Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

13 de fev. de 2008

Vinhetas do SBT - última parte

Agora sim vamos dar um desfecho à trilogia das vinhetas interrompida pela saga dos microfones do Silvio Santos, aliás, um assunto muito curioso.

Já analisamos minuciosamente as vinhetas institucionais da TVS e do SBT, procurando dar crédito aos artistas e programas que foram apresentados, bem como os respectivos links para o YouTube.

Chegou a vez de falar de vinhetas especiais, que mexiam com as emoções do público telespectador.

anos 80 - Encerramento das Transmissões - http://www.youtube.com/watch?v=lePTHbNuTr4
Da tela da televisão surge o mapa do Brasil visto do espaço. Um satélite despeja o sinal do SBT sobre as cidades em que a emissora opera, identificadas por pontos de luz no mapa. Muitas crianças tinham muito medo dessa vinheta ou não entendiam nada, fazendo as mais bizarras interpretações. Umas achavam que o Brasil estava pegando fogo e o satélite era um chuveirinho, jogando água, enquanto outras simplesmente achavam que o satélite era uma lata velha com a tampa aberta derramando algo sobre a Terra... desde 1996 essa vinheta não é mais exibida.

anos 80 - A mensagem do Senhor - http://www.youtube.com/watch?v=kmHXAUddxbw
Outra vinheta que dava medo, muito medo na criançada. A molecada virava a cara para o lado quando aparecia Jesus Cristo, interpretado por um ator, dando sua mensagem de paz, amor, fé, esperança, luz e união, tendo como cenário apenas a penumbra e a iluminação de um holofote. O que mais assustava as crianças era a ameaça de Cristo: "um dia vamos nos encontrar". Além disso, elas juravam de pés juntos que Jesus dava uma piscadinha, o que era ainda mais assustador.
Essa vinheta que passava todos os domingos, depois da Porta da Esperança, como um edificante momento após a exibição daquele programa emocionante.
Certa vez achei no Orkut a informação de que o ator que fez o famigerado papel de filho do Homem vive em Mogi das Cruzes, SP, mas não encontrei a citação para colocar aqui.

anos 80 - Vinheta de Natal - http://www.youtube.com/watch?v=APcvaah6YIw
Depois de ficar com medo as crianças sonhavam com a neve, os presentes e o Papai Noel. "Luz que traz/O Natal/Traga ao mundo/A eterna paz" é o jingle meigo e inocente que traz saudades a muita gente, na voz de Sarah Regina e Mário Lúcio de Freitas, que fez a produção musical (mais uma vez). As imagens são de desenho animado, e mostram uma casinha em meio à neve, com a lareira acesa e a árvore de Natal, tipicamente americana. Somente ao final surge o logotipo da emissora, como assinatura.
No vídeo "original" aparecia o símbolo da TVS, mas o vídeo continuou sendo usado até 1994, quando já surgia a locução: "são os votos do SBT". Eu digo "original" entre aspas porque esse vídeo é americano, veio não se sabe como e foi reaproveitado por aqui.

O assunto vinhetas está encerrado. Em breve postaremos mais sobre algum outro assunto curioso do SBT ou do Silvão.

NOTA
A postagem sobre as marchinhas de carnaval recebeu uma atualização ontem à noite. Recebi um e-mail de Vitor Gentil Bellot, neto do compositor Gentil Junior, que compôs Transplante Corinthiano em parceria com Ruth Amaral e Manoel Ferreira. Ele nos passou algumas informações sobre a música para enriquecer nosso blog.

AGRADECIMENTO
Valeu, Vitor Gentil Bellot! E obrigado a todos que têm visitado o blog e dado seus pitacos... Jorge Luís, Igor C. Barros, pessoal da comunidade SBT Oficial e Original do Orkut...

7 comentários:

  1. wEu não tinha visto o SBT sair do ar, mas hoje, sei muito bem o porquê, é fazer uma pequena pausa da programação e um tempo necessário para despertar para um novo dia e uma nova vida! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. e a abertura das trasmissões da TV Record, nos anos 90? o narrador da Igreja Universal dizia: "em meio às dificuldades do dia-a-dia, a Rede Record prepara você para um novo dia de conquistas e de vitórias. No ar..."

    ResponderExcluir
  3. Se não me falha a memória, na primeira metade dos anos 80 existia uma versão mais antiga dessa vinheta de encerramento das transmissões. Ela era parecida com essa, mas em vez de o satélite fazer esse "chuveiro", ele soltava 5 raios (um de cada vez), e cada um acendia uma região do Brasil (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-oeste). Pena que nunca achei esse vídeo na Internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo nao era chveiro era um satélite que mostrava as cidades

      Excluir
  4. Essa do Natal me deixava meio triste e meio feliz ao mesmo tempo, sei lá... A música era tão serena...

    ResponderExcluir
  5. Essa que passava Jesus ajoelhado realmente me deixava com medo quando eu era criança.

    ResponderExcluir
  6. Havia um vídeo sobre o Rio de Janeiro também que passava de forma recorrente todos os dias de manhã, beeeem cedo (era a primeira exibição do canal, depois que o sinal "entrava no ar"). Alguém lembra e sabe se existe registro disso?

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas