Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

4 de set. de 2011

Show de Prêmios e de cores...

Vamos relembrar um pouquinho do Show de Prêmios do Baú da Felicidade, quadro do Programa Silvio Santos apresentado entre 04/06/89 a 11/08/91 e gravado no Teatro Silvio Santos sob a direção-geral de Ghillhermo Santille.

O tema de abertura foi produzido pelo maestro, cantor, compositor e músico Mário Lúcio de Freitas. Gilberto Santamaria e o próprio Mário fizeram os vocais. A letra era algo assim:

Show de prêmios
Show de prêmios
Show de prêmios e de cores
Tem artistas, entrevistas
Humoristas e também cantores

Show de prêmios
Show de prêmios
Show de prêmios na TV
É agora, tá na hora
Muita sorte pra você

Eu sou o bom
Coringa seu amigão
Qualé, mané,
Cuidado com o jacaré

Quem vai vencer?
Agora nós vamos ver
Vamos torcer
A sorte é que vai dizer

Show de prêmios
Show de prêmios
Show de prêmios e de cores
Vem com tudo,
Ganhe o mundo

Jogue a sorte nessa,
Vamos rir à beça
Show de prêmios já!

Musicais, jogos, brincadeiras, participação de artistas e, claro, prêmios, eram as atrações deste quadro que marcou o começo dos anos 90. Algumas das brincadeiras se tornaram clássicas, como o Jogo dos Signos, O Dia em Que Você Nasceu, Jogo dos Pontinhos e o Tobogã. As provas eram disputadas por três casais de fregueses do Baú da Felicidade.

No fundo do cenário, tal como no Viva a Noite, bonecos gigantes animavam o palco. Entre eles, havia um sujeito fantasiado de pião da casa própria e outro vestido de logotipo gigante do SBT. Outras particularidades desse cenário eram o palco elevado, inclusive com a seção do corredor do auditório elevada, impedindo a circulação do público por ali. Bailarinas sobre pedestais também enfeitavam a plateia.

Destacavam-se ainda as "estrelas", assim chamadas nesse programa as telemoças ou silvetes Adriana, Ana Cláudia, Celeste, Cláudia, Moniquinha, Marisa, (Marisa) Raticov e Ruthinéia, que sorteavam as cartas dos fregueses do Baú e também faziam performances e coreografias durante as apresentações musicais. Todos os musicais possuíam uma coreografia ou temática própria. Lombardi, claro, anunciava os prêmios e fazia os merchãs.

Luis Ricardo participava do Show de Prêmios comandando A Felicidade Bate à Sua Porta. Luis percorria o Brasil apresentando shows de artistas em praças públicas e fazendo sorteios e entregando prêmios aos fregueses do Baú da Felicidade e seus vizinhos.

Durante o Jogo dos Signos, certa vez, Silvio Santos abusou um pouco da sorte e, ao empurrar uma geladeira exposta no palco como prêmio, ela despencou no chão para sua surpresa. O Jogo do Plim-Plim era constituído por um júri de convidados cujas respostas às perguntas deveriam coincidir com as dos participantes do programa, para que estes ganhassem dinheiro. Era o precursor do atual Jogo dos Pontinhos do Programa Silvio Santos e era frequentado quase sempre por Carlinhos Aguiar, Mariane, Flor, Sônia Lima, Renato Barbosa, entre outros. Celso Russomanno, Carlos Imperial e Lillian Witte Fibe também passaram por essa bancada. No Tobogã o objetivo era descer salvando o máximo número de copos sobre uma bandeja. Claro que antes da prova, Silvio fazia questão de testar o equipamento, descendo com uma colega de trabalho ou com uma de suas silvetes. Prêmios entre ótimos e bizarros, micos e surpresas marcavam O Dia em Que Você Nasceu; uma mescla de perguntas e respostas com provas amalucadas que foi precursor das brincadeiras no palco do Topa Tudo por Dinheiro. Numa ocasião, Silvio caiu do lombo de um burro e, noutra, Guilherme Stoliar, então vice-presidente do SBT, participando do programa, teve que usar chapéu com chifres de touro para estourar balões.

Vamos curtir alguns vídeos desse programa que estão disponíveis no YouTube. Aos poucos são redescobertas imagens deste grande sucesso de Silvio Santos do começo da década de 1990.

ABERTURA


PRÊMIOS


TOBOGÃ


O DIA EM QUE VOCÊ NASCEU, participação de Cinthia Abravanel


SILVIO SANTOS CAI DO BURRINHO


MUSICAL COM MARIANE

12 comentários:

  1. parabens pelo texto kuniochi.o show de prêmios teve muitos quadros que foram utilizados em programas posteriores.um exemplo é o jogo dos signos que foi utilizao no mina de ouro,também patrocinado pelo baú da felicidade.o jogo dos pontinhos surgiu num formato parecido como uma bancada,no estilo show de calouros.no hot hot hot,ele passou a ser naquele formato jogo da velha,que é usado hoje no atual programa silvio santos

    ResponderExcluir
  2. o carlinhos aguiar,o rei da paródia renato barbosa, mariane e alguns jurados do show de calouros participavam com frequência no jogo dos pontinhos.um dos melhores programas que o silvio já apresentoujunto com o topa tudo por dinheiro e o show de calouros.

    ResponderExcluir
  3. os programas de silvio santos e o sbt de uma forma geral estavam em sua melhor perfomace, tanto em audiencia quanto em qualidade técnica. recentemente, pesquisei o acervo digital da folha, mais precisamente entre junho e agosto de 1990,o indice de ibope do show de premios chegava a mais de 30 pontos,também alcançado pelo corrida maluca, outro grande sucesso dessa época, apresentado pelo gugu.o porta da esperança,roletrando e show de calouros conseguiam índices seemelhantes.o topa tudo por dinheiro também registrava,a partir de 1991 índices altíssimos para essa época,mas não vou me estender mais, porque aí já inicia uma outra história de sucesso.mais uma vez meus parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. o tobogã era sem dúvida, o ponto alto do programa.no quadro a felicidade bate a sua porta com luiz ricardo,a música tema era "happy children" de p. lion,uma versão instrumental utilizada também no cidade x cidade e no quadro taxi do gugu , no domingo legal.

    ResponderExcluir
  5. posso estar enganado, mas o show de prêmios foi uma espécie de transição do tudo por dinheiro,em as brincadeiras eram somente realizadas no auditório,para o consagrado topa tudo por dinheiro que incluia o palco como extensão das brincadeiras realizadas no auditório.

    ResponderExcluir
  6. o mofotv, através do canal 8desetembro no youtube, postou uma chamada do tudo por dinheiro,antecessor do topa tudo.dá para ver que é claramente de 1989,do período do acha aqui.é interessante a vinheta do tudo por dinheiro,mais simples em comparação ao topa tudo,porém muito bonita.

    ResponderExcluir
  7. algumas brincadeiras do tudo por dinheiro foram utilizadas também no topa tudo como o martelo,xampu com ovos e o revolver com festim

    ResponderExcluir
  8. em meados de 1994,quando estreou o programa em nome do amor,o cenário usado era o da porta da esperança,porém com fundo aberto.o silvio ficava com um convidado sentado bem próximo à porta,num estilo meio talk show.depois foi utilizado o cenário que era do quer namorar comigo.pode ser uma informação não totalmente correta,mas lembre-me mais ou menos assim.

    ResponderExcluir
  9. uma parte do show de prêmios vive no atual programa silvio santos,especialmente no jogo dos pontinhos e principalmente na figura do carlinhos aguiar.

    ResponderExcluir
  10. uma coisa que lamento muito é a escassez de materais na internet sobre Renato Barbosa, o rei da paródia.infelizmente faleceu precocimente aos 49 anos em 2004.faço esse registro porque era um talentosíssimo compositor(compos os temas de abertura do Show Maravilha e Dó re m Simony)e partcipava no Show de Calouros e Show de Prêmios.minha pequena mas sincera homenagem a este talentoso cantor da MPB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como irmã de Renato,também lamento, porque estou tentando coletar mais publicações e informações sobre ele e isso está bem dificil.

      Excluir
    2. Prezada Marcia, sou o dono deste Blog "O Baú do Silvio". Por favor entre em contato comigo, possuo gravações antigas com imagens do Renato Barbosa que podem te interessar.

      abraços

      Excluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas