Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

10 de mai. de 2008

Histórias do Programa Silvio Santos

Já começaram a ser exibidas no SBT chamadas de uma nova atração domingueira do Patrão. É um tal Programa Silvio Santos. O nome soa estranho aos puristas e tradicionalistas, porque o Programa Silvio Santos já existe e existe desde 1962! Ocorre que, como foi acontecendo nos últimos anos, os vários programas que o compunham passaram a ser identificados de maneira independente, e assim o nome e a sigla PSS cairam em desuso. No entanto, em algumas chamadas, como as legendas no rodapé do Quem Não Viu, Vai Ver, e as propagandas do Nada Além da Verdade, persiste o velho nome. Na medição do Ibope divulgada pelos jornais, também aparece Programa Silvio Santos.

Muitos dos freqüentadores das comunidades do SBT no Orkut acham ruim Silvio Santos ter um programa só seu de longa duração. Acham que não agüentaria o pique, nem manteria a audiência. E que os tempos são outros. Pura bobagem. O PSS que aí está é o mesmo de antes, e de sempre, mas mais sofisticado, pois os quadros são programas gravados em cenários e estúdios diferentes. O PSS chegou a ter 8, 10, 12 horas no ar, ao vivo, e animadas com muito fôlego pelo nosso Herói.

O programa sempre começa com a tradicional abertura, cuja letra é sabida na ponta da língua por qualquer pessoa. Já falamos dela em nosso primeiro post neste blog (clique aqui para ler). A abertura clássica consistia em tomadas do auditório tomado pelas colegas de trabalho cantando e sacudindo seus espanadores (nome dado por Silvio aos pompons), enquanto o Homem do Baú chega todo animado e cumprimenta a todos para mais um programa alegre de domingo. Desde 2001, no entanto, essa abertura tradicional não foi mais feita. Somente toca um pequeno trecho da música e uma vinheta indica o nome de Silvio Santos.

Aí seguem-se as atrações, isto é, os quadros do programa. São chamados de quadros os programas exibidos dentro do Programa Silvio Santos. Nos anos 80, como veremos abaixo, o Domingo no Parque era o primeiro quadro, portanto a abertura ocorria no auditório do Teatro Silvio Santos repleto de crianças.

Após a quase-contratação do Gugu pela Globo, Silvio começou a colocá-lo para apresentar quadros no seu programa, cedendo-lhe grande espaço dominical. Assim também começava a ensaiar uma aposentadoria, que nunca veio, e fazer seu sucessor, algo que Gugu nunca se tornou. Mas não era a primeira vez que Silvio entregava seu programa a outros animadores. Nos anos 70, seus amigos Hélio de Araújo, Décio Piccinini, Manoel de Nóbrega e o irmão Léo Santos o substituíam, revezando-se nos quadros do programa, nas férias, viagens e ausências do Patrão. Com a chegada do videotape, contudo, esse expediente ficou mais raro. Raul Gil, já na TVS, nos anos 80, era o substituto "oficial".

Nos anos 70, a Praça da Alegria com Manoel de Nóbrega foi apresentada como um dos quadros do Programa Silvio Santos, na TV Tupi. Numa experiência recente, A Praça é Nossa também foi parar nas tardes de domingo.

Nos anos 90, além de Gugu, Hebe, Celso Portiolli e Carla Perez também passaram a comandar atrações dentro do PSS. A principal atração da tarde tornou-se o Domingo Legal, do Gugu, ao vivo, concorrendo diretamente com Faustão, contratado pela Globo justamente para frear a audiência do Homem do Baú.

O tempo passou, e neste século Silvio parece ter se cansado realmente da sua maratona dominical e foi apresentar programas durante a semana. Deixou o domingo para Gugu e sessões de seriados e filmes americanos. Mas com a Arrancada da Vitória, campanha marqueteira do SBT de caráter duvidoso lançada há alguns anos, voltou aos domingos e emplacou novamente o velho Qual é a Música?

Porém, os formatos engessados trazidos do exterior, e programas muito sérios e de iluminação e cenário escuros, como Vinte Um, Show do Milhão, Nada Além da Verdade, entre outros, não combinaram com o estilo do Silvão. Agora, promete voltar às brincadeiras, animar e jogar dinheiro para o auditório. No melhor estilo Silvio Santos. O bom e velho auditório mais animado do Brasil. Assim, procurou-se resgatar o nome Programa Silvio Santos e dá-lo para o novo quadro do programa.

É esperar pra ver.

YOUTUBE BÔNUS
Isto é o programa Silvio Santos!

Abertura exibida nos anos 70 - Cenário do Domingo no Parque


Abertura exibida em 1985 - Cenário do Domingo no Parque


Chamada para o PSS - 1988


Chamada para o PSS - 1989


Chamada para o PSS - 1990


Clipe com imagens do PSS de 1993 exibidas no Troféu Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas