Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

20 de fev. de 2012

Trunfo do SBT - Bozo


Bozo, o maior palhaço do mundo, não poderia faltar no Trunfo do SBT. O personagem americano criado em 1946 por Allan Livingston e transformado pela Larry Harmon Pictures em franquia e sucesso internacional teve os direitos adquiridos pelos Estúdios Silvio Santos.

As crianças do Brasil conheceram o palhaço de cabelo vermelho em 1979 no Show do Bozo, exibido durante uma semana pela TVS Rio e que serviu como avant-premiére do espetáculo. Nesse programa o personagem foi interpretado por Wanderley Tribéck (Wandeko Pipoca) e foi acompanhado de Vovó Mafalda (Valentino Guzzo) e Papai Papudo (Gibe), criados especialmente para a versão brasileira do programa.

No ano seguinte o palhaço finalmente fez sua estreia definitiva em seu programa próprio intitulado Bozo (1980-1991) e se firmou como uma estrela do SBT e dos mais queridos amigos das crianças. O programa era transmitido pela TVS Rio, pela Record SP e por outras afiliadas que formavam a rede que daria origem ao SBT. Com a licença renovada, Bozo e sua família se tranferiram para o Canal 4 onde permaneceram por dez longos anos, chegando a ocupar oito horas diárias no ar, ao vivo.

Em rede o personagem foi interpretado por Wanderley Tribéck (1979-82), Arlindo Barreto (1981-86), Luis Ricardo (1983-1989, novamente deste 2011), Marcos Pajé (1985-87) e Décio Roberto (1984-91). Diversos outros atores fizeram o personagem durante o período em que eram produzidas versões locais.

No SBT era companhia diária das crianças à frente dos programas Bozo (1981-1991), Desenho Sorteio (1984) e Sessão Desenho (1984). Contracenou com o Patrão no dominical Silvio Santos e Bozo (1982).

O palhaço participou dos especiais A Descida do Papai Noel (1982), Parada do Dia das Crianças (1986-88) e Parada da Branca de Neve (1987). Após vinte anos, reapareceu no SBT no especial Dia de Festa (2011) em comemoração aos 30 anos do canal e no Programa Silvio Santos, nessas duas ocasiões interpretado por Luis Ricardo. Fala-se numa possível volta do programa, mas não há nenhuma informação confirmada.

O Trunfo do SBT continua amanhã. Até lá!

Um comentário:

  1. Oi Hamilton, tudo bem? Eu fiz uma "comparação de forças" entre as cartas que já foram lançadas, mas ficaria exaustivo se colocasse aqui nos comentários, enviei pelo e-mail sugerido na seção "Colabore Conosco". Espero que aprecie o meu pequeno trabalho.

    Novamente, parabéns pela ideia e pela pesquisa!

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas