Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

19 de ago. de 2011

O Teatro Silvio Santos hoje

O Baú do Silvio publicou há algum tempo um texto que considera definitivo sobre o Teatro Silvio Santos. Explicamos tudo sobre aquele lendário estúdio de televisão, contamos sua história, falamos de seus equipamentos e até demos alguns dados técnicos.

Utilizado entre 1978 e 1997, o Teatro Silvio Santos, antigo Cine Sol, está desde então desativado como estúdio de TV. Esporadicamente, por conta de sua boa localização, no coração da Zona Norte, na Avenida General Ataliba Leonel, no bairro do Carandiru, o Teatro é utilizado para inscrições, ensaios e pequenos testes. Mas muita gente pergunta como está o teatro hoje.

No SBT Repórter exibido na última quarta-feira, Rodolpho Gamberini e Carlos Alberto de Nóbrega fizeram um tour pela antiga Central de Produções da Vila Guilherme e pelo Teatro do Carandiru. Passaram na frente, observaram o interior através do portão de ferro, mas não entraram. Carlos Alberto chegou até a comentar que o caminhão de externas ficava estacionado na rua lateral, encarregado de enviar o sinal dos programas ao vivo, e mostrou a garagem residencial na qual costumava estacionar seu carro.

Para saciar a curiosidade dos SBTistas, o Baú do Silvio mostra estas fotos, tiradas recentemente, do interior do Teatro. Dory Abravanel, Leonardo Godoy, José Carvalho, Henrique Lascalla, Carmen Portela e Adlei Peres conseguiram autorização para entrar e constataram que tudo está intacto, do jeito que foi deixado em 1997 - claro que a ação do tempo foi implacável e inevitável, como não poderia deixar de ser.





ATUALIZAÇÃO

No dia 6 de novembro de 2011, Silvio Santos anunciou no Programa Silvio Santos que alguns produtos que não foram vendidos na queima de estoque do Baú da Felicidade estão estocados e postos à venda para o público no Teatro Silvio Santos. Silvio anunciou o teatro como "antigo estúdio do SBT" e "Cine Sol".

Com essa nova utilização do Teatro como loja, as cadeiras do auditório foram removidas e todo o espaço do antigo estúdio agora é utilizado como show room. Mas as paredes coloridas permanecem lá.

colaborou Marcelo Matos

16 comentários:

  1. Esse Teatro fez muita historia para o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A primeira imagem parece computação gráfica... ainda bem que as outras duas desfazem a dúvida! E só faltam equipamentos e iluminação, porquê todo o resto ainda continua lá, impressionante...

    ResponderExcluir
  3. Este teatro deveria ter fins culturais para a Zona norte de SP. Já que fez história dos bons tempos do SBT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que nao um museu?Museu SBT onde que poderia guardar todos os acervos e historias do SBt como as entao cameras antigas que serviram de inspiração as imagens da emissora as cameras que os artistas apareciam nas tvs e tbem gravações dos programas um canal fechado de tv poderia ser uma boa aposta para o sbt

      Excluir
  4. Frequentei várias vezes o velho teatro da Ataliba Leonel. Fiz ótimas amizades com o pessoal da técnica e tive oportunidade de conhecer praticamente todo o prédio (até a sala remota onde o saudoso maestro Zezinho ensaiava sua orquestra).

    Quantas histórias. Quantas lembranças de um tempo em que o SBT era mais romântico.

    A propósito, lembro-me de uma ocasião, em 1987, onde assisti a uma gravação sentado nos fundos do auditório (o único homem no meio de 399 histéricas 'colegas de trabalho'). Era a gravação de um dos programas do Sílvio que, ao atravessar o corredor central do auditório, deparou-se com minha reluzente careca no meio da mulherada. Nunca esquecerei o olhar inconformado que Sílvio Santos me dirigiu naquele instante. Até se atrapalhou um pouco. Afinal, homem no auditório dele até hoje é um verdadeiro sacrilégio. O mais curioso é que ninguém me tirou de lá.

    Em outra ocasião, eu acompanhava o programa da Hebe ao vivo. Como sempre e aproveitando o privilégio de ter amizade com todo mundo, circulava por toda parte no teatro. Nessas andanças testemunhei o cantor Ed Motta ficar entalado na roleta que controlava a entrada dos convidados do programa (Essa porta ficava na lateral do teatro). O Ed Motta só se livrou da maldita roleta depois que alguém a desmontou.

    ResponderExcluir
  5. É lastimável ver um espaço como o Teatro Silvio Santos abandonado e sem nenhum interesse em reformá-lo. Um grande cineteatro que abrigou os programas de auditório( quer a Record queira ou não) da verdadeira 2a. emissora do país, sem contar que lá também eram apresentados e gravados os quadros do maior apresentador da tv de todos os tempos: SILVIO SANTOS. Será que este grande estudio de tv tem história prá contar? Desde que a TVS e SBT saíram daí que não dão mais o mesmo ibope que dava antes devido à magia que tem esse lugar: o teto que parecia uma nave espacial cheio de luzes, prateleiras com cenarios pendurados uma série de coisas que parecia não ter fim. As cadeiras brancas famosas. O cenário do auditorio todo em circulos coloridos e iluminados - todo o conjunto da obra.Cuidado para não acontecer com o teatro do Carandiru o que aconteceu ao antigo e extinto Teatro Fenix da Globo(Rio) que foi derrubado para construção de condomínio de luxo e era outro lugar que ao lado do SBT honrou bastante a tv brasileira com grandes apresentadores e grandes artistas.

    ResponderExcluir
  6. Da mesma forma, que a Globo demoliu o Teatro Fênix no Rio de Janeiro, o Teatro Silvio Santos, devria servir de estúdio, para estudantes de jornalismo, para fazer testes para programas de auditório e também para telejornais !!!!
    LAMENTÁVEL ....
    Salve o TEATRO SILVIO SANTOS !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A globo não era dono do teatro fenix, a familia dos lineu de paula carvalho que locava para a globo vendeu para uma construtura que DEMILOIU o teatro e ali fez 2 condominios!

      Excluir
  7. quantos acentos tinha o teatro? sera verdade que tinha lugar para 400 pessoas no auditorio?
    porque ele parecia tao maior que o atual auditorio de silvio no sbt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes cabiam muito mais. eram 12 fileiras com 12 cadeiras cada em fila, lado direito e tbm no lado esquerdo.. por tanto ... 288 pessoas sentadas paras das Caravanas, mais uma fila para entrar no teatro da tvs... estas ficavam em pés nos fundos e nas laterais, ao todo 420 pessoas. JÁ NO Estudio 3 da Anhenguera são Apenas 200 moças, 100 para cado lado. Ninguem fica em pé. Antes nos Estudios do Auditorio do Carandirú eram 10 onibus para todo o Auditorio. hoje são 4 mais alguns convidados.

      Excluir
  8. porque silvio santos nao reforma o teatro e faz um topa tudo por dinheiro especial 30anos sbt ao vivo direto do lendario teatro silvio santos? iria estourar picos de audiencia...

    ResponderExcluir
  9. É verdade que o Teatro vai virar um Supermercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Sílvio Santos ao que parece não vende, não aluga, não dá e nem empresta o prédio. De fato haviam construtoras interessadas no terreno, o prédio foi cotado para servir de estúdio para campanhas eleitorais e até uma rede de supermercado se mostrou interessada em comprar o local. O prédio é xodó do Sílvio!!

      Excluir
    2. será que ele ainda vai la de vez em quando matar a saudade?

      Excluir
  10. Corrigindo o amigo em seu comentário.
    São 200 lugares no total no auditório do Teatro Silvio Santos, e também é assim atualmente no Estúdio 3, onde SS grava o PSS.
    Para tirar a prova basta olhar as imagens, são 10 fileiras de cadeiras, com 10 cadeiras em cada fileira.

    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Se eu fosse o Silvio Santos pedia o tombamento desse Teatro e faria dele um centro de eventos

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas