Agora sim vamos dar um desfecho à trilogia das vinhetas interrompida pela saga dos microfones do Silvio Santos, aliás, um assunto muito curioso.
Já analisamos minuciosamente as vinhetas institucionais da TVS e do SBT, procurando dar crédito aos artistas e programas que foram apresentados, bem como os respectivos links para o YouTube.
Chegou a vez de falar de vinhetas especiais, que mexiam com as emoções do público telespectador.
anos 80 - Encerramento das Transmissões - http://www.youtube.com/watch?v=lePTHbNuTr4
Da tela da televisão surge o mapa do Brasil visto do espaço. Um satélite despeja o sinal do SBT sobre as cidades em que a emissora opera, identificadas por pontos de luz no mapa. Muitas crianças tinham muito medo dessa vinheta ou não entendiam nada, fazendo as mais bizarras interpretações. Umas achavam que o Brasil estava pegando fogo e o satélite era um chuveirinho, jogando água, enquanto outras simplesmente achavam que o satélite era uma lata velha com a tampa aberta derramando algo sobre a Terra... desde 1996 essa vinheta não é mais exibida.
anos 80 - A mensagem do Senhor - http://www.youtube.com/watch?v=kmHXAUddxbw
Outra vinheta que dava medo, muito medo na criançada. A molecada virava a cara para o lado quando aparecia Jesus Cristo, interpretado por um ator, dando sua mensagem de paz, amor, fé, esperança, luz e união, tendo como cenário apenas a penumbra e a iluminação de um holofote. O que mais assustava as crianças era a ameaça de Cristo: "um dia vamos nos encontrar". Além disso, elas juravam de pés juntos que Jesus dava uma piscadinha, o que era ainda mais assustador.
Essa vinheta que passava todos os domingos, depois da Porta da Esperança, como um edificante momento após a exibição daquele programa emocionante.
Certa vez achei no Orkut a informação de que o ator que fez o famigerado papel de filho do Homem vive em Mogi das Cruzes, SP, mas não encontrei a citação para colocar aqui.
anos 80 - Vinheta de Natal - http://www.youtube.com/watch?v=APcvaah6YIw
Depois de ficar com medo as crianças sonhavam com a neve, os presentes e o Papai Noel. "Luz que traz/O Natal/Traga ao mundo/A eterna paz" é o jingle meigo e inocente que traz saudades a muita gente, na voz de Sarah Regina e Mário Lúcio de Freitas, que fez a produção musical (mais uma vez). As imagens são de desenho animado, e mostram uma casinha em meio à neve, com a lareira acesa e a árvore de Natal, tipicamente americana. Somente ao final surge o logotipo da emissora, como assinatura.
No vídeo "original" aparecia o símbolo da TVS, mas o vídeo continuou sendo usado até 1994, quando já surgia a locução: "são os votos do SBT". Eu digo "original" entre aspas porque esse vídeo é americano, veio não se sabe como e foi reaproveitado por aqui.
O assunto vinhetas está encerrado. Em breve postaremos mais sobre algum outro assunto curioso do SBT ou do Silvão.
NOTA
A postagem sobre as marchinhas de carnaval recebeu uma atualização ontem à noite. Recebi um e-mail de Vitor Gentil Bellot, neto do compositor Gentil Junior, que compôs Transplante Corinthiano em parceria com Ruth Amaral e Manoel Ferreira. Ele nos passou algumas informações sobre a música para enriquecer nosso blog.
AGRADECIMENTO
Valeu, Vitor Gentil Bellot! E obrigado a todos que têm visitado o blog e dado seus pitacos... Jorge Luís, Igor C. Barros, pessoal da comunidade SBT Oficial e Original do Orkut...
Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As mais lidas
-
Na lista abaixo estão todos os artistas, atores, jornalistas e apresentadores que já atuaram no Sistema Brasileiro de Televisão. Ao lado do ...
-
Este tópico que abrimos hoje estará sempre em atualização, cada vez que descobrirmos novas informações sobre as trilhas sonoras retiradas de...
-
O game-show mais famoso do Programa Silvio Santos surgiu em 1976, logo após a saída de Silvio da Globo. Era gerado pela TV Record e transmi...
-
Seguramente, de todos os carros que Silvio Santos teve durante a vida, o mais famoso deles foi o carro branco com o teto verde, único no Bra...
-
Em 1978, Silvio Santos gravava seus programas no Teatro Manoel de Nóbrega, um antigo cinema localizado na Rua Cotoxó, 1021, no bairro da Pom...
wEu não tinha visto o SBT sair do ar, mas hoje, sei muito bem o porquê, é fazer uma pequena pausa da programação e um tempo necessário para despertar para um novo dia e uma nova vida! Um abraço!
ResponderExcluire a abertura das trasmissões da TV Record, nos anos 90? o narrador da Igreja Universal dizia: "em meio às dificuldades do dia-a-dia, a Rede Record prepara você para um novo dia de conquistas e de vitórias. No ar..."
ResponderExcluirSe não me falha a memória, na primeira metade dos anos 80 existia uma versão mais antiga dessa vinheta de encerramento das transmissões. Ela era parecida com essa, mas em vez de o satélite fazer esse "chuveiro", ele soltava 5 raios (um de cada vez), e cada um acendia uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-oeste). Pena que nunca achei esse vídeo na Internet.
ResponderExcluirOi amigo nao era chveiro era um satélite que mostrava as cidades
ExcluirEssa do Natal me deixava meio triste e meio feliz ao mesmo tempo, sei lá... A música era tão serena...
ResponderExcluirEssa que passava Jesus ajoelhado realmente me deixava com medo quando eu era criança.
ResponderExcluirHavia um vídeo sobre o Rio de Janeiro também que passava de forma recorrente todos os dias de manhã, beeeem cedo (era a primeira exibição do canal, depois que o sinal "entrava no ar"). Alguém lembra e sabe se existe registro disso?
ResponderExcluir