Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

9 de abr. de 2009

A moda do patrão

Aproveitando o sucesso do programa Esquadrão da Moda, às terças no SBT, vamos falar das roupas que Silvio Santos usa em seus programas de televisão. São ternos, jaquetões, blazers, coletes, calças, camisas e gravatas das mais variadas cores e estilos que o apresentador vestiu em seus quase cinquenta anos de carreira televisiva.

Na grande maioria das vezes em que comandou programas de televisão, Silvio Santos vestiu-se impecavelmente de terno bem cortado e gravata, elegante e sempre na moda. Exceção somente nos anos 70, quando, adepto à moda da época, usou jaquetas com grandes fivelas e aderiu ao estilo safári, com mangas curtas, mas sem nunca deixar de lado o seu microfone. Nos anos 80, certa vez perdeu uma aposta que havia feito e comandou o programa de camisa florida de turista, bermuda e meias 3/4, e em outra ocasião, vestiu-se informalmente em sua histórica participação na estréia de A Praça é Nossa (7 de maio de 1987).

Silvio é do tempo em que o terno e a gravata eram usados pelos apresentadores como sinal de respeito ao telespectador. Outros como Flávio Cavalcanti usavam trajes de gala, pois estar diante do público era um ato verdadeiramente solene e exigia toda a deferência. Nos primeiros anos, os próprios telespectadores se vestiam com roupas "de missa" para assistir televisão, imaginando que pudessem ser vistos pelos artistas.

Atualmente, somente os jornalistas se apresentam de terno e gravata, para dar o tom de seriedade necessário a esse tipo de programa. Silvio Santos, por sua vez, sempre defendeu o terno e a gravata e aconselhou seus pupilos Gugu e Celso Portiolli a também vestirem-se dessa forma. Além disso, esse tipo de roupa cai bem nele.

E mesmo vestido com trajes formais, o Patrão provou que a roupa séria não o tornava mais sério, e aprontou das suas, caindo, montando em burros, sentando no chão, se molhando...



As roupas de Silvio eram feitas sob medida, confeccionadas pela Camelo ou pelo alfaiate D'Carlos, que ele costumava citar durante os programas. Silvio disse certa vez que pegava as roupas, usava e depois "mandava entregar aos pobres".

Hoje, Silvio veste Ricardo Almeida e Camargo Alfaiataria, as principais referências em roupas sociais masculinas da atualidade. A modernização e atualização do guarda-roupa é iniciativa do seu figurinista pessoal, Paulo Federico.

Na foto ao lado, tirada da revista Contigo!, Paulo Federico ajeita os últimos detalhes na roupa de Silvio Santos antes de entrar em cena no Troféu Imprensa de 2010.

A seguir, apresentamos uma galeria com 25 "looks" do Homem do Baú, em diversos programas e épocas diferentes, que permitem notar as mudanças que seu guarda-roupa sofreu. Clique nas fotos para ampliá-las.

















Texto atualizado em 20/03/2010 e 16/04/2010

9 comentários:

  1. Muito legal esse tópico.
    O SS sempre usou o que estava na moda. Só ficou faltando aí aqueles ternos quadriculados que ele usava nos anos 70. Algumas das combinações hoje ficam meio bregas e até esquisitas. Como o visual 99 com blusa e gravata da mesma cor...igual na época que ele botava a calça de uma cor e o paletó de outra. Ou como a rosa na lapela no Show de Calouros 87. Valeu mesmo pelas imagens do Miss Brasil
    Que eu saiba, a estreia da Praça não foi em 7 de maio?

    ResponderExcluir
  2. é verdade, corrigi a data da estréia da Praça

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho genial, Hamilton.

    ResponderExcluir
  4. Luis Eduardo Souza Costa31 de maio de 2009 às 10:32

    Muito Bom !!! Pena que na parte 01 as fotos nâo tenham data, mas acredito que sâo todas dos anos 60. Há uma, com Antônio Marcos em segundo plano, que dever ser do quadro "Os Galãs Cantam e Dançam" do final da década. A primeira, à direita, é do seu programa na Rádio Nacional, dá até pra ver parte do painel com inscrição "Programa Silvio Santos". As três fotos de baixo acho que já são dos anos 70.Abs.

    ResponderExcluir
  5. Bem que eu e minha mãe percebemos como ele anda na moda! Tão chique!
    Nao sabia que os ternos eram do Ricardo Almeida

    ResponderExcluir
  6. Silvio se tornou um parametro de moda, atraves dos anos

    ResponderExcluir
  7. Silvio se tornou parametro de elegancia atraves dos anos..

    ResponderExcluir
  8. O ternos quadriculados do Silvio, a roupa prateada do desfile de Carnaval e a maioria das roupas que aparecem nas fotos sao da Camelo. O pessoal da Camelo voltou a visitar o Silvio. Quem sabe teremos um novo visual em breve????

    ResponderExcluir
  9. Adorei a materia,hj eu trabalho na Camelo do shopping Iguatemi Campinas

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas