, bem pouco: apenas um programa foi exibido. A direção era de Caco Rodrigues. Gravado no Complexo Anhanguera.



2 - SBT Notícias (1995) - Tinha como proposta ser um jornalístico que revolucionaria o método de apresentação e condução dos telejornais no Brasil, com os âncoras andando pelo estúdio-redação. Substituiu o Jornal do SBT por 1 mês em dezembro de 1995, sob comando de Eliakin Araujo e Leila Cordeiro - Direção Marcos Wilson. Gravado no Centro de Produções Vila Guilherme.

3 - Fórum Popular (1998) - Um tribunal em que pessoas apresentavam seus problemas (geralmente de pequenas causas). A novidade ficava por conta do cenário em 360 graus e as câmeras permaneciam escondidas. Nem o público nem Ney Gonçalves Dias aguentaram o programa, que saiu do ar após 1 mês - Direção Albert Lewitinn. Gravado no Complexo Anhanguera.

4 - Como Funciona (1988) - Uma proposta excelente de desvendar os mais complexos centros de produção do país fora apresentada por 3 meses nas madrugadas de sexta em 1988. Com o saudoso José Roberto Rocha os telespectadores puderam conferir como funciona, entre outros assuntos, uma emissora de TV e a construção de um avião. O programa que mostrou o funcionamento de uma televisão é histórico, pois mostrou todos os bastidores do SBT, e suas imagens até hoje são aproveitadas em especiais da emissora. Direção Marcos Resende.



5 - Programa Silvia Poppovic (1990) - A renomada apresentadora e entrevistadora estreou na TVS em 12/03/90 com um programa de fórmula que já fizera sucesso na Rede Bandeirantes, de onde vinha. Com a concorrência da novela Pantanal, da Rede Manchete e a falta de tradição as segundas-feiras (o programa substituíra o humorístico Veja o Gordo - e "Hebe" ainda era exibido as terças), o programa saiu do ar em setembro devido a baixa audiência. Direção Carlos Franco / Marcos Resende. Gravado no Teatro Silvio Santos.



6 - First Class (1996)- Um talk show chic, elegante, para pessoas afins. Infelizmente a grande maioria não era assim. Marilia Gabriela, Augusto Nunes e Zé Simão viram sua (até boa!) proposta sair do ar em cerca de 3 meses após atingir baixíssimos níveis de audiência no horário nobre do SBT. Direção Ninho Moraes. Gravado no Complexo Anhanguera.



7 - Brava Gente (1996-97) - Um dos poucos casos que, com persistência, poderiam dar certo. O sitcom que retratava o dia-a-dia de uma família tipicamente paulistana e seus vizinhos, apresentado entre outubro de 1996 e comecinho de janeiro de 1997, com Marcos Caruso, Jandira Martini, Osmar Prado e Flávia Monteiro poderia ter dado certo e se consagrar na teledramaturgia da emissora. Direção de Roberto Talma e texto de Marcos Caruso e Jandira Martini. Gravado na produtora Fábrica de TV.

8 - Não Pergunta que Eu Respondo (1993) - Muita garganta para pouca graça. Foi o resultado da curta participação de Agildo Ribeiro no Sistema Brasileiro de Televisão. Com personagens pouco interessantes e fazendo entrevistas insossas, que, de engraçado só o sorriso amarelo dos entrevistados, não repetiu o sucesso do Cabaré do Barata, que Agildo apresentou na Manchete. Direção João Loredo. Gravado na Cidade da TV do Sumaré.



Você certamente deve se lembrar de outros programas que duraram pouco tempo na grade do SBT, não é mesmo? Vários deles não couberam na nossa lista. Comente!

6 comentários:

  1. Faltou o "Telefone e Ganhe",q a Helen Ganzarolli apresentou por apenas um dia.

    ResponderExcluir
  2. No dia da estreia do Você é Jurado com o Supla, ele peregrinou pelos programas do sábado, tudo ao vivo. Magrão apostava nele com apresentador desse programa, após a saída do ar da 2ª versão do Viva a Noite... não deu.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostava muito do First Class. Talvez o grande erro foi ser um programa muito sofisticado, direcionado a um público que não assiste SBT.
    Lembro que eles já liam e-mails e davam dicas de internet no programa. E claro: quem tinha internet aquela época eram os mais favorecidos. Ou geeks.

    ResponderExcluir
  4. O Melhor do Ratinho também, que você lembrou no twitter. hehe

    ResponderExcluir
  5. Lembro de alguns programas apresentados por Silvio Santos que duraram pouco tempo:
    *Casamento a Moda Antiga: Começou em 11 de dezembro de 2005 primeiro aos domingos, após a sessão de filmes "8 e Meia no Cinema" e depois as quartas feiras e terminou em 29 de março de 2006 substituído que foi pelo Talent Show "Ídolos", aliás não teve um "programa de despedida" e nem sei se o pessoal que ficou na casa dos noivos após a exibição do último programa se casou ou não (tomara que sim). Gostava de assistir o Casamento à Moda Antiga e ficava na expectativa e na torcida para que o maior número possível de casais ficasse junto e se casasse.
    *Quem Manda é o Chefe: Começou em dezembro de 2008 e acabou em janeiro de 2009, o formato era parecido com o "Programa Sete e Meio" que o próprio Silvio Santos já havia apresentado entre 2002 e 2004. Oito participantes respondiam perguntas sobre conhecimentos gerais, um deles era eliminado ao final de cada rodada e aquele(a) que arrecadasse o maior valor em dinheiro ao final da primeira parte era considerado o chefe e esse(a) decidia como repartia o montante (geralmente mais de 120 mil reais) com os demais participantes. Era um bom programa para se testar os conhecimentos principalmente naquela parte das operações matemáticas, até hoje não entendi porque só durou apenas dois meses. Em tempos de crise econômica que estamos vivendo e como muitos brasileiros estão desempregados e precisando de dinheiro se eu fosse SS voltaria a fazer o Quem Manda é o Chefe nem que fosse um quadro do Programa Silvio Santos (se bem que o "Bolsa Família" também no PSS é uma boa ideia).
    *Um Milhão na Mesa: Patrocinado pela Nestlé, ficou no ar de setembro a dezembro de 2011, dependendo do tempo do programa uma ou duas duplas participavam e respondiam sete perguntas sobre conhecimentos gerais, mas tinham que responder as perguntas colocando os maços de dinheiro na bandeja com a resposta que achavam correta (eram 4 bandejas) podendo até mudar de resposta em último caso. As duplas já começavam jogando com 1 milhão de reais e o objetivo era continuar com o prêmio até a última pergunta, ouvi falar que o programa teria uma segunda temporada em 2012... pois é, já estamos em 2016 e nada do Um Milhão na Mesa voltar. Ninguém conseguiu ganhar 1 milhão de reais, o maior prêmio pago foi de 600 mil reais.

    ResponderExcluir
  6. P.S.: Lembrei do Jogo Duro (programa de debate sobre futebol apresentado pelo radialista Jorge Kajuru em 2006). Ok! Silvio Santos não quer trazer o futebol de volta para o SBT, mas poderia ao menos fazer um programa como o "Placar Eletrônico" que a Globo fazia entre 1991 e 1997, com um resumo esportivo, claro que com ênfase para o futebol: Campeonato Brasileiro Séries A e B, Libertadores da América, Sul-Americana, Copa do Brasil, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, mas também falando das demais modalidades como voleibol, basquete, natação, atletismo, etc. Bem como os eventos esportivos futuros como os Jogos Olímpicos de Inverno e a Copa do Mundo ambos em 2018, os Jogos Pan-Americanos de 2019, jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa, Futebol Feminino e os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Poderia muito bem utilizar a Luize Altenhofen e o Bruno Vicari para apresentar e fazer comentários sobre as notícias do mundo do esporte e convidar os telespectadores a participarem pelas redes sociais. No "SBT Brasil" é feito um quadro de esportes, mas por que não tentar fazer um programa próprio sobre esportes em geral? Vai que dá certo!

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas