Uma pessoa não identificada registrou um domínio no Blogger e está copiando as postagens do blog "O Baú do Silvio", inclusive o banner-título.
O blog "O Baú do Silvio" existe desde 27 de janeiro de 2008. Já foram publicados neste espaço 104 (cento e quatro) textos originais, de autoria própria, que alcançaram reconhecimento e prestígio dentre os profissionais de televisão (dentre os quais figuras como Luis Ricardo, Luiz Afonso Mendes, Flávio Carlini, Fernando Morgado, Daniela Beyruti, Silvia Abravanel, entre outros) e a mídia especializada, alcançando mais de 200.000 páginas visitadas e citações na imprensa e em outros veículos de comunicação (Programa Geração 80, E-Farsas da JustTV, TV Jangadeiro, NaTelinha, Site Milton Neves, TeleHistória, Central de Noticias etc.).
No entanto, em 6 de fevereiro de 2011 a equipe do blog tomou conhecimento da existência do blog "Vem Pra Cá Vai Pra Lá" (sic) (http://lavempraca.blogspot.com/), o qual teve seu primeiro texto publicado em 3 de janeiro de 2011. Das cinco postagens existentes no referido blog, três são cópias de conteúdo produzido pelo blog O Baú do Silvio e ali reproduzidos, sem autorização para tanto e nenhuma citação de autoria, nem referência ao site original.
É fato incontroverso que os textos reproduzidos pelo blog referido foram publicados originalmente pelo blog O Baú do Silvio nos seguintes endereços:
http://obaudosilvio.blogspot.com/2011/01/silvio-santos-o-visionario.html
http://obaudosilvio.blogspot.com/2010/12/80-anos-80-curiosidades.html
http://obaudosilvio.blogspot.com/2010/12/uma-mensagem-de-natal.html
Pior: o logotipo do blog também foi reproduzido, numa tentativa clara de induzir o público em erro, nele estando creditados Levy Fioriti e Jorge Luis Monteiro, sem qualquer anuência destes, que tampouco tinham conhecimento da existência de tal blog.
Ademais, o nome "Vem Pra Cá Vai Pra Lá" também guarda semelhança com o endereço http://vempra.ca/vaiprala, utilizado pelo blog O Baú do Silvio.
De acordo com a Lei nº 9610/98, os direitos patrimoniais e morais dos textos publicados neste blog são protegidos, pertencem aos seus respectivos autores e não podem ser reproduzidos sem a autorização destes.
Está caracterizada a contrafação, que é a reprodução não autorizada de uma obra sem autorização do criador. A contrafação, por si, gera dano moral e material ao autor - e é agravada em razão de o blog contrafator gerar receita por meio do programa AdSense, utilizando-se de material alheio.
Nem se fale na ocorrência de falsidade ideológica e estelionato perpetrada pelo blog contrafator, uma vez que adulterou o logotipo deste blog, mantendo nele o nome dos colaboradores, como se dele fossem.
O blog O Baú do Silvio possui anunciantes e parceiros. É preciso agir com responsabilidade perante seus apoiadores e leitores. Toleramos a reprodução de nossos textos, mencionando os créditos, como forma sadia e até comum na internet para divulgação de informações e de conhecimento. Mas não podemos aceitar a cópia de nosso conteúdo e até de nosso logotipo.
Por tais motivos, o Google já foi notificado a apurar e retirar do ar o blog apócrifo.
A equipe de O Baú do Silvio espera que o contrafator tome conhecimento, por meio deste comunicado, da gravidade de seus atos e, espontaneamente, retire de seu blog os posts e o logotipo deste, sem a necessidade de serem tomadas outras providências.
São Paulo, 7 de fevereiro de 2011.
O Baú do Silvio
Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.
7 de fev. de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As mais lidas
-
Na lista abaixo estão todos os artistas, atores, jornalistas e apresentadores que já atuaram no Sistema Brasileiro de Televisão. Ao lado do ...
-
Este tópico que abrimos hoje estará sempre em atualização, cada vez que descobrirmos novas informações sobre as trilhas sonoras retiradas de...
-
O game-show mais famoso do Programa Silvio Santos surgiu em 1976, logo após a saída de Silvio da Globo. Era gerado pela TV Record e transmi...
-
Seguramente, de todos os carros que Silvio Santos teve durante a vida, o mais famoso deles foi o carro branco com o teto verde, único no Bra...
-
Em 1978, Silvio Santos gravava seus programas no Teatro Manoel de Nóbrega, um antigo cinema localizado na Rua Cotoxó, 1021, no bairro da Pom...
Como colaborador desse estimado blog, só tenho que reforçar tudo o que o Hamilton disse e salientar que a competência a gente adquire com trabalho, dedicação e talento, não coipiando dos outros, pense nisso!
ResponderExcluirHamilton
ResponderExcluirQuer saber quem tá te sacaneando? É justamente a pessoa que te alertou do plágio do tal blog. O cara copiou o blog e foi te contar pra ver o fervo.
Coisa de quem não tem o que fazer.
Vai por mim.
Minha total e irrestrita solidariedade a você, Hamilton.
ResponderExcluirImpossível, anônimo.
ResponderExcluirQuem descobriu o plágio fui eu mesmo.
Hamilton qualquer coisa pode denunciar e diser que fui eu, ele iram investigar o meu computador e vão ver que não tem nada, como eu ja disse eu ja fiz isso com a páginadoss www.wix.com/sitedosilvio/aviso e não faço mas.
ResponderExcluirEngana-se quem pensa que a Internet é "terra-de-ninguém".
ResponderExcluirHoje, é possível identificar contraventores e criminosos que atuam pela rede. Algumas pessoas acreditam que podem se manter sob o manto do anonimato, mas isso é um tremendo equívoco.
Como bem foi citado, a Lei 9.610/1998 assegura proteção aos direitos autorais. A violação a esses direitos pode dar causa à indenização, inclusive, por dano moral, sem prejuízo de eventuais ações penais, se for o caso.
Atenciosamente,
Bruno Borges Borges
brunoborgesborges.blogspot.com
Apoio totalmente seu protesto e alerta aos leitores do blog. Internet não é terra sem lei, onde as pessoas pensam que podem fazer qualquer coisa sem punição. Parabéns pelo trabalho original e por compartilhar momentos preciosos do Silvio que VOCÊ E SEUS COLABORADORES guardaram e colecionam.
ResponderExcluirInveja mata!