Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

15 de fev. de 2008

Pedro de Lara, lá...

Durante mais de duas décadas Silvio Santos apresentou esse programa clássico que, durante muito tempo, encerrou o Programa Silvio Santos e era líder de audiência. O Show de Calouros.

Um formato bastante convencional, nada de inovador. O júri não era novidade na televisão brasileira, nem o concurso de aspirantes a estrelas de televisão. Mas este foi o programa de calouros mais marcante, além dos programas do Chacrinha. Esse tipo de show surgiu no rádio, e o nome "calouros" foi utilizado em alusão aos trotes que recebiam os calouros da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Os apresentadores gostavam de judiar dos calouros que fracassavam, gongando-os, buzinando-os ou jogando-lhes meleca, coisa típica de programas americanos.

Mas não vamos falar do programa, e sim de seu prefixo musical. Dois temas tornaram-se famosos na abertura do Show. A mais antiga era o tema "Cosa Nostra". Silvio Santos dava a deixa para o "disc-jóquei" e repetia a ladainha, chamando os jurados a tomarem seus lugares na mesa: Haroldo de Andrade... é Coisa Nossa! Barros de Alencar... é Coisa Nossa... Mas que vai, vai / Mas que vai, vem!

"Cosa Nostra" é uma adaptação da canção de Jorge Ben de mesmo nome. Saiu assim no disco "Silvio Santos e Suas Colegas de Trabalho", em 1974.

Na época em que batalhava pela concessão dos canais de televisão, Silvio cantava "O Figueiredo é Coisa Nossa" e "O Golbery é Coisa Nossa", procurando manter as boas relações com o Presidente da República João Figueiredo e o Ministro da Casa Civil Golbery do Couto e Silva.

Do nosso acervo, vem o vídeo do YouTube da abertura completa do Show de Calouros de 1981, exibido pela TVS e pela TV Record, em que são chamados os jurados e é mencionado o nome de Figueiredo, na musiquinha "Cosa Nostra".



Mas a música que fez a fama do programa, lembrada até hoje, mesmo com o programa fora do ar há mais de dez anos é outra... não sei por qual razão a maioria das pessoas começa cantando "Pedro de Lara, lá...", se o primeiro a entrar no palco era o Silvio Santos...

Essa música estreou em 1984, deixou de ser usada quando houve a mudança de nome para Show de Variedades, em 1992, substituída pela canção Shalom, e retornou quando o programa migrou para as tardes de sábado e passou a ser apresentado pelos jurados, em revezamento, sem Silvio Santos e como o nome original restaurado.

A ordem clássica de entrada dos jurados, após o Silvio, era a seguinte:

  1. Sérgio Mallandro
  2. Décio Piccinini
  3. Sonia Lima
  4. Aracy de Almeida
  5. Pedro de Lara (ou Nelson Rubens)
  6. Wagner Montes (ou Luis Ricardo)
  7. Flor (ou Mara)

Com a saída do Mallandro, Pedro de Lara passou a ser o primeiro a entrar, carregando seus lírios brancos. Em seguida aos jurados, Silvio fazia a chamada do auditório "mais feminino do Brasil" e do locutor Lombardi ("o Lombardi agora vai falar"), que lia o texto de algum dos patrocinadores.

A música-tema foi inspirada na música folclórica russa "Dorogoi Dlinnoyu" ("A Longa Estrada", em tradução literal), que pode ser vista no YouTube. Essa canção ganhou versão norte-americana, mais famosa e mais conhecida, "Those Were The Days', na versão feita pelo compositor americano Gene Raskin, cuja gravação mais marcante é a de Mary Hopkin.

Claro que também houve versões nacionais da melô do Show de Calouros. Marcelo Costa, Nalva Aguiar e Joelma foram alguns dos artistas brasileiros que gravaram uma versão de Those Were The Days, por aqui chamada de "Aqueles Tempos". A de Joelma foi a gravação mais conhecida. Cante no ritmo:

"O tempo que passou / Não conseguiu matar / O amor que eu / Insisto em recordar / Eu sei que não valeu / O que você e eu / No Nosso amor / Deixamos florescer"

Letra completa aqui.

Em 1988, A Nova Turma do Balão Mágico, nova formação do grupo que existiu entre 1983 e 1986, agora com as gêmeas Natanna e Tuanny (filhas da cantora Adriana) e Rodrigo, irmão de Vanessa, do Trem da Alegria, surgia para tentar um espaço no concorrido mercado das músicas infantis dos saudosos anos 80 (que contava, entre outros, com com o Grupo Chocolate, Jairzinho & Simony, A Patotinha, Sérgio Mallandro, Algodão Doce, A Turma do Lambe-Lambe, Atchim & Espirro, Os Trapalhões, Fofão, Xuxa e Trem da Alegria. A Nova Turma lançou dois LPs, sendo que a última faixa do primeiro disco era "Era Uma Vez", uma versão infantil de "Those Were The Days" feita por Aloysio Reis e Biagra.

Vai, maestro:

"Era uma vez alguém / Que me faz muito bem / E o que ela diz / A todos faz feliz / E com você aqui / Nunca me sinto só / Me conta outra história, minha vó"

Veja a letra completa aqui

Os saudosos fãs do Show de Calouros aguardam com ansiedade os boatos que sempre aparecem, de que o programa voltará à grade do SBT, com Silvio Santos. Foi o mais marcante dos quadros apresentados no PSS, por seus jurados, por seus calouros e, principalmente, pela condução de Silvio, no auge da forma e aproveitando toda a liberdade de seu próprio canal de televisão. Silvio, nesse programa, dançava, cantava, ria, se emocionava e até fazia discursos políticos... foi quando, recuperando-se do problema nas cordas vocais que quase encerrou sua carreira, quis seguir a carreira política. Deixemo-la para outra ocasião.


Abertura do Show de Calouros - 1990
Note que a Condessa Giovana é a atual Mamma Bruschetta, do Mulheres da TV Gazeta.


Abertura do Novo Show de Calouros - 1993
Com a jurada Vovó Mafalda!


Abertura do Novo Show de Calouros - 1995
Último cenário do Show... Wagner Montes não desce a escada, entra pela lateral, em razão de sua perna mecânica.


Obrigado ao pessoal que está comentando as postagens! Isso é muito importante para nosso conteúdo ficar cada vez mais completo.

16 comentários:

  1. bem legal!
    vale lembrar q a nova turma do balão mágico (das gemeas natanna e tuanny) também regravou a 'those were the days' mas com o nome de 'era uma vez'.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, essa versão da Nova Turma do Balão Mágico de 1989 eu não conhecia, que vergonha para mim, que sou dessa geração! A letra diz:

    "Era uma vez alguém
    Que me faz muito bem
    E o que ela diz
    A todos faz feliz
    E com você aqui
    Nunca me sinto só
    Me conta outra história minha vó"

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa informação da trilha sonora do Sílvio!
    muito obrigado, muito grato.

    abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Desconhecia a versão mirim da abertura do "Show", que marcou não só a carreira do Silvio, do SBT e também a história da TV brasileira.

    E 'Those were the days' deixou ser usada por um curtíssimo tempo, quando o programa se chamava 'Show de Variedades'. Entrou 'Shallon', onde os jurados entravam sem serem citados: 'e seja mais este dia, todo de amor e de alegria, e seja mais este dia, todo de amor, de amor, de amor e de alegria...'

    ótimo tópico, Hamilton
    parabéns

    ResponderExcluir
  5. muitoa bom show d calouros realmente é inesquecivel

    é o Silvio santo lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Sérgio Mallandro lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Décio Piccininilá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Sonia Lima lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Aracy de Almeida lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Pedro de Lara lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Wagner Montes lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    Flor lá lá lá lá lá lá lá lá lá

    ResponderExcluir
  6. Bela reportagem e trabalho de pesquisa. Mas eu queria muito a letra da música Shalom. Tem ela por aí?

    ResponderExcluir
  7. a música Shalom usada no programa tinha só esses versos:

    Que seja mais esse dia
    Todo de amor e alegria
    Que seja mais esse dia
    Todo de amor, de amor e alegria

    A versão que saiu em CD em 1994 possuía os versos cantados em hebraico pelo Silvio Santos, mas não sei a letra.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado Hamilton. se voce soubesse como foi difícil achar essa letra... ah, outra coisa: poste o vídeo do show de variedades com Shalon: http://www.youtube.com/watch?v=OrSnT6W-3_0

    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião, deveriam ser reprisados em algum horário do domingo os programas mais antigos do Silvio, principalmente o Show de Calouros e também a Porta da Esperança. Vejo alguns vídeos no youtube e esses programas fazem faltas na televisão brasileira.
    Fica aí a sugestão!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei do Blog. Não encontrei nada sobre as músicas que ele cantava no programa como as vinhetas de comerciais (achei no you tube) e as versões que ele fez para a música da Disney (♫ Para ser feliz é preciso ser) e a Shalom Aleichem (Para ser feliz nesse dia, com muito amor e alegria♫...)Dica para escrever esse ♫ tecle Alt e digite 14 no teclado numérico e ALT+13 ♪ faz esse .
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Aguiarsan, a versão em português da música da Disney (It's a Small World) chama-se Pequeno Mundo e foi tema do Domingo no Parque e da Parada do Dia da Criança de 1988. Ela foi vertida para o português por Rogério Cardoso. Além de Silvio, A Patotinha, o Bozo e o Moacyr Franco (com o filho Gutu) gravaram as versões mais conhecidas.

    Shalom, pelos meus apontamentos, foi vertida para o português por Heitor Carrilo.

    ResponderExcluir
  12. o blog explêndido como sempre

    adorei, de verdade.

    Texto impecável, relatos fantásticos

    uma boa história, uma doce saudade.

    ResponderExcluir
  13. A Gretchen (sim, ela mesma!) gravou uma versão estranhíssima de "Those Were The Days", pelos idos de 1988. Tá no You Tube, inclusive. Vai lá:
    http://www.youtube.com/watch?v=OXRXNVPebFc

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe onde eu encontro a abertura do Show de Calouros instrumental?

    ResponderExcluir
  15. Alguem lembra de um jurado chamado Egon Henrique? E de um outro, Rafael Araujo, o 'rambo brasileiro'? Invencoes do Silvio Santos q nao deram certo.

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas