Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

5 de fev de 2008

As Vinhetas do SBT

Conforme prometido, continuamos agora a saga em três posts das vinhetas da TVS/SBT.

1989 - Quem Procura Acha Aqui - http://www.youtube.com/watch?v=SxfcibyPm3M
Já mostramos no post anterior a versão TVS do jingle. Com a emissora assumindo de vez o nome SBT, Mário Lúcio de Freitas fez as devidas alterações e também foi trocado o logotipo no filme. De resto, a vinheta é a mesma, como também é a mesma cópia quase fiel da campanha Let's All Be There da NBC: http://www.youtube.com/watch?v=-6CM3gp9gRQ

1990 - Vem que é bom - http://www.youtube.com/watch?v=IWi07YUs2NQ e http://www.youtube.com/watch?v=4mok0_vPUcUO
O novo jingle e o novo slogan seguem o sucesso do Quem Procura Acha Aqui, que é até citado na letra do novo tema. A idéia é a continuidade, nada de imitar a Globo com computação gráfica abstrata e sem sentido; ao contrário, sorrisos, alegria e os artistas da casa. As atrações (incluindo séries, filmes e Chaves) aparecem em edição ágil. São exibidos os estúdios dos programas com ares de bastidores: Hebe, Corrida Maluca, A Praça é Nossa, Sérgio Mallandro, Show de Calouros...
Trata-se de uma cópia da campanha Come Home to the Best, Come to NBC de 1987-88 - http://www.youtube.com/watch?v=cDC5E_H-qEA e http://www.youtube.com/watch?v=t-Qo2RW6_yg, com destaque para, além do jingle, Alf, Cheers, The Cosby Show, Miami Vice e o pentágono de computação gráfica, sobre o qual é inserido o símbolo da emissora. Ah, e as fitinhas coloridas foram tiradas de uma vinheta de outra TV americana, a ABC.

1992 - Aqui Tem - http://www.youtube.com/watch?v=P_CfnHuCdCA
É um videoclipe gravado num estúdio parecido com o do Programa Livre, diante de um videowall (na verdade não era um videowall, pois esse equipamento era caríssimo. Foi o Gugu quem trouxe do Japão uma adaptação mais barata, feita com monitores de TV sincronizados). Silvio, como sempre, não participa dessas gravações. Destacam-se os humoristas da Praça, Jô Soares, Boris Casoy, Vovó Mafalda e Eliana, a estrelinha emergente, além dos contratados mais recentes Serginho Groissman, Lilian Witte Fibe e Miele. Também aparece com destaque a equipe do Aqui Agora.
Mais uma vez a NBC foi imitada nesta campanha. É a versão tupiniquim de The Place to Be, da NBC de 1990 - http://www.youtube.com/watch?v=ETAL55ySNXw. Note que o SBT colocou Feliz interpretando o maestro no lugar de Bill Cosby e deu grande destaque ao comediante Tutuca, que fazia o papel do Chefinho no quadro da Dona Dadá na Praça. De todas, esta é a vinheta menos fiel à original; digamos que foi só uma "mera inspiração", desta vez.

1993 - Se Liga no SBT - http://www.youtube.com/watch?v=JySswK8EJm4
Essa vinheta é muito diferente de tudo o que já vimos no Brasil. Adotou uma linguagem videoclíptica, usando como trilha uma versão da música Get Ready, do Temptation. Ela não enjoa, dá vontade de assistir várias vezes! Uma boy band canta enquanto animações coloridas e transições de imagem dão um show. Quem abre o clipe é a Elke Maravilha, exibindo dotes de cantora lírica; mais uma vez, destaque para os comediantes da Praça, Maria Thereza, Nerso da Capitinga e Ronald Golias; Angélica, a nova contratada, com Eliana e a Vovó Mafalda, na saudosa programação infantil; Nuno Leal Maia e outros atores do núcleo de novelas; Leila Cordeiro e Eliakin Araújo, casal 20 da emissora; o futebol com a Copa do Brasil e o comentarista Telê Santana; cenas da olimpíada de Barcelona-92. Das portas que se abrem saem outras estrelas como a Mara, a Hebe, o Guarda Juju, personagem de Theobaldo, da Praça; Gugu; Nelson Rubens; a equipe do Aqui Agora... em seguida, a vinheta avisa: "Humor", e na tela saltam pessoas com cabeça de televisor dançando, Pica-Pau, Pernalonga, Chaves, Silvio Santos... O baixo e a guitarra indicam: "SBT Informação", com cortes rápidos dos telejornais da rede. Aí aparecem cenas dos filmes programados e, em seguida, microfones com abafadores de espuma colorida, característicos do SBT da época, caem do céu e são apanhados no ar pelos apresentadores. Fim!
Com essa estética multicolorida, "brega tropical", segundo críticos de TV, mas que guarda muita semelhança com aqueles vídeos velhos de curso de inglês, o SBT fez uma duplicata perfeita da campanha Get Ready from CBS, de 1990, em que aparecem estrelas como Whoopy Goldberg e Roseane Barr - http://www.youtube.com/watch?v=eBx6k3iNv-Q

1995 - Fique Ligado - http://www.youtube.com/watch?v=SU8FRSlBYPM
Se a campanha anterior já era fantástica, esta não é menos impressionante. Foram feitas duas versões com mudança apenas no áudio: numa delas eram os artistas da casa quem cantavam (Mário Lúcio, você participou desta também? Fale pra nós!). O jingle é muito legal e dá pra cantarolar o dia inteiro. Os artistas da emissora cantam que o Brasil está ligado no SBT. Destaques para Ronald Golias e Carlos Alberto; Leila Cordeiro, Eliakin Araújo e os filhos; Marcos Caruso, Irene Ravache, Tarcísio Filho e outros atores do núcleo de novelas; Otávio Mesquita; Eliana no cenário do Bom Dia & Cia.; Gugu com as bailarinas do Domingo Legal; Sérgio Mallandro na Vila do Mallandro; a equipe do Aqui Agora; Jô Soares; Silvio Santos no auditório do Topa Tudo; Vovó Mafalda; Denise Fraga no guarda-roupa da emissora; Angélica; Serginho Groissman; Hebe... no final, as letras S, B e T e as "salsichas coloridas" chegam voando e formam o logotipo da emissora.
É mais uma imitação de uma campanha da TV americana, desta vez a ABC, e mais uma vez da temporada 1990-91 (http://br.youtube.com/watch?v=ToiG3mgwVeE), que destacava originalmente produções que viraram clássicos da TV a cabo do final dos anos 90, como America's Funniest Home Videos, MacGyver, Full House, Perfect Strangers, Who's The Boss? e Wonder Years (Anos Incríveis). Não importa, o que fica são é a certeza de que o SBT estava no auge, fazendo cada vez mais sucesso e com um elenco excelente.

1998 - A cara do Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=7n3nKliUIJs
Neste ano o SBT já estava instalado no CDT da Anhangüera. Destaques para o programa do Sérgio Reis; as transmissões esportivas da Fórmula CART e da Copa de 98; o primeiro Teleton; o Notícias da Última Hora; Rodolfo e ET e o logotipo furta-cor adotado após os 15 anos da emissora em substituição às barrinhas coloridas. Ainda aparece o Ratinho, que acabava de ser contratado da Record, numa participação no Domingo Legal. Ele ainda não tinha estreado seu programa. Nenhuma gravação foi feita exclusivamente para a vinheta, são apenas cenas editadas.
Essa vinheta não era plágio de nada, até aparecer a última animação do logo da emissora, que é uma cópia do logo da NBC da campanha Come Home to NBC (vídeo lá linkado no post anterior).

2000 - Na nossa frente só você - http://www.youtube.com/watch?v=VYeKRqrA-sg
O SBT deixa de adotar a estética multicolorida típica dos anos 90 para fazer uma campanha mais sóbria. Ainda assim, o mote do maestro regendo a orquestra de televisores é batido e já apareceu várias vezes nas campanhas da NBC dos anos 80. A música é aquela velha conhecida, usada até hoje na espera dos telefones da emissora.Destaques do vídeo: Jacky Petkovic no Bom Dia & Cia.; Celso Portiolli no Passa ou Repassa; SBT Repórter com Hermano Henning; Filó e o Ô Coitado; Silvio Santos emocionado no Em Nome do Amor; Dercy Gonçalves; Chiquititas; filmes da Warner e, claro, o Show do Milhão, maior sucesso do final do século XX.

2001 - 20 anos do SBT - http://www.youtube.com/watch?v=wWtqs-QfL2o
Esse vídeo é realmente histórico, misturando imagens de arquivo, inclusive a cena do discurso de Silvio na assinatura da concessão dos canais da antiga Tupi, que correspondem ao nascimento do SBT, em 19 de agosto de 1981, cenas das vinhetas velhas e cenas dos programas que estavam na grade na época. Todos conhecem bem esta vinheta, razão pela qual mencionarei apenas os programas antigos que aparecem: Canta & Dança com Carla Perez (OK, esse programa não era velho, estava na grade, mas hoje em dia convém lembrar que um dia ele existiu...); Show Sem Limite com J. Silvestre; o Almoço com as Estrelas de Airton e Lolita Rodrigues; Cocktail com Miele (e com as garotas Tim-Tim e as garotas-Estados, claro...); Costinha no humorístico Hoje Show Eu; Musicamp com Christina Rocha e Wagner Montes; Programa Flávio Cavalcanti com o próprio; Aqui Agora; Documento Especial Televisão Verdade; Sessão Desenho no Sítio da Vovó; Mariane; Elke; Moacir Franco Show; Pequenos Brilhantes (estava na grade em 2001); Viva a Noite; Show Maravilha; Ô Coitado; Empório Brasileiro com Rolando Boldrin; Domingo no Parque; Alô Christina e O Preço Certo com Christina Rocha; Bozo e, por fim, o Jornal do SBT com Lilian Witte Fibe.
Acho importante ressaltar a aparição de Aracy de Almeida, Christina Rocha e Carlos Alberto de Nóbrega, com vários humoristas na Praça, demonstrando, de certo modo, o agradecimento de Silvio e do SBT para esses artistas que lhe foram fiéis durante muitos anos de carreira, principalmente Carlos Aberto, que sempre foi um dos melhores amigos de Silvio Santos.
Quanto ao resto do vídeo, descrevê-lo nem valeria a pena; as imagens e a música valem muito mais do que as palavras. Depois da campanha dos 20 anos entendo que o SBT começou uma lenta queda, resultado de uma crise econômica muito grave que provocou cortes e descuidos na qualidade da programação, sentidos até hoje pelos telespectadores. Mas a própria emissora dizia em uma vinheta: "com crise, se cresce". E é o que esperamos.

Continuaremos falando de vinhetas em breve... faltam aquelas que mexeram com as emoções das crianças... sabe quais são?

Agradecimentos: YouTube (especialmente agconline, por postar várias vinhetas), TeleHistória, TudoSobreTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas