Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

11 de fev. de 2013

Lincoln Town Car 1993: o carro do Silvio Santos

Seguramente, de todos os carros que Silvio Santos teve durante a vida, o mais famoso deles foi o carro branco com o teto verde, único no Brasil, com o qual o animador se deslocava de casa para o trabalho e para seus compromissos.

Emplacado com o número 9999, o mesmo de seu antigo Camaro LTD 1975, e na mesma cor branca daquele carro, era o Lincoln Town Car Signature Series Jack Nicklaus 1993.



Vamos destrinchar a história deste automóvel.

Foi fabricado em 1993 nos Estados Unidos pela Lincoln, divisão de automóveis de luxo da Ford. Na publicidade da época, a montadora ironizava suas rivais Oldsmobile e Cadillac e até mesmo a Ferrari, usando o slogan "Lincoln: What a luxury car should be" ("Lincoln: como um carro de luxo deve ser").

O modelo do veículo é Town Car, versão Signature Series Jack Nicklaus. O Lincoln Town Car foi produzido entre 1981 e 2011. Já a versão Signature Series era considerada de nível médio quanto ao acabamento e opcionais, sendo a versão Executive a básica e a Cartier a top de linha. Porém, a versão Jack Nicklaus era igual ou superior à top de linha, pois se tratava de uma versão especial e comemorativa, com diversos itens personalizados, como emblemas externos, cobertura de lona no teto, som estéreo (que Silvio muito utilizaria para ouvir seus cassetes de Julio Iglesias) e bancos de couro brancos. Foi produzida entre 1991 e 1993.

Jack Nicklaus é considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos e a edição especial do Town Car foi totalmente produzida pela Lincoln em seu tributo.



Diversos componentes eletrônicos, freio ABS, motor oito cilindros de 4,6 litros e transmissão automática faziam deste carro um automóvel sem igual no Brasil. Ainda mais naquele período em que o país saía da inflação e começava a abrir seu mercado, recebendo os primeiros carros importados.


É claro que o carro chamava atenção por onde passava. Silvio utilizou seu carro durante anos, não se importando com o assédio. Andava sozinho, dirigindo o veículo. Ia às reuniões da escola das filhas com aquele carro, ao Jassa, sem nenhuma queixa. Nem mesmo os episódios do sequestro de Patrícia e de seu próprio sequestro o fizeram deixar de lado o automóvel.

Mas o carro foi ficando antigo e, talvez dificuldades de manutenção ou mesmo a preocupação com segurança fizeram com que Silvio fosse usando menos o carro. Passou a ser visto dirigindo um Volkswagen Bora ou um Chevrolet Omega.

Em 2008, o Lincoln Town Car foi aposentado. Tempos depois foi descoberto estacionado na garagem do SBT na Anhanguera, sob uma capa protetora.


Sabedor do encanto que o carro trazia a quem o avistava e prontamente o identificava como o "carro do Silvio Santos", tendo se tornado um ícone característico de sua persona, tanto quanto seu sorriso e seu microfone, Silvio resolveu dar uma aposentadoria honrada ao seu companheiro de mais de 15 anos, colocando-o em lugar de destaque na Galeria da Fama, no hall de entrada dos visitantes na sede do SBT.


Nas fotos abaixo, tiradas pela equipe do blog O Baú do Silvio em 2012, vemos de perto alguns detalhes deste belíssimo automóvel.





9 comentários:

  1. Esse carro mexe comigo, ele desde que sou pequeno tudo relacionado ao Silvio e a esse Lincoln fabuloso eu acompanho, ele passou por pelo menos 2 reformas, uma creio que por 2005 ou um pouco depois e outra antes de voltar em partes ou que era para ser exposto ai no Hall da fama, pode-se ver este Lincoln sem o vinil verde no teto em uma gravação feita pelo panico no programa Family Feud para o Teleton acho que em 2008, no qual o panico mostra o carro no vaga decorada com o nome do Silvio e ele aparece sem o vinil verde no teto e meio sujo e na segunda restauração quando aparece na vaga do SBT já com o vinil verde no lugar, quando muitos se perguntavam o que havia acontecido com o carro, só que deixaram alguns furos como podemos ver nas primeiras fotos quando ele ainda era original sem sofre nenhuma reforma vinil contorna as ortas na parte de cima fazendo com que ao longe pareça um conversível e outro detalhe quase imperceptível e o ornamento do Capô que é em forma de um mira em pé que esta quebrado, algum curioso deve ter mexido, coisa que em fotos anteriores e disponível na internet pode-se notar que tinha no carro mesmo depois de estar no hall da fama. Pessoal tem mais alguma foto ou história ai desse carro que ainda não circula na net??? Tira umas fotos do interior do painel com a km rodados ou melhor milhas rodadas.

    Formidável a Materia.

    ResponderExcluir
  2. Mas uma coisa que tenho duvida, o Silvio comprou ele depois do Camaro branco ou teve mais algum carro entre eles e o paradeiro desse Camaro alguém sabe?Fiquei sabendo que um apreciador e fã do Silvio que comprou mas é verdade? Esse Lincoln o Carlos Alberto de Nóbrega e o Ratinho já tentaram comprar mas o Silvio não vende e só uma correção no texto o Silvio não andava com um Bora e sim com um Passat alemão Azul v6 blindado que era da Patricia(Inclusive aparece nas imagens da JN quando ela chega em casa chorando após o sequestro de 2001) e o Omega Verde que ganhou da Chevrolet no Roda a Roda Chevrolet acho que de 2006.

    ResponderExcluir
  3. É bacana conhecer mais sobre a vida dele, o Silvio é muito humilde e tem muita coisa pra ensinar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca vou esquecer o dia, acho que foi entre 1997 ou 1998 era um domingo e estava eu no banco do passageiro do carro de um amigo quando paramos no sinal vermelho um lincoln branco para ao meu lado e um simpático senhor com os vidros abertos olha pro lado e da um imenso sorriso. Não tive reação, apenas quando o sinal abriu caiu a ficha de que era Silvio Santos. Pena que nesse tempo não existia o seilfie e a máquina digital para registrar esse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Silvio Santos!
      Que Deus lhe dê vida longa. É um exemplo de família e um grande empreeendedor.

      Excluir
  5. anônimo:Onde foi parar o táxi do gugu queremos ver também onde foi parar o carro

    ResponderExcluir
  6. Sem sombra de dúvidas, Silvio Santos é o ícone do nobre empresário brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Provavelmente não foi por falta de peças que o Sílvio decidiu encostar o Lincoln, afinal apesar de ser um modelo de luxo ainda tem uma mecânica relativamente simples.

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas