Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

8 de fev. de 2008

O Microfone do Silvio Santos - parte 1

Uma das marcas registradas de Silvio é seu microfone, que parece chumbado em seu peito e que muitos acreditam já fazer parte de seu corpo... na verdade ele está pendurado em seu pescoço e, sim, é verdade, Silvio não nasceu com aquele microfone!

Foi César de Alencar o primeiro animador a pendurar o microfone no pescoço, em 1955, no programa Rádio Televisado, da TV Rio, ganhando mobilidade de movimento. Quando começou a apresentar programas na televisão, Silvio ainda usava microfones grandes e pesados, como eram os modelos disponíveis na época, e passava pelos problemas comuns a seus colegas de profissão, de ter de segurar o trambolho e se enroscar nos fios. César de Alencar gozava da admiração de Silvio, que procurava nele características para compor seu próprio estilo, ainda em formação.

Os modelos mais portáteis de microfone existentes naquele tempo eram os americanos fabricados pela Shure, que contavam com um cordão para ser pendurado no pescoço pelo apresentador.


Silvio chegou a usar microfones como este, como o da foto abaixo, fabricado pela Electro Voice, pequeno, precursor dos microfones de lapela atuais (Manoel de Nóbrega usava um semelhante na Praça da Alegria), mas sua imagem se imortalizou com outro modelo de microfone...



MAS, AFINAL, QUE MICROFONE É AQUELE QUE O SILVIO SANTOS USA?


O microfone que estamos acostumados a ver todos os domingos sobre a gravata de Silvio Santos é um modelo de mão fabricado na Alemanha pela Sennheiser, uma reconhecida indústria de equipamentos de áudio profissionais. É o MD 405S, com revestimento metálico, produzido na década de 1960. Ele tem um transmissor "bodypack", não necessitando de fio, e permitindo mobilidade.



O transmissor que costumava ser usado nesse modelo de microfone era o SK1002 da Telefunken, como mostram as fotos abaixo:





Aqui a prova definitiva do que estamos falando: em cena do Topa Tudo por Dinheiro, Silvio, querendo demonstrar como se fazia a brincadeira de pular sobre uma esteira, terminou a performance com o microfone pendurado e o cordão arrebentado, e o transmissor na mão... e se divertindo muito!


"O Silvio Santos fala ou não fala?..."

Repare que o microfone não possuía originalmente os suportes laterais para sustentação em volta do pescoço, que lhe dão a forma de um aviãozinho. Eles ganharam essa adaptação para uma melhor afixação no lugar, já que Silvio se mexia muito e o microfone se deslocava. Além disso, o microfone era feito para ser segurado na mão, e não para ser usado na lapela.

Mas é o mesmo microfone desde aquela época? Ele não quebra? E quando o Silvio caiu no tanque d'água, não quebrou?

Claro que o microfone quebra! E não dissemos que só existe um exemplar; devem existir outros microfones semelhantes. A cápsula do microfone não deve ser a original, pois deve ter quebrado há tempos. O que se sabe é que a Casa dos Microfones em São Paulo é quem conserta os microfones de Silvio. E que nosso herói não se desfaz deles de jeito nenhum.

Nos anos 90 outro microfone, também fabricado pela Sennheiser, e muito parecido com o MD405S, porém moderno, apesar do visual retrô, passou a ser usado por Silvio: o MD 405T. É este que ele usa até hoje. Coincidência ou não, Silvio começou a utilizá-lo justamente após o episódio da queda na água.

O microfone que caiu na água foi danificado, mas continuou a ser utilizado na TV, não mais pelo animador, mas por Oscar Pardini, que usava o microfone para compor a sua imitação de Patrão, no programa A Praça é Nossa.

Descobri outro modelo fabricado nos EUA nos anos 80 muito semelhante ao Sennheiser MD 405S: o Fostex M85RP. Acreditava que este microfone podia ter feito dupla com o clássico Sennheiser, mas descarto essa possibilidade, em razão do tamanho deste modelo, comparado ao antigo microfone alemão.

COMO EU SEI QUE É UM "SENNHEISER"? ISSO NÃO É ENGANAÇÃO?

Claro que não é enganação! Olhe as fotos de Silvio mais de perto. Repare que no topo do microfone existe um pequeno logotipo do fabricante (compare com o microfone Sennheiser que ilustra o post, mais acima):




Pelas fotos dos modelos encontradas na internet e do utilizado pelo Silvio, as únicas alterações externas que se notam foram a inserção das peças laterais para colocação do cordão em torno do pescoço e a retirada do grande botão de liga-desliga que se localiza na parte da frente, para melhorar a aparência.




Pronto! Caso encerrado, missão cumprida. Este é o microfone de Silvio Santos.

Leia as continuações!

Parte 2 - outros artistas que já usaram microfone igual ao do Silvio!

Parte 3 - as vezes em que Silvio Santos não usou o seu famoso microfone!


Muitas informações foram obtidas da única fonte disponível na Internet sobre tão intrigante assunto, o Fórum Audio List.


Atualizado em 15/6/8, 23/7/8 e 23/9/12

9 comentários:

  1. Oi Hamilton

    Obrigado pela referência ao meu fórum. Realmente foi um árduo trabalho de pesquisa, mas descobrimos o microfone do homem! :-)

    ResponderExcluir
  2. Pois é...

    Desejo mesmo. Ninguém sabe onde arrumar um?

    Parece que nao tem como comprar nesse site mais:

    http://cgi.ebay.com.sg/SENNHEISER-TELEFUNKEN-MD-405S-VINTAGE-MICROPHONE_W0QQitemZ330313117806QQihZ014QQcategoryZ41465QQcmdZViewItem

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns pela informação. Procuro saber qual a marca e modelo de microfone usado pelo cantor Roberto Carlos em 1970 e 1971. aparece em muitas fotos da época no site do cantor e na capa do LP de 1970 (Jesus Cristo). Se puder me ajudar ficarei imensamente grato.

    Pedro
    RS

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos, alguém pode postar o endereço da Casa dos Microfones? edegar.apoio@ig.com.br

    Grande abraço! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Na moral, que blog FODA ! Sou um grande admirador do homem do BAÚ !

    http://vincemaidenmaniaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Artigo esclarecedor. Enfim eu soube de onde vem o "misterioso" microfone do Silvio Santos.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo blog!
    Bem esclarecedor. Destaque para a parte que diz que o microfone usado no episódio da agua estava sendo pelo Oscar Pardini.
    Muito bom mesmo!
    Elton

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas