Vejam que cenas raras foram postadas no YouTube recentemente: tratam-se de imagens de Silvio Santos em movimento, como anfitrião e mestre-de-cerimônias do lançamento do filme de Mazzaropi "
O Puritano da Rua Augusta", em 25 de janeiro de 1965, no palco-tela do
Cine Art-Palácio, na Avenida São João, na região da Cinelândia Paulista.
Essas imagens foram resgatadas há alguns anos e estão nos extras do filme, lançado em DVD na coleção com toda a obra cinematográfica de Mazzaropi.
Na época, Silvio era um "popular cartaz da televisão", como anuncia o narrador do cinejornal. Os filmes de Mazzaropi atraíam multidões para as sessões, e a inaugural era sempre no aniversário de São Paulo.
Um registro curioso e histórico de Silvio atuando fora dos palcos da televisão, dando seu nome e seu carisma à apresentação de um evento em que as grandes estrelas eram Mazzaropi e o elenco do seu filme (do qual participou Marly Marley, comadre de Silvio)
Atualmente, a região da Cinelândia, que concentrava uma série de cinemas e teatros de espetáculos, está completamente degradada e abandonada. O único cinema a apresentar filmes do circuito comercial é o Cine Marabá, resgatado pela companhia PlayArte. Os demais fecharam, transformaram-se em igrejas evangélicas ou em cinemas pornô, como é o caso do outrora imponente Cine Art-Palácio, cuja arquitetura é assinada por Rino Levi.
A própria Rua Augusta já não tem mais o ar boêmio de outrora e em sua parte baixa, próxima à região da Consolação, as casas noturnas aos poucos são substituídas por lançamentos imobiliários residenciais e de escritórios.
Amácio Mazzaropi faleceu consagrado como grande artista e cineasta, um dos maiores nomes da comédia e do cinema brasileiros de todos os tempos, porém suas obras merecem mais reconhecimento e mais revisitação. Em 1966 recebeu o Troféu de Simpatia Popular oferecido pelo Programa Silvio Santos.
Quanto a Silvio Santos, é a nossa tarefa, desejo e vontade fazer com que sua obra, sua vida e seus feitos não sejam jamais esquecidos. E, como é o caso, sejam também redescobertos.