Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

19 de set. de 2011

SBT 30 anos - Top 8 temas de abertura

Hors concours: Programa Silvio Santos
“Agora é de alegria...”. Essa sem dúvida é o hino do domingo, que anunciava o começo de várias horas de diversão e alegria. Sem dúvida é a mais marcante e melhor abertura dentre os programas do SBT!



(Archimedes Messina)
Agora é hora de alegria
Vamos sorrir e cantar
Do mundo não se leva nada
Vamos sorrir e cantar
Lá, lá, lá, lá/ Lá, lá, lá, lá/ Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá (3x)
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lááá

1 - Chaves
“Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves...”. De manhã, na hora do almoço, no fim da tarde e vários horários você pode ouvir esta clássica canção acompanhada de uma contagem regressiva para início do seriado com a reprise mais duradoura da TV. Segundo o seu criador, Mário Lúcio de Freitas, é a música que mais vezes foi executada na televisão.



(Mário Lúcio de Freitas)
Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves
Todos atentos olhando pra TV
Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves
Com uma historinha bem gostosa de se ver (2X)
A Chiquinha é uma gracinha
Relincha tanto quando vai chorar
E o Seu Madruga sempre muito calado
Não abre a boca só pra não brigar
O Professor Girafales e a Dona Florinda
Se gostam tanto mas casaram nada ainda
E tem o Kiko com a bochecha toda inchada
E é para o Chaves o rei da palhaçada (2x)
Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves (Tô chegando!)
Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves

2 - Topa Tudo por Dinheiro (PSS)
“Quem que dinheiro?!”. Dessa vez não falarei da famosa “Ritmooooooooo/É ritmo de festaaaaaaaaaaaaaaaa!”, mas de outra que ficou marcada no Programa de Silvio Santos que é a hora em que as letras que formam o logotipo da atração correm “com medo” da moeda. A trilha de nome “Banjo Billy” foi utilizado no episódio em que Chapolin se aventura em Acapulco.



3 - Domingo Legal (PSS)

"E ô, E ô/ Domingo Legal!” São poucos os que se lembram da letra desta abertura, porém para quem acompanhava o Domingo Legal nos tempos do Gugu, deve ter na memória o som instrumental dela já que a mesma tocava durante o programa todo como som de fundo. O jingle, se assim podemos chamar, refletia muito bem a proposta da atração. Digamos que durou pouco tempo, pois ainda em 1993 o Gugu lança o sucesso “Pintinho Amarelinho” servindo de abertura, ficando apenas o som instrumental.



Chegou a hora
Chegou a hora
Vamos fazer uma grande festa!
Energia total, alegria geral!
Vamos fazer...
...Um Domingo Legal!
E ô, Eô
Domingo Legal!
E ô, Eô
Domingo Legal!
ô ô ô ô ô
E ô, Eô
Domingo Legal!
E ô, Eô
Domingo Legal!
Hoje é domingo
Pé de cachimbo
Vamos fazer uma grande festa!
Energia total, alegria geral!
Vamos fazer...
...Um Domingo Legal!
Domingo Legal!

4 - Em Nome do Amor (PSS)
“Quando a solidão aperta...”. No domingo do patrão havia espaço para o amor seja na forma de namoro, perdão ou homenagem. O tema de abertura é “inspirada” no programa espanhol “Lo que necesitas és amor” da emissora Antena 3 apresentado para Espanha entre 1993 e 1998. Não digo que o programa em si foi inspirado também na atração de lá, pois os quadros já haviam sido feitos pelo Silvio antes mesmo da criação do Em Nome do Amor. Fora isso é uma abertura marcante na história do SBT.



Quando a solidão aperta
Chega o tempo de recomeçar
Sempre existe o perdão
E uma nova razão
Para sonhar
O que você precisa é o amor!
Tudo é lindo Em Nome do Amor
Todos nós necessitamos
Vem com a gente Em Nome do Amor

5 - Programa Hebe
“Hebe, Hebe! Uma estrela no ar...”. A dama da TV assim que chegou ao SBT teve uma abertura que condizia com o título que ostenta, só eu a trilha mais famosa veio no fim dos anos 80, desta vez quase toda instrumentada, em 1996 o programa ganharia outra abertura agora sim somente em música instrumental que foi modificada ao longo do tempo. Esta também é uma criação de Mário Lúcio de Freitas.



(Mário Lúcio de Freitas)
Uma estela no ar!
Numa nova constelação
Hebe, Hebe
Sempre uma nova emoção
Hebe, Hebe
A vida na palma da mão
Um sorriso de criança
Olhar cheio de esperança
Hebe, Hebe
O amor em primeiro lugar
Hebe, Hebe
Uma estrela no ar!

Anos 90
Hebe, Hebe
Hebe, Hebe
Uma estrela no ar!
Hebe!

6 - Aqui Agora

“Um telejornal vibrante que mostra na TV a vida como ela é!”. O famoso telejornal Aqui Agora tinha uma trilha que era a cara do programa. A primeira era a mesma utilizada no telejornal argentino “Nuevediario”, pai do AA, que por sua vez já havia sido utilizada nos Estados Unidos pela emissora KYW canal 3 da Philadelphia entre 1975 e 1976. O tema é o de Star Wars, composto por John Williams, mas numa versão da banda Enoch Light.
Interessante ver como a composição casou com o tema do jornal.



Em 1996 o Aqui Agora passaria por mudança desde o cenário, estilo de ancoragem, tempo de reportagens e trilhas, a partir de então uma versão suavizada do antigo tema foi criada por Mário Lúcio de Freitas sem perder o tom emocional e vibrante.

7 - Show de Calouros/Variedades (PSS)
“Lá, lá, lá, lá, lá ...”. O quadro mais duradouro dentro do Programa Silvio Santos, ficou na memória dos brasileiros também pela sua abertura que nada mais era que a nota musical Lá repetida 122.999 vezes para anunciar o Patrão, os jurados e por último o Lombardi, simples porém empolgante, antes dela haviam outras duas, a primeira ainda no fim dos anos 80 que dizia “Lê, lê, Lê/Lê, Lê, Lê/O Fulano não pode parar!” e a segunda do início da mesma década “O Fulano é coisa nossa(2x)/Mas que vai, vai! Mas que vai, vem!(2x)”.

Nos anos 90 quando o Show de Calouros virou Show de Variedades a abertura ficou sendo a música “Shalom” gravada por Silvio e cantada diversas vezes durante a entrada dos jurados.









Veja a letra do Show de Variedades

Que seja mais esse dia
Todo de amor e alegria
Que seja mais esse dia
Todo de amor, amor, amor e alegria

8 - TJ Brasil
“Boa noite! Essas são as manchetes do TeleJornal Brasil”. O jornal televisivo que revolucionou padrões tinha uma abertura a altura, ao longo do tempo variando entre o suave e o radical, a trilha anunciava que era hora de informação e opinião na tela do SBT. Foi mais uma criação de Mário Lúcio de Freitas.




Homenagem
Ao fim deste Top quero deixar minha homenagem ao criador da maioria das aberturas/temas aqui citados, Mário Lúcio de Freitas, que permaneceu no SBT entre 1981 e 1996 criando o som que o telespectador da emissora ouvia nos programas, sons esses que ficaram na memória de muitos e são lembrados até hoje. Numa entrevista, Mário disse que era chamado às pressas para compor uma abertura e fazia isso em cima da vinheta gráfica, sem muito tempo para pensar, era pá pum! E ficava ótimo. Talvez você não saiba, mas o trabalho do Mário Lúcio fez parte da sua vida, assim como fez e faz até hoje da minha. Obrigado pela obra tão bela de ser ouvida, eu enquanto admirador da televisão brasileira te agradeço grandemente.


por Jorge William

6 comentários:

  1. O Mário Lúcio é um verdadeiro mago em se tratando de músicas temas.

    ResponderExcluir
  2. Mário Lúcio de Freitas21 de maio de 2012 às 22:04

    Poxa, tô bem na fita, hein? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem na fita não, bem no DVD. Porque fita é coisa do passado.

      Excluir
  3. Por que a Musica Ritmo de Festa deixou de ser executada. Para mim, é a melhor de todas, mais uma legal é a Shalom, que atualmente e ultilizada, mas nao tem a magia da classica.

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR,COLOQUEM QUEM PUDER O ANTIGO TEMA DE ABERTURA DO RAUL GIL

    ResponderExcluir
  5. Shalon a melhor abertura

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas