Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

8 de fev. de 2008

O Microfone do Silvio Santos - parte 2

Uma vez já sabido qual é o modelo e a marca do microfone utilizado pelo Silvio Santos, um Sennheiser MD 405S, já convidamos o leitor a reparar com atenção no topo do microfone, local no qual se localiza o logotipo quadrado da Sennheiser, que comprova ser esta a fábrica do aparelhinho famoso.

Agora passemos a outros assuntos não menos interessantes.

A SIMBOLOGIA DA ORATÓRIA

Estudos de comunicação audiovisual destacam a importância e a simbologia do microfone no universo de Silvio Santos. Segundo o estudo de Suzana Kilpp, professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no curso de Comunicação Digital , "há muito tempo já, o corpo eletrônico de Silvio Santos se fez voz, em relógios, em narração de histórias em CD, em outros jogos e brinquedos que são subprodutos da empresa de Senor Abravanel. Aliás, no SBT, a voz, a fala e os microfones são uma das partes importantes de sua identidade, muito mais do que as imagens e câmeras".

A análise foi retirada de um ensaio sobre o reality show Casa dos Artistas (disponível aqui), em que se destaca o aspecto personalíssimo de Silvio na condução desse programa, incluindo seu dom de orador. Além disso, o balcão que utiliza para se apoiar e o plano americano entremeado por cortes com imagens do auditório carregam no aspecto da imagem e da voz do apresentador.

O microfone grande e antiquado para os dias de hoje é "vestido" por Silvio com orgulho, senão já teria se desfeito dele. Nele estão guardadas as referências de suas origens na vida artística, como locutor de rádio. Não à toa ele sempre creditou à voz seu sucesso junto ao público.


OUTROS APRESENTADORES TAMBÉM USARAM O MICROFONE

Vamos listar aqui os felizardos que ostentaram em seus peitos, qual medalha de honra ao mérito, este símbolo da televisão.


1. CHACRINHA


Abelardo Barbosa de Medeiros também veio do rádio, mas assumiu um jeitão espalhafatoso, diferentemente de nosso herói, que sempre procurou vestir-se com ternos bem cortados. Um microfone idêntico ao de Silvio foi usado por Chacrinha durante alguns anos de sua carreira, mas com uma adaptação para afixação em seu corpo menos caprichada; porém trocou-o por outros mais modernos. Não gostava de microfones de lapela; preferindo os maiores, mais adequados à sua vestimenta estrambólica. Na Globo, no fim da carreira e da vida, usava um Shure SM58, microfone padrão entre as emissoras de TV.

2. MANOEL DE NÓBREGA


Esta é uma descoberta que fizemos recentemente: o pai artístico de Silvio Santos e fundador da 'dinastia Nóbrega' na televisão, radialista e deputado, um dos mais conhecidos comunicadores dos anos 50 e 60, criador do célebre programa A Praça da Alegria... aparece na foto ao lado de Edith Veiga, durante um quadro do Programa Silvio Santos, ostentando o microfone do amigo. Como não há informações, acreditamos que Manoel estava substituindo Silvio na apresentação do programa, em meados dos anos 70, razão pela qual vestiu o brilhoso microfone. A foto foi descoberta no site oficial da cantora.

3. LÉO SANTOS
Léo (nome artístico de Leon Abravanel), como seu irmão Silvio, fez shows em circos e caravanas, trabalhou em rádio e, na televisão, como animador de auditório aos sábados na Tupi, num programa produzido pela Publicidade Silvio Santos, e era seu substituto oficial nas férias de Silvio aos domingos na Globo. Também esteve à frente do Notícias da Última Hora, um boletim exibido de hora em hora na TVS Rio, primeira emissora de Silvio. Depois, dedicou-se somente aos negócios como executivo do Grupo Silvio Santos até falecer nos anos 80.

4. RAUL GIL

Raul Gil em sua passagem pela emissora usou microfone igual ao de Silvio na condução de seu programa de sábado, mas sem o suporte de pescoço, e segurando-o na mão. Ele era o substituto do Patrão no Programa Silvio Santos naquele tempo, isto escrito em cláusula de seu contrato. Antes de chegar ao SBT, Raul Gil trabalhou em outras emissoras, nas quais usou o microfone preso ao pescoço, tirando-o desta posição apenas para cantar e entrevistar. Na última abertura do Programa Raul Gil na Record, antes de sua transferência para a Bandeirantes, há alguns anos, aparecia uma foto de Raul com o microfone. Ao ver a foto, tente desviar a atenção das estampas do paletó e localizar o microfone...

5. J. SILVESTRE

Um dos mais conhecidos e respeitados mestres de cerimônias televisivos, J. Silvestre integrou o elenco do SBT em seus primórdios, na condução dos programas A Mulher é um Show e Show sem Limite. Usou o microfone famoso no peito por um curto período, mas, antes de ingressar no SBT já havia utilizado outros microfones pendurados no pescoço de forma semelhante, nas emissoras pelas quais havia passado.

6. BOLINHA


O animador do Clube do Bolinha, programa histórico das tardes sabadais da TV Bandeirantes, Édson Cury, utilizou durante algum tempo em meados dos anos 70 um microfone adaptado no pescoço. Na foto, aparece ao lado de sua filha e do cantor Ricardo Coração de Leão, a cujo acervo pertence esta imagem.

7. SÉRGIO CHAPELIN

O respeitado apresentador do Globo Repórter deixou a Globo em 1983 para comandar o Show Sem Limite, programa de auditório do SBT originalmente apresentado por J. Silvestre. Era um sonho antigo dele, ser animador. Além disso, queria fazer propagandas e faturar um dinheirinho, coisa que na Globo não é permitida até hoje para jornalistas. Apesar da boa audiência do programa, retornou à emissora dos Marinho no ano seguinte, pois os comerciais que fizera foram boicotados por lá, dando-lhe pouco retorno financeiro.

8. GUGU LIBERATO


O jovem pupilo do Patrão saiu da Sessão Premiada para apresentar o Viva a Noite. Lá, tornou-se um grande apresentador e conquistou grande audiência... usando por vários anos o microfone de Silvio Santos. Vários vídeos da primeira fase do Viva a Noite mostram Gugu com o apetrecho no pescoço. Com a reformulação do programa, Gugu passou a definir seu estilo próprio, deixou de usar o microfone estiloso mas continuou vestindo terno e gravata.

Em 2000, Gugu teve a clavícula quebrada e precisou ficar com o braço imobilizado. Entrou em cena em seu Domingo Legal utilizando o microfone emprestado do Silvio Santos, para ter mais conforto na apresentação ao vivo do programa. Porém, por falta de prática da técnica do programa e do próprio animador, o microfone apresentou falhas de funcionamento e Gugu acabou usando o seu microfone mesmo, com alguma dificuldade de movimento.



9. PAULO BARBOZA



Conhecido por seu programa de rádio nas emissoras AM paulistanas e cariocas, o comunicador Paulo Barboza trabalhou na televisão no SBT, na Bandeirantes e na Gazeta. Na emissora da Avenida Paulista, Paulo comandou um programa de auditório no final dos anos 80 e começo dos anos 90, no qual agia de forma muito semelhante ao Homem do Baú, além de usar um microfone igual ao de Silvio Santos no peito.

10. OSCAR PARDINI

O conhecido humorista do grupo Café Com Bobagem pode se vangloriar de ser o único imitador de Silvio Santos que usou o microfone oficial do Homem do Baú, fazendo-o em alguns quadros na Praça é Nossa e no Domingo Legal. Não era réplica ou um modelo igual, era o verdadeiro. Tal como Gugu, J. Silvestre e Chapelin, Pardini usava exatamente o mesmo microfone do Silvio, mas com uma diferença: no seu caso o microfone não funcionava.
Pardini, de tão bom imitador do Silvio, ganhou de presente do Patrão um microfone quebrado que pertencia ao próprio animador. Era aquele que Silvio Santos usava no dia em que caiu na água, no programa Topa Tudo por Dinheiro!

11. CEARÁ

O humorista Wellington Muniz, do Pânico na TV, é obcecado por fazer uma imitação bem parecida com o Silvio Santos original. Ele já contou em entrevistas que construiu uma réplica do microfone do Patrão, aproveitando seu conhecimento de torneiro mecânico. Tempos depois, Ceará descobriu qual era o modelo do antigo equipamento e conseguiu comprar um microfone idêntico ao do Silvio, e funcionando. Confeccionou o suporte para pescoço e passou a usar o microfone no palco do Pânico. Nas externas, por questões técnicas, usa a réplica.

Com estas informações encerramos a saga do Microfone, por enquanto. Até surgirem novidades nesse assunto. Espero que as informações apresentadas tenham sido interessantes.

Atualizado em 3/6/2008, 15/6/2008, 17/09/2011 e 17/06/2012.

13 comentários:

  1. uma correção hamilton, o raul gil no sbt como vc pode ver no youtube usava o microfone sem as hastes laterais e segurava em sua mão.
    abs e excelente tópico, vc vai longe com esse blog hein?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge! Mas ,agora me ocorreu que faltou dizer as vezes em que o microfone NÃO foi usado pelo Silvio...

    ResponderExcluir
  3. Hamilton, aproveitando a deixa, que eu me lembre, Sílvio SEM esse microfone, só vi na campanha eleitoral em 1989 e umas 2 ou 3 vezes no Show do Milhão ele usava um microfone de cabeça, as duas primeiras porquê Sílvio estava rouco e a terceira, sei lá por que motivo.

    ResponderExcluir
  4. Perfeitamente, Sílvioooooo. O Mic do Homem do Baú é realmente um Sennheiser MD 405 S. Compare só:

    http://www.coutant.org/m85rp/index.html

    http://cgi.ebay.com/Sennheiser-MD-405-S-Vintage-Dynamic-Microphone-AS-IS_W0QQitemZ160232204708QQihZ006QQcategoryZ41465QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem#ebayphotohosting

    ResponderExcluir
  5. O gugu também usou quando ele quebrou o braço a um tempo atras, mas se eu não me engano, o microfone não funcionava e então começaram a segurar pra eele um outro

    ResponderExcluir
  6. Mais um post genial !! Eu me lembroq ue durante um certo tempo (acho que foi em 93/94) O silvio chegou a usar um microfone moderno e um outro de lapela, mas, felizmente, voltou ao tradicional. Alguém sabe por volta de que ano ele começou a usar o microfone ? Uma vez, no Domingo Legal, o Gugu mostrou a sala de trófeus do Silvio onde havia um apinel com 4 fotos do Silvio em tamanho natural apresantndo programas, uma de cada década começando pela década de 60, nessa era a única em que ele não estava com esse modelo de microfone.

    ResponderExcluir
  7. tambem o silvio santos do panico (ceara ) usa o mic no palco do panico

    ResponderExcluir
  8. Se não me engano, quando o SS caiu dentro de um compartimento com agua, este que era quadro do Topa tudo, Silvio usou durante algumas semanas um microfone de lapela, isso em meados da década de 90. Lembro-me até que certa vez SS reclamou do seu microfone tradicional não estar funcionando corretamente. Agora só não sei dizer se foi por causa do que sitei.

    ResponderExcluir
  9. Quando o irmão do Silvio Santos (Leo Santos) faleceu, o SBT nem sequer deu a notícia, eu me lembro porque soube da morte dele e coloquei imediatamente no SBT e a programação foi normal o dia todo.
    Diferentemente disso, quando o Flavio Cavalcante morreeu, o SBT ficou fora do ar por várias horas.
    Por que será?

    ResponderExcluir
  10. Pascoal da Conceição também usou microfone no pescoço. O Dr. Abobrinha imitou o Silvio Santos no episódio 54 do Castelo Rá-Tim-Bum, "Me Dá Um Dinheiro Aí!", com o jogo da Roda da Fortuna. Só que o nome usado por ele foi Tony Tostão.

    ResponderExcluir
  11. Faltou citar que o falecido Carlos Aguiar também usava esse microfone
    http://www.youtube.com/watch?v=dalM8ZH3pXE

    ResponderExcluir
  12. Corrigindo o último post: o microfone do Carlos Aguiar não é um Sennheiser, mas um LeSon convencional preso em um suporte...

    ResponderExcluir
  13. axo que ja vi barros de alencar numa capa de vinil dele com um microfone desse tipo

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas